Cidades

Cadastramento biométrico em 98 cidades da PB vai até março, diz TRE

biometria_tre

O cadastramento biométrico vai continuar até o dia 18 de março nas 98 cidades da Paraíba que passam por esse processo, segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), nesta sexta-feira (29). A decisão foi tomada nesta sexta pela corte eleitoral, que poderia homologar o fim do recadastramento após a meta de 80% ter sido atingida, baseando-se numa resolução do ano de 2013.

Confira aqui a relação das cidades onde acontece o cadastramento e os respectivos postos de atendimento.

Com a decisão, os eleitores dos municípios que estão realizando a biometria e ainda não se cadastraram, devem continuar procurando o Cartório Eleitoral ou o posto de atendimento do seu município. Aqueles que perderem o prazo vão ter o título cancelado.

Iniciado em setembro de 2015 nessas 98 cidades, o cadastramento biométrico é ação obrigatória e, conforme o TRE-PB, visa dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação.

De acordo com o painel de cadastramento biométrico do TRE-PB, até as 13h40 (horário local) desta sexta-feira, 744.819 eleitores já tinham feito o processo, o que corresponde a 81,81% do total esperado nas 98 cidades da Paraíba onde acontece o recadastramento.

Regularização

Já nas cidades que já finalizaram o processo de cadastramento biométrico em anos anteriores, como por exemplo, João Pessoa, Campina Grande, Aguiar, Boa Vista, Capim, Emas, Lagoa Seca e Massaranduba, os eleitores têm até o dia 4 de maio para regularizar possíveis pendências com o TRE-PB.

Segundo o TRE-PB, as longas filas que têm se formado nos últimos dias em João Pessoa acontece porque alguns eleitores estão fazendo inscrição na universidade e precisam do título, além de pessoas que buscam regularizar pendências ou eleitores de outras cidades que desejam transferir seus títulos para a capital paraibana.

O TRE-PB ressaltou que os eleitores de João Pessoa, por exemplo, que já realizaram o cadastramento biométrico não precisam refazê-lo.

Depois do cadastramento desses 98 municípios, a Paraíba vai ter apenas um terço da população de eleitores sem biometria. O objetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é fazer o recadastramento em todo o território até 2018.

Do G1




Click para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Mais Lidas

Topo