Conecte-se conosco

Destaque

Governador autoriza construção do Cidade Madura em Guarabira

Publicados

em

A Paraíba vai ganhar mais um condomínio do programa Cidade Madura. O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta quinta-feira (28), a Ordem de Serviço para a construção de 40 unidades habitacionais específicas para idosos em Guarabira, que contará com energia solar fotovoltaica. O investimento total na obra é de R$ 4,4 milhões. A assinatura ocorreu durante uma sessão especial na Câmara Municipal de Guarabira.

O empreendimento completo possui 40 residências que apresentam área de 46,00m², sendo compostas por terraço, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. No Cidade Madura existe toda a infraestrutura básica de saneamento, rede elétrica, rede de abastecimento de água e pavimentação em blocos intertravados, além de equipamentos como centro de vivência, núcleo de assistência à saúde, horta, praça e outras áreas. O diferencial do condomínio em Guarabira será a implantação da energia solar fotovoltaica.

ricardo-GUARABIRA-CIDADE-MADURA-foto-jose-marques-1

O Condomínio é adaptado para as necessidades do idoso, contando com barras de apoio no banheiro e rampas de acesso conforme as Normas de Acessibilidade. “Quem for residir no local vai morar bem e ter dignidade na vida. Queremos tornar a Paraíba mais igual com obras que beneficiem a todos. O Cidade Madura é um empreendimento que visa dar dignidade para aqueles que produziram a vida inteira. O programa, criado pelo nosso Governo, deve ser exemplo para todo o país. Trata-se de uma inovação que vai muito além da parte física, mas é um ambiente que busca a promoção do bem-estar, do convívio saudável e da qualidade de vida para pessoas da terceira idade”, enfatizou o governador Ricardo Coutinho.

Para a presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap), Emília Correia Lima, o Cidade Madura representa o respeito que o Governo da Paraíba tem pelos idosos. “É um programa que recebe destaque nacional, por ser voltado especialmente às necessidades dos idosos. Isso mostra o cuidado que o Estado possui com os idosos. Guarabira ganha muito com a chegada desse condomínio que vai trazer qualidade de vida para a terceira idade. Nos orgulhamos muito da realidade que hoje é o Cidade Madura”, destacou.

“Fico feliz em ver que o Governo olha também pelo bem-estar dos idosos de Guarabira. Eles merecem nosso respeito e tem todo o direito de envelhecerem com dignidade. Essa obra vai proporcionar que isso ocorra”, disse a dona de casa Maria Teixeira.

Cidade Madura – Trata-se de um programa habitacional criado pelo Governo do Estado, por meio da Cehap, com a finalidade de promover acesso à moradia digna e adequada às necessidades das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Este será o quarto condomínio construído na Paraíba, que já possui unidades em funcionamento em João Pessoa e Campina Grande. Em Cajazeiras, a obra está nos ajustes finais para a entrega.

Fotos: José Marques/Secom-PB

Do Araruna Online com Secom-PB

Política

Camila participa de encontro nacional do PSDB Mulher sobre as eleições

Publicados

em

A deputada estadual Camila Toscano participou, em São Paulo, de capacitação promovida pelo PSDB Mulher sobre as eleições deste ano, abordando temas como marketing e legislação eleitoral. O encontro que reuniu mais 150 pré-candidatas de todo o Brasil contou com a presença do ex-governador de São Paulo e pré-candidato à presidência da República, Geraldo Alkimin.

“Foi uma excelente oportunidade para debatermos o papel da mulher nas eleições deste ano e discutirmos temas importantes como marketing e a legislação que teve algumas mudanças do último pleito para esse. Sem contar que foi um momento de confraternização entre todas nós mulheres que fazemos o PSDB de todo o Brasil”, destacou Camila.

Ao lado das ex-presidentes do PSDB-Mulher, Solange Jurema (AL) e Thelma de Oliveira (MT), a atual líder do secretariado, deputada federal Yeda Crusius (RS), enfatizou a responsabilidade que todas as pré-candidatas terão em relação à utilização dos recursos públicos. “É preciso seriedade e compromisso com os recursos públicos e nós temos essa capacidade de gestão”, enfatizou Yeda.

