Conecte-se conosco

Policial

Operação conjunta tenta esclarecer e punir crimes contra as mulheres

Ação mobiliza policiais de todo o país.

Publicados

em

Arte: TJPB

Policiais civis de todo o país estão mobilizados para apurar denúncias, instaurar inquéritos e cumprir mandados de prisão contra pessoas acusadas de participação em crimes de violência contra mulheres.

Deflagrada hoje (7), a ação integrada faz parte da segunda edição da chamada Operação Resguardo, cuja primeira edição ocorreu no primeiro trimestre de 2021. A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e conta com o apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Anúncio


“Essa operação demonstra o compromisso do governo federal, em conjunto com as forças estaduais, em combater a violência contra a mulher. É preciso que a sociedade se conscientize que esse crime é inadmissível, denuncie e ajude as forças de segurança a prevenir e reprimir novos casos de violência”, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, em nota.

As polícias civis dos estados e do Distrito Federal atuarão sob a coordenação da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP), na busca de suspeitos de ameaças, tentativas de feminicídio, lesão corporal, descumprimentos de medidas protetivas, estupro e importunação, entre outros crimes.

De acordo com o Ministério da Justiça, 51.551 denúncias de crimes de violência contra a mulher foram apuradas durante a primeira edição da Operação Resguardo. Quase 190 mil vítimas tiveram atendimento, 1.431 solicitações de mandados de busca foram expedidos e mais de 10 mil pessoas acabaram presas.

Em março de 2021, quando apresentou os dados preliminares da primeira edição da Resguardo, o então secretário nacional de Operações Integradas, Jeferson Lisboa Gimenes, declarou que a intenção do governo federal era tornar a iniciativa regular. “Queremos transformar ações de enfrentamento à violência contra a mulher em ações rotineiras”, afirmou o ex-secretário, destacando que ações como essa fortalecem a atuação conjunta entre o governo federal e os estados.

Serviço

Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas, anonimamente, por meio do Disque 180 e de vários outros canais. Qualquer pessoa pode acionar o serviço, que funciona diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. O serviço cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes.

Em maio de 2020, a Agência Brasil reuniu informações sobre algumas das principais iniciativas que visam facilitar o acesso às formas de ajuda, que vão das delegacias estaduais especializadas, que recebem denúncias presenciais, a aplicativos como o SOS Mulher, desenvolvido para smartphones pelo Ministério Público do Amapá e pela prefeitura de Macapá, e a plataforma de mesmo nome que o governo de São Paulo disponibiliza na internet, e que conta com uma ferramenta que permite às vítimas de violência doméstica pedir ajuda à polícia apenas apertando um botão do telefone celular.

* Com informações do Ministério da Justiça

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Policial

Polícia prende pai, filhos e genro investigados por vários roubos na região de Areia

Publicados

em

Foto: Ascom/PMPB

Quatro integrantes de uma mesma família cometendo roubos na região de Areia. Essa é a linha de investigação da Polícia Civil que resultou no cumprimento de mandados de prisão e de busca domiciliar na residência dos alvos. A Operação Rapace foi deflagrada na quinta-feira, 11 de abril, por equipes do Grupo Tático Especial (GTE), da Delegacia Municipal de Areia e Delegacia Municipal de Esperança.

A organização criminosa reunida em um núcleo familiar é composta pelo pai, dois filhos e um genro. Eles são apontados como responsáveis por vários roubos e invasões de residências na região de Areia. Crimes de homicídio e tráfico de drogas também recaem sobre o grupo.

Anúncio


De acordo com os relatos apurados pela Polícia Civil, os criminosos costumam agir com muita violência contra as vítimas, enquanto elas estão em poder do grupo. Há indícios de que eles cometeram cinco ações violentas no período entre fevereiro e abril deste ano.

Durante as buscas, os policiais apreenderam uma espingarda calibre 12, munições, balanças de precisão e pinos utilizados no comércio de drogas. Todo o material será periciado no Instituto de Polícia Científica (IPC).

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Ladrão pratica roubo em loja, mas acaba preso pela polícia militar em Guarabira

Publicados

em

A polícia militar efetuou a prisão de um homem pelo crime de assalto no final da tarde desta segunda-feira (15), em um estabelecimento comercial, no município de Guarabira (PB).

De acordo com o comandante do 4º BPM, Tenente-coronel Sinval Silva, o preso identificado como Josenildo da Silva Santos, “vulgo Soró”, teria entrado na loja e roubado um aparelho celular e uma quantia em dinheiro da vítima.

Anúncio


O ladrão, que tem longa ficha criminal como assaltante e usuário de drogas, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil onde foi autuado pelo crime de assalto. Os objetos roubados foram devolvidos à vítima.

Do Fonte PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Polícia Civil da Paraíba apreende 15 kg de cocaína e homem é preso em Solânea

Publicados

em

Uma quantidade aproximada de 15 kg de cocaína foi apreendida nessa quarta-feira (10) no município de Solânea, interior da Paraíba, numa ação realizada em conjunto pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado e pelo Núcleo de Homicídio de Solânea da Polícia Civil da Paraíba.

De acordo com os investigadores responsáveis pela ação, a droga havia sido enviada de São Paulo para a Paraíba e serviria para o mercado ilegal local.

Anúncio


Além da apreensão, um homem identificado como Manoel Messias Alves Santos foi preso e segue sob custódia na Delegacia de Solânea, à disposição da justiça.

De acordo com a Polícia Civil da Paraíba, a operação contribui no trabalho de desarticular as ações de grupos criminosos que atuam na Paraíba.

G1 PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas