notícias de última hora

Alimentação Saudável

02/04/2012
Alimentação Saudável
Colunistas
0

Hoje eu quero falar pra vocês sobre Alimentação Saudável. E a Pirâmide Alimentar, é a maneira mais simples de explicar como ela deve ser feita.

Para começar, eu gostaria de explicar que a base da pirâmide é a maior das divisões e, por isso, representa o que deve ser consumido em maior quantidade, enquanto o topo da pirâmide é o menor e consequentemente, consumido em menor quantidade.

Os Carboidratos estão na base da Pirâmide Alimentar. Mas quem são eles? São as famosas massas. Mas para muita gente agora, essa seria uma informação contraditória. Isso porque, todo mundo entende que as massas são os viloes da dieta. Mas o que devemos entender é que, os carboidratos são importantes para o nosso corpo, por serem a principal fonte de energia para nossas atividades diárias.

Sabendo dessa importância, precisamos saber agora é que, consumindo os Carboidratos em sua forma integral, consumimos também uma quantidade maior de vitaminas e fribas do que os refinados, além de ajudar na saciedade e consequentemente no controle do peso por fornecerem a glicose gradativamente na corrente sanguinea. Por exemplos, prefira pão integral ao pão francês/ frutas a sucos de fruta. O ideal é consumir de 5 a 9 porções  por dia.

As Frutas e os Legumes ocupam o proximo degrau da nossa Pirâmide esses alimentos são muito importantes principalmente por fornecerem fibras, que são vitais ao bom funcionamento do intestino. Além disso, são fontes de vitaminas e minerais. O ideal é consumir de 4 a 5 porções por dia.

Ao subir mais um degrau da pirâmide, percebemos que as quantidades vão diminuindo. É o caso das Proteinas e Laticinios. Apesar de sua grande importância estrutural, enzimatica, hormonal, as Proteínas (carnes, ovos, frango, peixes) não devem ultrapassar de 2 a 3 porções por dia. Os leite e derivados também nos fornecem proteínas, muito importantes na alimentação por serem fonte de cálcio, que é um mineral primordial para combater a osteoporose.

No caso de pessoas que tenham intolerância à lactose, a melhor opção é substituir por alimentos à base de soja. Para esse grupo, o ideal é consumir em torno de 3 porções por dia.
Na ultima porção da Pirâmide temos os óleos e as gorduras, dividindo o espaço com os doces e a bebida alcoolica.

As gorduras transportam as vitaminas A, D, E, K. Mas devem ser consumidas em pequenas quantidades e dê preferência às gorduras mono e poliinsaturadas, que são o azeite de oliva, canola, abacate. São indicadas 2 porções por dia.
Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos estão no topo e por isso, devemos ter cautela ao ingerir tais produtos, pois são alimentos energéticos de onde provêm muitas calorias e poucos nutrientes.

A bebida alcoólica deve ser consumida esporadicamente e com moderação.
Mas não devemos esquecer da água. Ela é a substancia mais importante de todas, pois temos no nosso corpo cerca de 75% de água e ela participa do transporte e digestão dos nutrientes que ingerimos, da eliminação de resíduos, mantém a temperatura do nosso corpo, atua como lubrificante das articulações e funciona como amortecedor dos órgãos contra impacto.

E é por sua grande importância que não devemos esquecer de consumirmos cerca de 2 litros de água por dia.