Conecte-se conosco

Cidades

Editora da UEPB firma parceria com OAB-PB e lança cinco livros durante Semana do Advogado

Publicados

em

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) firmou uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Paraíba e lançará no próximo dia 9 de agosto, cinco livros publicados por autores da região. O lançamento acontece às 19h, na Sede da OAB – Subseção Campina Grande, dentro da programação da 38ª Semana do Advogado de Campina Grande, que este ano será realizada de 7 a 11 de agosto.

Serão lançados os livros “O monitoramento eletrônico de presos e a paz social no contexto urbano”, de autoria do professor Bruno Cesar Azevedo Izidro; “Corpos Estranhos, reflexões sobre a intersexualidade e os Direitos Humanos”, de autoria Ana Carolina Gondim de Albuquerque Oliveira; “Um convite à utopia” organizado pelo professor Cidoval Morais de Sousa; “A infiltração policial como instrumento de combate aos delitos perpetrados por organizações criminosas”, de autoria de Claudio Marcos Romero Lameirão; e “O princípio da função social empresarial”, escrito por Hebert Herculano Delgado.

Anúncio


Um dos articuladores da parceria, o diretor da EDUEPB, professor Luciano Nascimento, confirmou a presença no lançamento de todos os autores dos livros, além do presidente da OAB-CG, o advogado Jairo Oliveira, e convidados. Luciano destacou a importância da parceria e ressaltou que os livros serão lançados diante do seleto grupo de juristas que participarão da Semana dos Advogados.

O livro “O monitoramento eletrônico de presos e a paz social no contexto urbano”, já foi publicado em e-book e é resultado da tese de doutorado de Bruno César Isidro, doutor em Transformações do Direito Privado, Cidade e Sociedade, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A publicação traz um histórico sobre o monitoramento de presos no país e o apresenta como uma possibilidade para diminuição de gastos prisionais, redução dos efeitos degradantes do cárcere e maior controle dos indivíduos que estão em semi liberdade.

O livro “Corpos Estranhos, reflexões sobre a intersexualidade e os Direitos Humanos” é resultado da dissertação apresentada pela autora ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para obtenção do título de Mestre em Ciências Jurídicas.

Por sua vez, a obra “Um Convite à Utopia” também já foi lançada em e-book e na versão impressa e insere-se no contexto das comemorações dos 500 anos do lançamento do livro “A Utopia” (1516), do britânico Thomas Morus. O livro de 398 páginas foi o primeiro de uma coleção de 10 obras que consiste em um projeto editorial de natureza pública e coletiva, capitaneado pela EDUEPB com apoio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) e uma série de instituições acadêmicas, científicas e culturais nacionais e estrangeiras.

Já o livro “A Infiltração policial como instrumento de combate aos delitos perpetrados por organizações criminosas” é resultado da dissertação de Mestrado do autor e tem como alvo principal a análise e o estudo de um dos mais auspiciosos e complexos temas, tendo em vista a ausência de um tratamento legislativo uniforme, no tocante a sua definição, modalidades, compatibilidade constitucional e convencional e seus limites de atuação, meios de investigação e obtenção de prova, denominada infiltração policial. O livro “O princípio da função social empresarial”, de autoria de Hebert Herculano Delgado, chega essa semana à Livraria da EDUEPB.

 

Por: Severino Lopes/UEPB

Rate this post
Anúncio


Cultura

Peça teatral de Guarabira se apresenta em Caruaru-PE

Publicados

em

Com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, da Prefeitura Municipal de Guarabira, o espetáculo de teatro “Histórias de Lua e Sol”, do ator, autor e diretor Vando Farias, chega ao agreste Pernambucano, na cidade de Caruaru-PE, para participar, como único representante da Paraíba, na programação do festival para o “Abril para o Teatro” daquele município, nesta sexta, dia 19 de Abril de 2024.

A secretaria Municipal de Cultura de Guarabira, sempre atenta à  valorização  do artista e da Companhia do Prato, grupo fundado por Vando Farias e o saudoso Roberto Di Freitas (in memorian), colabora, desde sua primeira peça, “A Batalha da Vírgula contra o Ponto Final”, para a circulação em várias  destas cidades.

Anúncio


“Histórias de Lua e Sol” vai para sua apresentação de número 64, em quase dois anos ininterruptos de criação e circulação. A peça já passou por 14 municípios em 4 estados do Brasil: Paraíba, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal, com cerca de 6.500 espectadores tendo visto a peça. 

O premiado espetáculo teve 10 indicações de prêmios em festivais de teatro e angariou seis no total de sua caminhada, como: Melhor Ator e Melhor Cenário, no Festival de Teatro para Crianças de Caruaru-PE, 2022; Melhor Ator Revelação, Melhor Direção e Terceira Melhor peça paraibana de 2023 no Prémio Ednaldo do Egypto, ocorrido em João  Pessoa.

O espetáculo tem atuação, cenário e direção de Vando Farias, com a contraregragem e manipulação de boneco de Jusieux Santos.

Sinopse

A peça “Histórias de Lua e Sol” mergulha na jornada emocional de Augusto, um menino de doze anos que se refugia no papel de Sr. Tick, o Grande Tempo, movido pelo medo de perder a oportunidade de crescer. Num contexto pandêmico, onde a realidade se entrelaça com a fantasia, Augusto (ou Sr. Tick) embarca em uma missão improvável: encolher a Lua para carregá-la consigo numa bolsa.

À medida que a trama se desenrola, Augusto confronta não apenas um dragão físico, mas também seus próprios medos. Seus companheiros de jornada incluem uma girafa amiga, daltônica e com nuances complexas, e um elefante próximo do fim de sua jornada terrena. Juntos, enfrentam desafios que transcendem a realidade, explorando valores como respeito, lealdade e a complexidade das mentiras.

O espetáculo utiliza técnicas de teatro de bonecos, sombras e animação para criar um mundo visualmente envolvente. “Histórias de Lua e Sol” é mais do que uma simples narrativa; é uma exploração poética sobre o valor dos sonhos, a coragem de enfrentar temores profundos e a resiliência que se manifesta nos laços de amizade. Uma experiência que toca o público, instigando reflexões sobre a vida, a morte e os significados que atribuímos aos nossos próprios contos.

Ficha técnica:

Texto, Direção, Cenografia e Atuação: Vando Farias.

Iluminação: Victor Hugo

Figurino: Francisco Jr.

Bonecos: Mestre Cloves e Marcílio Vidal

Sonoplastia: Hegladson Mendonça e Vando Farias

Contra-regras/ atores manipuladores: Alexandro Galdino e Jusieux Santos.

Fotos: Tham Toscano/ Alexandre Marques e Girlene Ferreira.

Com Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

XVIII Corrida Tiradentes chega a Campina Grande neste domingo (21)

Publicados

em

Foto: Ascom/PMPB

Tradicional competição realizada pela Polícia Militar para atletas e público em geral, a XVIII Corrida Tiradentes chega à Campina Grande neste próximo domingo (21). Com provas de 3, 5 e 10 quilômetros, a competição já um sucesso em número de inscritos (foto acima ilustrativa).

Os participantes irão concorrer nas categorias Geral, masculina e feminina, e categoria Policial Militar. A prova deverá começar às 6h, na rua Janúncio Ferreira, nº 800, no Centro de Campina Grande, na sede do 10º Batalhão de Polícia Militar.

Anúncio


Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Lançado calendário 2024 das plenárias do Orçamento Democrático Estadual no próximo dia 29

Publicados

em

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (15), durante o programa semanal Conversa com o Governador, a data de lançamento do calendário das plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE) 2024. O evento acontecerá no dia 29 de abril, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 10h.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual adiantou que as audiências serão iniciadas no dia 3 de maio e todas as demais datas e municípios que sediarão as plenárias do ODE serão divulgados no dia 29. “Nós faremos, mais uma vez, uma grande festa da democracia participativa, ouvindo o povo, dando respostas rápidas às demandas. O Orçamento Democrático vem, ao longo dos anos, aumentando o número de participantes por conta da sua credibilidade porque o governo apresenta um nível de resolutividade muito alto”, frisou. 

Anúncio


O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas