Conecte-se conosco

Turismo

Destino Paraíba se programa para receber mais voos nos períodos junino e de alta estação

Publicados

em

O Destino Paraíba nunca esteve em tanta evidência no período pós-pandemia da Covid-19 como agora. Prova disso é o interesse das principais operadoras de turismo do Brasil em promover algum tipo de ação no estado, seja famtour (visita de familiarização dos agentes de viagem) ou workshop e meeting. Também estão previstos novos voos a partir do mês de junho, coincidindo com o período dos festejos juninos, e julho.

No calendário de eventos desenvolvido pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em parceria com o Trade Turístico do Estado, estão a realização da Rodada de Negócios da Foco Operadora, o Top Seller da Orinter, a Viagem Promo promoverá um mega famtour e o B2Meet da FRT Operadora. Na semana passada, a Azul Viagens realizou o encerramento da campanha ‘Agente tá ON’. Ao todo, mais de dois mil agentes de viagens de todo o Brasil passarão pela Paraíba em 2022.

Anúncio


Além das parcerias com as operadoras de turismo, a presidente da PBTur, Ruth Avelino, revelou que a Paraíba será contemplada com novos voos a partir do mês de junho. A Azul Viagens já confirmou um voo ‘dedicado’ que sairá de Campinas rumo a Campina Grande a partir do dia 02 de junho até 30 de julho – período dos festejos juninos -, e um voo direto vindo de Uberlândia (MG) para o aeroporto Castro Pinto, este chegando a partir do período de alta estação de julho. 

A CVC também confirmou a possibilidade para fazer fretamentos para João Pessoa na alta estação de final de ano. A operadora estuda qual a melhor origem desse voo. Outra operadora, a Viagem Promo, já lotou alguns aviões para João Pessoa, que vão começar a ser operados em outubro deste ano e será semanal. Esse voo sairá de Belo Horizonte (MG). “Estamos realizando ainda esse mês uma série de ações para promover a Paraíba nas cidades onde esses voos estão sendo comercializados”, afirmou Ruth Avelino. 

Para incentivar as vendas do voo da Viagem Promo, será realizada uma ação de divulgação em Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete e Itabira, com rodada de negócios e apresentação do potencial turístico para os agentes de viagens. Essa ação terá a parceria da ABIH (Associação da Indústria Hoteleira) e Federação do Comércio. A Paraíba também estará participando, em parceria com a Viagens Promo, da Aviesp, feira de turismo destinada aos agentes de viagens do interior de São Paulo, que será realizada em Águas de Lindóia.

Para ampliar as vendas do voo da Azul Viagens, a PBTur irá promover uma série de ações no mercado mineiro e paulista. Será realizado um roadshow, que passará por Belo Horizonte e Uberlândia e por Campinas oportunidade em que os agentes de viagens irão conhecer um pouco mais dos roteiros de sol e mar, além da cultura, gastronomia e passeios pelo interior do estado, notadamente os Festejos Juninos. “Estamos negociando a efetivação dos dois voos e, por isso, precisamos da parceria da iniciativa privada”, disse Ruth Avelino. Essa ação terá a parceria da Fecomércio e ABIH.

O Destino Paraíba voltará a ser atração na capital paulista em setembro, quando participará do Shopping de Viagens da Agaxtur, que acontecerá no Shopping Center Eldorado, um dos mais visitados de São Paulo. Durante duas semanas, os usuários do shopping poderão conhecer os roteiros pela Paraíba. A PBTur participou do evento no ano passado e o resultado, conforme a presidente da estatal, foi bastante positivo.

A PBTur participou da WTM – World Travel Market, ocorrido na semana passada no Expo Center Norte, em São Paulo, e manteve reuniões com as operadoras de turismo Azul Viagens, Decolar.com, Agaxtur, CVC, FRT, Divirsa, Orinter e Viagem Promo. Além de consolidar as parcerias, foram alinhadas novas ações de divulgação, processos de capacitação e promoção de famtour. “Foi uma semana muito produtiva, que, certamente, irá aumentar o fluxo de turistas na Paraíba, não apenas na alta estação, mas, sobretudo, durante todo o ano”, pontuou Ruth Avelino.

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Turismo

Turismo: Sebrae e prefeituras lançam Roteiros Turísticos para região de Guarabira

Publicados

em

A região de Guarabira e o brejo paraibano ganham um produto de roteiro para quem visita à região.

As rotas do “Pavão Misterioso” e o “Culturando entre serras” irão agregar destinos turísticos das cidades de Guarabira, Duas Estradas, Serra da Raiz, Alagoinha e Pirpirituba, ofertando as agências de turismo roteiros e dicas de hospedagem, gastronomia e de visitações nas cidades integradas.

Anúncio


A proposta foi desenvolvida pela Agência do SEBRAE no Brejo e apresentada ao público nesta quinta-feira (21) no Eco Parque Vale Varde, em Guarabira.

“Com o lançamento desta Rota ganha a cidade, o turismo e a região como um todo que terá mais oportunidade de se conhecer e gerar recursos”, frisou a gerente do Sebrae em Guarabira, Jacy Viana.

O lançamento contou com a presença do prefeito Marcus Diôgo, da Prefeita Joice Renally (Duas Estradas), do Prefeito em Exercício de Alagoinha Alírio Filho e dos representantes das cidades de Serra da Raiz e Pirpirituba, além da Gerente de Economia Criativa do Sebrae Paraíba Regina Amorim; Jacy Viana, da agência Guarabira e Alessandra Lontra, co-responsável pelo estudo e implementação das rotas.

