Conecte-se conosco

Cidades

João Azevêdo inaugura Memorial Abelardo da Hora e Paraíba vira referência na exposição permanente de artes visuais

Publicados

em

Fotos: André Lúcio

O governador João Azevêdo inaugurou, na tarde desta quinta-feira (31), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, o Memorial Abelardo da Hora. O equipamento abriga 215 peças de um dos maiores artistas plásticos do mundo. Disputada por países como Itália e Portugal, a exposição permanente do acervo consolida a Paraíba como um importante roteiro cultural do Brasil. O espaço ficará aberto para visitação pública e terá uma série de atividades educativas, além de cursos e palestras promovidos pela Fundação Espaço Cultural (Funesc). 

Para receber o acervo, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 1 milhão na estrutura, projetos expográficos e luminotécnicos, além de toda a logística no transporte das obras, que contou com o apoio da Polícia Militar da Paraíba (PMPB). 

Anúncio


Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou a honra de o Estado poder abrigar o acervo de Abelardo da Hora. “Em primeiro lugar é uma honra muito grande a Paraíba ter sido escolhida para abrigar, colocar em exposição a obra de um artista tão fantástico quanto Abelardo da Hora, que conseguiu ao longo da trajetória fazer uma caminhada por todos os sentimentos do ser humano. O memorial ficou muito bonito e está apropriado, e é mais um museu que se abre na Paraíba,  um passo importante para incluir cada vez mais a população no processo cultural do nosso Estado”, disse. 

Veja mais fotos. Clique Aqui.

João Azevêdo ressaltou ainda que diversos segmentos têm sido contemplados nas ações adotadas pelo Governo do Estado. “Essa é a forma que eu entendo de fazer gestão pública. Fazer gestão pública não é você escolher um tema e priorizar esse tema 24 horas por dia em quatro anos de governo. Fazer gestão é você ter a capacidade de olhar as demandas existentes em cada segmento, porque as pessoas e a sociedade têm anseios diferentes, têm expectativas diferentes”, comentou. 

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano, Ana Maria Lins, afirmou que a entrega do Memorial Abelardo da Hora consolida ainda mais o segmento cultural no Estado. “Só estando aqui para entender a importância deste dia, marcado pela inauguração deste espaço, que abriga as obras de um gênio como Abelardo da Hora. São estas ações, a exemplo das tomadas pelo Governo do Estado no Programa do Artesanato, que estão elevando a Paraíba cada vez mais”, afirmou.

O presidente da Funesc, Pedro Santos, ressaltou que o acervo atende a padrões internacionais. “Hoje é um dia extremamente feliz, que teve um processo longo, iniciado pelo próprio Abelardo dez anos antes de partir, que buscava um local para abrigar o seu acervo. A inauguração do Memorial Abelardo da Hora coloca a Paraíba no epicentro das artes visuais do Brasil e do mundo. Este espaço é inaugurado num momento propício, porque pela primeira vez o Governo do Estado tem seis instituições museológicas”, destacou, citando, além do MAH, o Museu do Artesanato Paraibano e o Museu Casa de José Américo, entre outros. 

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, evidenciou a parceria da Prefeitura com o Governo do Estado e disse que a inauguração do MAH simboliza um novo momento das gestões após a pandemia. “Na pandemia perdemos entes queridos, e o foco principal da gestão do prefeito Cícero Lucena e do governador João Azevêdo foi salvar vidas. Agora podemos fomentar a cultura, fomentar esses espaços para trazer a população”, afirmou. 

Neto e coordenador do projeto expográfico, Daniel da Hora falou da alegria de conseguir, em um só espaço, reunir todo o acervo do avô. “É uma grande honra para nós conseguir colocar o acervo de Abelardo, que é gigantesco, num espaço dedicado, exclusivo e permanente, resultado de uma grande negociação com o Governo da Paraíba, mas que no fim deu muito certo, democratizando o acesso das pessoas, que vão ter a oportunidade de conhecer ainda mais Abelardo da Hora”, comentou. 

Daniel disse ainda que a concepção do projeto expográfico foi mostrar as várias fases de Abelardo da Hora. “A ideia foi justamente mostrar o Abelardo em várias fases e como usufruir a obra dele em várias técnicas, porque não tem apenas esculturas; tem desenho, tem pintura, tem cerâmica. Dividimos para que o espectador perceba a parte social da obra de Abelardo da Hora, as danças populares”, explicou. 

A solenidade de inauguração do Memorial Abelardo da Hora foi prestigiada, ainda, pelos deputados estaduais Hervazio Bezerra e João Gonçalves; por familiares do artista, a exemplo da filha dele Leonora da Hora; e pelo secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto. 

Prestigiaram ainda a solenidade o secretário da Comunicação Institucional (Secom), Nonato Bandeira; o secretário de Estado da Cultura (Secult), Damião Cavalcanti; Simone Guimarães (Suplan); Marielza Rodriguez (PAP); Aristeu Chaves (Procase); Janete Rodriguez, gerente do Museu Casa de José Américo, entre outros auxiliares da gestão. 

Abelardo da Hora – O artista é reconhecido como um dos mais importantes artistas brasileiros e deixou um acervo com quase 300 peças, entre esculturas, telas e outras obras.

Nasceu em 1924, na cidade de São Lourenço da Mata, em Pernambuco. Cursou Artes Decorativas no Colégio Industrial Professor Agamenon Magalhães e o Curso Livre de Escultura da Escola de Belas Artes do Recife.

Além da trajetória que o consagrou como um dos grandes nomes das artes plásticas do Brasil, sobretudo no campo da escultura, teve grande participação na vida política como dirigente do Partido Comunista Brasileiro, integrando a luta pela redemocratização do Brasil entre as décadas de 1940 e 1960. Foi casado com a poetisa paraibana Margarida Lucena da Hora, nascida na cidade de Guarabira, com quem teve sete filhos: Lenora, Sandra, Leda, Ana, Sara, Iuri e Abelardo Filho. Faleceu em Recife, em 2014, aos 90 anos.

“Poemas Reunidos” – A inauguração contou também com o lançamento da segunda edição do livro “Poemas Reunidos (Editora A União). Publicação póstuma e de autoria da esposa de Abelardo da Hora, a guarabirense Margarida Lucena da Hora, a obra homenageia o casal de artistas, como destacou o governador João Azevêdo no texto de apresentação, resultado das emoções vividas pela autora. 

O diretor de Mídia Impressa da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), William Costa, lembrou que tanto as obras do Memorial Abelardo da Hora quanto a obra literária de sua esposa dialogam. “Primeiro, é uma homenagem do Governo do Estado à família de Abelardo, neste dia histórico para toda a Paraíba. Nós, que fazemos a EPC, ficamos muito felizes em fazer parte dessa homenagem. Eu digo sempre que Abelardo fazia poesia com cerâmica, cimento; a sua esposa, com as palavras. Tanto este livro quanto as obras do MAH dialogam em vários aspectos: no protesto, na emoção”, acrescentou.

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Paraíba

Nominando Diniz participa do V Congresso Internacional de Controle Público e luta contra a corrupção

Publicados

em

O Presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz Filho, participa do “V Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção”, evento realizado no período de18 a21 de março de 2024, na cidade de Salamanca, na Espanha. Acompanha o presidente no Congresso o consultor Jurídico do TCE-PB, Givonaldo Rosa Rufino. 

A quinta edição do Congresso Internacional, promovido pela Fundação Geral da Universidade de Salamanca e o Instituto Rui Barbosa (IRB), abordará a fiscalização e os valores democráticos como temas centrais das apresentações e dos debates.

Anúncio


O Congresso conta também com a participação do Tribunal de Contas de Portugal, o Tribunal de Contas de Espanha e representantes do Tribunal de Contas Europeu, apresentando uma programação com palestrantes profissionais e acadêmicos de grande relevância internacional. 

A direção acadêmica do Congresso é conduzida pelo Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB, Conselheiro Sebastião Helvecio e pelo Professor Doutor da Universidade de Salamanca (Espanha), Antonio Arias Rodríguez.

Ao longo de quatro dias serão debatidos os principais temas de interesse para o mundo da fiscalização dos fundos públicos de ambos os lados do Oceano Atlântico. Aspetos organizativos, tecnológicos, judiciais e fiscais serão apresentados e debatidos por membros das instituições.

Representantes do mundo acadêmico, conselheiros e diretores responsáveis das respectivas áreas de trabalho, apresentarão um total de quarenta conferências agrupadas em oito mesas, que terminarão cada uma delas com intervenções de profissionais assistentes.