O encontro também contou com a participação da pré-candidata ao Senado Federal, por São Paulo, Mara Gabrilli. A tucana ressaltou a participação masculina neste processo de ampliação de espaços. “Os homens são muito bem-vindos! Quando a gente faz junto, a gente faz muito melhor. Não queremos separação, queremos igualdade”, disse.

Participaram do encontro ao lado da deputada Camila Toscano as pré-candidatas a vice-governadora, Micheline Rodrigues; e a deputada federal Edna Henriques, além da presidente do PSDB Mulher na Paraíba, Iraê Lucena.

Assessoria

Continue lendo

Cidades

Mutirão de Interdição será realizado pela 3ª Vara Mista de Mamanguape de forma inédita a partir de segunda (23)

Publicados

em

Na pauta de julgamento, constam 350 Ações de Interdição para serem apreciadas pela juíza titular da 3ª Vara Mista da Comarca de Mamanguape, Elza Bezerra da Silva Pedrosa, durante o Mutirão de Interdição, que terá início na próxima segunda-feira (23) e se estenderá até o dia 2 agosto. O esforço concentrado acontecerá no Fórum Desembargador Miguel Levino Oliveira Ramos, das 8h às 13h, e contará com a parceria do Ministério Público, Defensoria Pública e municípios que compõem a Comarca: Mamanguape, Mataraca, Capim, Itapororoca e Cuité de Mamanguape.

Segundo a juíza Elza Bezerra Pedrosa, a ideia de promover o mutirão partiu da necessidade de impor maior celeridade às ações de interdição. “Especialmente, levando em conta as condições físicas e o estado debilitado de saúde da maioria dos interditandos. Bem como, as dificuldades físicas e financeiras para que possam se deslocar até a Capital do Estado para realizar uma perícia médica”, explicou.

A magistrada informou, também, que tanto o laudo médico, quanto o relatório psicossocial serão elaborados durante o mutirão e a sentença será prolatada na hora. “É um mutirão diferenciado, pois precisa de vários profissionais envolvidos”, afirmou.

Para isso, os municípios parceiros disponibilizaram médicos peritos, enfermeiros, assistentes sociais, servidores de apoio, ajudaram no cumprimento dos mandados e vão disponibilizar estrutura, tendas e cadeiras.

Também estará envolvida a equipe do Fórum da Comarca de Mamanguape, além da juíza titular da 3ª Vara Mista, atuarão uma servidora administrativa, um assessor, dois oficiais de Justiça e quatro voluntários para audiência. Participarão, também, a promotora Carmem Eleonora da Silva Perazzo, e os defensores Romero Veloso da Silveira e Maria Silvonete do Nascimento.

“A expectativa é que consigamos sentenciar, pelo menos, 70% dos processos pautados, que representa, aproximadamente, 250 feitos”, concluiu a magistrada.

 

Por Marília Araújo (estagiária) / TJPB

Continue lendo

Brasil

Temer participa da conferência dos países de língua portuguesa

Publicados

em

Foto: Divulgação

O presidente Michel Temer segue hoje (17) para Cabo Verde (África Ocidental). Ele participa da 12ª Conferência de chefes de Estado e de governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na Ilha do Sal (Cabo Verde), que vai até quarta-feira (18).

Na conferência, Brasil transmitirá a presidência da comunidade para Cabo Verde. O comando da CPLP é rotativo.

A presidência do Brasil na CPLP começou em 1º de novembro de 2016, com o tema “A CPLP e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Houve 13 reuniões ministeriais no Brasil, além de encontros de técnicos e autoridades nas áreas de saúde, educação, cultura, governo digital e meio ambiente.

Criada em 1996, a CPLP é integrada por nove países: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Agenda
Pela agenda oficial, o presidente viaja na manhã desta terça-feira e chega às 15h à Ilha do Sal. Em seguida, haverá reunião com o presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

À tarde há a abertura Oficial da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, depois será servido um jantar para os chefes de Estado e de Governo.

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Mais Lidas