O prefeito Marcus destacou a importância deste momento, sinalizando que a gestão pública municipal colabora de todas as formas possíveis para alavancar o turismo guarabirense, a geração da economia criativa, mas que todo esse empenho é um trabalho que deve ser abraçado pela sociedade, pelos empresários da cidade e por toda a comunidade. 

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Turismo

Pesquisa reconhece o Parque Estadual da Pedra da Boca como patrimônio geológico mundial

Publicados

em

Foto: Arquivo/Pesquisadores

O Parque Estadual da Pedra da Boca, localizado no município de Araruna, na Paraíba, foi reconhecido como local chave para o patrimônio geológico mundial. A pesquisa foi publicada, em julho de 2023, na Revista Internacional de Geopatrimônio e Parques, e aponta que a área tem potencial para se tornar um geoparque da Unesco.

A pesquisa, que durou cerca de dois anos, mostra que as características da Pedra da Boca fazem dela um local de interesse mundial. O estudo é resultado da dissertação de mestrado de Hígor Lins, que contou com a participação dos pesquisadores Marco Túlio Mendonça, Rafael Albuquerque, Larissa Silva e Rubson Pinheiro.

Anúncio


A área do Parque Estadual Pedra da Boca possui formações rochosas de granito, rocha muito resistente, e que são únicas no contexto do semiárido brasileiro.

 Foto: Fórum de Turismo do Curimataú e Seridó Paraibano/Divulgação

De acordo com o pesquisador Marco Túlio, o que chama atenção em Araruna são as formas espetaculares que são bastante incomuns em rochas daquele tipo. As geoformas encontradas foram moldadas por processos químicos como a água.

Em toda América do Sul, o único lugar com semelhante fenômeno é no Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, porém o clima lá é úmido. O município de Araruna fica localizado no semiárido, onde o mais comum seria que as rochas fossem moldadas por processos físicos, ou seja, a partir de quebras.

Por estarem mais expostas em local de predominância da caatinga, as rochas ficam visíveis e suscetíveis à mudança pela água. “São formas únicas e extremamente exuberantes, que retratam bem as mudanças do planeta nos últimos 20 milhões de anos”, informa Marco Túlio.

Foto: Arquivo/Pesquisadores

O Parque Estadual Pedra da Boca foi avaliado por quatro valores: científico, estético, turístico e de uso e gestão. “Os quesitos levados em consideração vão desde o potencial turístico, analisando assim acessibilidade, estrutura hoteleira e de restaurantes nas proximidades, até o potencial científico, avaliando o número de trabalhos publicados sobre o local”, exemplificou Hígor Lins.

A área da Pedra da Boca tem potencial para se tornar um geoparque da Unesco. São lugares que a organização reconhece como de grande valor científico para geociências e que são utilizados pela sociedade de forma sustentável.

“[A pesquisa] deve servir também para jogar luz sobre a necessidade de investimentos que possam estimular a geoconservação e o geoturismo, trazendo um consequente desenvolvimento socioeconômico e resultando em melhorias reais na vida das pessoas que habitam e sobrevivem em comunidades próximas a esses locais”, finaliza o pesquisador Hígor Lins.

Para os pesquisadores, o parque estadual tem essas características: o alto valor científico das formações rochosas e o fato de o local ser utilizado para turismo de aventura, ecoturismo e turismo sustentável. Assim, beneficiando a comunidade do entorno e gerando renda para a população local.

Atualmente, o Brasil possui cinco geoparques. Esse seria o primeiro da Paraíba. E com o selo da Unesco, a área ganharia certificado de ciência e sustentabilidade no mundo. Mas é necessário mais pesquisas, políticas públicas e investimentos voltados para o lugar.

Do Palavrapb.com

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Turismo

Congressos no Centro de Convenções movimentam turismo e colocam a Paraíba na rota dos grandes eventos empresariais do Nordeste

Publicados

em

A Paraíba segue crescendo no turismo de eventos e, no mês de setembro, dois congressos nacionais na área da saúde estimam injetar aproximadamente R$ 7,5 milhões na economia local e incluir a capital paraibana na rota dos grandes eventos empresariais do Nordeste.

Desta quarta (6) até sábado (9), o Centro de Convenções de João Pessoa recebe o Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia. O evento vai reunir 2.800 participantes entre palestrantes e congressistas. Dos dias 20 a 22, será a vez do Congresso de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, que pretende reunir 1.200 integrantes da comunidade científica do Brasil e de outros países para trocar conhecimentos sobre a especialidade médica.

Anúncio


Para a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, a estrutura do Centro de Convenções, equipamento indutor do Polo Turístico Cabo Branco, aliado aos investimentos e à divulgação nos grandes centros têm atraído a atenção para João Pessoa.

“Esses congressistas estão vindo de várias partes do mundo participar dos eventos aqui em João Pessoa e alguns têm a oportunidade de trazer os familiares para aproveitar o final de semana e conhecer a beleza do litoral paraibano e os pontos turísticos da nossa região”, ressaltou a secretária, lembrando sobre o impacto gerado no setor de hotelaria, bares e restaurantes.

O presidente do Convention Bureau de João Pessoa, Marcos Abrantes, lembra que com a pandemia muitos eventos deixaram de acontecer e que agora eles começam novamente a aquecer a economia. “O setor de eventos promete voltar com força total e age como solução para a mitigação da sazonalidade natural de todo negócio, impulsionando não só a rede hoteleira, mas também toda a cadeia produtiva”, destaca Marcos.

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas