Mundo

China planeja instalar sistema de comunicação invulnerável

satelite_hubble-telescope_ilustracao_640

Em julho de 2016 a China planeja colocar em funcionamento o primeiro satélite de comunicação quântica, informou o jornal chinês Diário do Povo.

Desde o início do século XX cientistas estão elaborando métodos de cifragem e transmissão segura de informações. No entanto, os sistemas utilizados até agora possuem duas grandes desvantagens. A primeira é que é possível arrombá-los usando, por exemplo, um computador quântico. A segunda é que as informações podem ser extraídas “escutando” a sua transmissão através de um canal de dados. As chamadas redes quânticas podem resolver o problema porque o princípio da incerteza de Heisenberg não permite a partes terceiras de obter as informações do canal ou encontrar uma chave dele.

Segundo o académico chinês da Academia de Ciências da China Pan Jianwei, se o lançamento do satélite for bem-sucedido, pela primeira vez no mundo será instaurada a ligação entre um satélite e a instalação terrestre. Além disso, segundo ele, na segunda metade deste ano planeja-se colocar em função uma linha de comunicação quântica entre Pequim e Shangai. A extensão da linha será de mais de 2 mil km.

Conforme o Diário do Povo, a China começou a desenvolver o satélite de comunicação quântica ainda em 2011. A realização do projeto de linha de comunicação entre Pequim e Shangai iniciou-se em 2013.

Da Agência Sputnik: http://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/20160523/4719512/china-satelite-quantico.html#ixzz49UeRwpi3




Click para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Mais Lidas

Topo