Ricardo Coutinho vai ao STF tratar dos incentivos fiscais

 |  tamanho da fonte: b b b

Ricardo integrou comitiva de governadores que foi recebida pelo presidente do STF.

 


O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho e mais outros três governadores do Nordeste estiveram em audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto. O tema da reunião foi a discussão sobre os incentivos fiscais dados por alguns estados para a instalação de empresas. Além de Ricardo estavam presentes Marcelo Déda (Sergipe), Rosalba Ciarlini (Rio Grande do Norte) e Teotônio Vilela Filho (Alagoas).

De acordo com Marcelo Déda, o STF lançou um edital para a edição de súmula vinculante que vai deliberar sobre leis estaduais que concederam esse tipo de incentivo fiscal. “Há várias ações que buscam decretar inconstitucionais essas leis argumentando que é guerra fiscal e que a Constituição Federal não acataria esse tipo de comportamento”, apontou.

Segundo o governador sergipano, caso essa leis sejam consideradas inconstitucionais, haverá “desorganização completa” da economia das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte. “Em segundo lugar, haverá um clima de total insegurança jurídica para aqueles que investiram nessas regiões, pois não saberão se terão de pagar os tributos que foram dispensados de pagar em razão dos incentivos”, apontou.

Marcelo Déda argumentou que os incentivos fiscais foram essenciais para o crescimento econômico do Nordeste. “Temos uma realidade econômica já definida. O Nordeste experimenta talvez o mais relevante momento de crescimento econômico dos últimos cem anos, mas ainda assim é uma região desigual, se comparada ao Sudeste. Embora tenhamos 28% da população brasileira, temos apenas 13,5% do PIB (Produto Interno Bruto). Para que possamos estruturar a economia regional, precisamos atrair investimentos que gerem emprego, tragam tecnologia e consolidem esse crescimento”, alegou.

O governador de Sergipe disse estar confiante de que o STF, assim como em outras questões, estabelecerá um período de transição para os estados se ajustarem caso considere inconstitucionais as leis de incentivos fiscais. “Está sendo discutida no Congresso Nacional uma legislação que vai reduzir ou até extinguir a guerra fiscal”, frisou.

 

Do Jornal da Paraíba, com STF


Acompanhe o brejo.com no: Twitter | Facebook | Google+ | Rss

URL Curta: http://brejo.com/?p=76781


Deixe seu comentário

Quer ter sua foto nos comentários?
O brejo.com têm suporte ao uso de Gravatar.
Cadastre sua foto gratuitamente e todos seus comentários (com o e-mail escolhido) passarão a exibir a imagem definida por você. Saiba mais.

Caso já tenha um cadastro e queira mudar sua foto, clique aqui!
Todos seus comentários passaram a mostrar a nova imagem escolhida.

ARTIGOS bleg.me

Confirmado! Brad Pitt virá ao Brasil para divulgar Guerra Mundial Z

Agora é oficial! A Paramount confirmou ao AdoroCinema que Brad Pitt estará no Rio de Janeiro no fim […]

Receita do Dia: Brigadeiro ao Forno

INGREDIENTES:: > 1 lata de leite condensado > A mesma medida (da lata) de leite > 1 colher […]

Câmera flagra desabafo de R10 após gol contra São Paulo: 'Isso aqui é Galo'

A vibração de Ronaldinho Gaúcho ao marcar o gol de empate do Atlético-MG contra o São Paulo, na part […]

Paula Fernandes grava segundo DVD no Rio de Janeiro

A cantora Paula Fernandes gravará em 08 de junho deste ano seu segundo DVD da carreira, desta vez no […]

Reese Witherspoon do filme Legalmente Loira, é presa nos Estados Unidos

Reese Witherspoon foi presa na última sexta-feira, 19 de abril, na cidade de Atlanta, nos Estados Un […]

Receita do Dia: Mini carolinas de chocolate

INGREDIENTES:: Massa: > 1 xícara (chá) leite de soja de Ades original > 2 colheres (sopa) de c […]

Google concorda pela 1ª vez em mudar sistema de busca, diz 'NYT'

O Google concordou pela primeira vez em fazer alterações em seu sistema de busca após investigações […]

Cássio torce por sequência de jogos para voltar à Seleção

O goleiro Cássio vive um início de ano instável no Corinthians. Em menos de quatro meses de temporad […]

Danilo comemora gol decisivo e destaca superação do Timão

Decisivo: essa é a palavra que melhor define a importância do meia Danilo para o Corinthians. Após m […]

Ex-presidentes da Comissão de Direitos Humanos repudiam declarações de Feliciano

Brasília – Ex-presidentes e ex-vice-presidentes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara […]

Facebook