PROGRAMAÇÃOhttps://controlpublicoyluchacontralacorrupcion.com/congresso/

Ascom/TCE-PB

18/03/2024 / Fábia Carolino

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Operação investiga coação de servidores de Curral de Cima para contrair consignados

Investigações do TCE-PB e do MPPB miram agentes públicos que coagiram comissionados e prestadores de serviços.

Publicados

em

Tomando por base investigações da auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Paraíba (TCE-PB), que juntou-se às apurações do Ministério Público do Estado, foi deflagrada, na manhã desta segunda-feira (18), a primeira fase da “Operação FAKE LOAN” (Empréstimo Falso), comandada por uma força tarefa entre a Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (CCRIMP), o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado da Paraíba, com o apoio da Polícia Militar da Paraíba e o respaldo do próprio TCE-PB.

Esta operação, conduzida com rigor e respaldo legal, surge como resposta determinada às investigações que apontam para sérios ilícitos na gestão pública da cidade de Curral de Cima (PB). Há indicativo de coação a servidores municipais, especialmente comissionados e prestadores de serviço, a contrair empréstimos consignados, cujo produto era destinado, na maior parte, aos agentes públicos investigados.

Anúncio


Os métodos fraudulentos incluíam a manipulação de contracheques dos servidores, com a inserção de valores fictícios para aumentar artificialmente a margem consignável, bem como concessão de gratificações em valores compatíveis às parcelas dos empréstimos, que, ao final, eram custeadas pela própria Prefeitura.

Nesta fase inicial da operação, foram cumpridos três mandados judiciais de busca e apreensão em endereços relacionados a dois investigados, além da própria Prefeitura Municipal de Curral de Cima. As diligências abrangeram o Gabinete do Prefeito, a Secretaria de Controle Interno, a Secretaria de Administração e a Secretaria de Finanças.

O trabalho conta com a atuação conjunta de 20 integrantes do Ministério Público da Paraíba, entre integrantes e servidores da CCRIMP e do Gaeco-PB, somados a 20 policiais militares e 4 auditores de Controle Externo do TCE/PB, totalizando aproximadamente 44 agentes públicos empenhados nesta ação determinante para a integridade da gestão pública e o combate incansável à corrupção em nosso estado.

Ascom/TCE-PB

18/03/2024 Fábia Carolino

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Paraíba vai receber recursos do MinC para a construção de sete CEUs da Cultura

Publicados

em

Foto: MinC

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, vai receber recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de Fomento à Cultura para a construção de sete CEUs da Cultura, equipamentos multiculturais de pequeno e médio porte que ofertam serviços de arte, cultura, esportes e cidadania em territórios vulneráveis de diferentes cidades brasileiras. O anúncio oficial da implementação desses espaços foi feito pelo Ministério da Cultura (MinC) em meio à programação da Conferência Nacional de Cultura, que vem acontecendo ao longo desta semana em Brasília.

Os municípios paraibanos selecionados para receberem os CEUs da Cultura são Cabedelo, João Pessoa, Bayeux, Sapé, Campina Grande, Esperança e Patos. Nos próximos passos, MinC e Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB) vão discutir conjuntamente questões como o projeto arquitetônico e o processo licitatório. Os recursos serão do Governo Federal, mas operacionalizados pelo Governo do Estado.

Anúncio


Para Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba, que está em Brasília participando da Conferência, esses novos equipamentos multiculturais vão permitir uma maior dinâmica na vida cultural dos municípios paraibanos.

“Os CEUs da Cultura, que vão chegar à Paraíba por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, certamente terão um impacto bastante positivo na vida cultural das cidades e das regiões onde eles serão instalados”, destacou.

Ainda de acordo com Pedro, trata-se de equipamentos de grande relevância, com várias possibilidades de ocupação. “São infinitos os usos possíveis. Exposições, festivais, cursos de formação, circulação, intercâmbio. Comunidades inteiras que serão positivamente afetadas”, comemorou.

As construções dos CEUs da Cultura fazem parte do Novo PAC Seleções do Governo Federal, que ao todo vai investir R$ 23 bilhões em todo o Brasil, nas áreas de saúde, educação, esporte e cultura.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas