Conecte-se conosco

Policial

Polícia e hospitais se mobilizam contra ‘golpe da UTI’ que está fazendo vítimas na PB

Publicados

em

Foto: Ilustração

Familiares de pacientes internados em hospitais públicos e privados de João Pessoa e Campina Grande acionaram a polícia para que investigue o chamado ‘golpe da UTI’. O crime acontece quando bandidos se passam por funcionários de hospitais e ligam para as vítimas, relatando piora no estado de saúde do doente, cobrando até R$ 3 mil por procedimentos que normalmente são gratuitos ou cobertos por planos de saúde.

O golpe já teria feito pelo menos três vítimas nos hospitais de Trauma e da Unimed, ambos em João Pessoa, além do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande.

Anúncio


De acordo com o delegado Lucas Sá, da Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa, os bandidos conseguem acesso a informações dos pacientes, como número de documentos pessoais, idade, telefone, estado clínico e até detalhes dos prontuários de atendimento.

“Os bandidos conseguem nomes, documentos e endereços de chefes de departamentos da Saúde, se passam por essas pessoas e obtêm acesso a prontuários de pacientes em diversos hospitais. Com os dados, eles buscam pacientes que estejam com saúde debilitada e, se passando por funcionários dos hospitais, entram em contato com familiares dessas pessoas, afirmando que o paciente piorou e que precisa de um medicamento ou exame caro, não coberto pelo SUS ou pelo plano de saúde, e as vítimas, com receio de perder o parente e sofrendo pressão psicológica, terminam depositando o valor pedido, caindo no golpe”, contou o delegado.

Ainda segundo o delgado, os criminosos afirmam que o valor depositado será devolvido em alguns dias, o que não acontece.

“Não é um golpe novo, mas está preocupando a polícia porque as pessoas ficam fragilizadas emocionalmente pelo parente internado e caem no golpe. É preciso que a população fique atenta e, caso receba ligações desse tipo, desconfie, ligue para o hospital para relatar o ocorrido e acionem a polícia para que possamos abrir investigação e prender os criminosos”, concluiu o delegado.

O Portal Correio procurou o Trauma da Capital para que a unidade informasse se tem conhecimento de casos que envolvem fraudes a pacientes. Segundo a assessoria do hospital, o último caso relatado como tentativa do ‘golpe da UTI’ foi registrado em novembro, mas a família do paciente não chegou a cair no golpe.

Ainda segundo a assessoria do Trauma, o setor jurídico da unidade acompanhou as vítimas até a delegacia para registro da ocorrência e aguarda solicitação da Polícia Civil para colaborar com a investigação.

O HULW informou por meio da assessoria de comunicação e da ouvidoria que não possui registro de pacientes vítimas do ‘golpe da UTI’, mas que orienta as pessoas atendidas na unidade que todos os procedimentos médicos realizados são gratuitos.

Em nota, o HUAC afirmou que familiares de pacientes atendidos na unidade estão recebendo ligações de pessoas solicitando dinheiro para a realização de exames ou compra de medicamentos.

“A direção alerta que esses contatos ou ligações telefônicas representam um golpe e orienta a população que, ao receber pessoas ou ligações com esse propósito, comuniquem imediatamente à polícia. O HUAC é um hospital público, gratuito, com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e não solicita pagamento por nenhum serviço ou material”, diz a nota.

Procurada pelo Portal Correio para se posicionar sobre o assunto, a assessoria de comunicação da Unimed disse que houve casos no hospital e disse que tomou todas as providências com as autoridades.

“A Unimed João Pessoa esclarece que não faz cobrança de procedimentos assistenciais por telefone. Em relação à denúncia de tentativa de golpe citada, informa que já tomou todas as providências junto às autoridades competentes. Reforça, ainda, que os familiares devem procurar a equipe médica, presencialmente, para se informar sobre o quadro clínico do paciente”.

Do PortalCorreio.com.br

Rate this post
Anúncio


Policial

Polícia Civil prende em flagrante homem que recebeu 20 quilos de maconha enviada do Paraná

Publicados

em


A Polícia Civil da Paraíba, em ação realizada por equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e Delegacia de Crimes contra o Patrimônio (DCCPAT), prendeu em flagrante, nessa sexta-feira, 19 de abril, um homem investigado por tráfico de drogas.

O criminoso estava sendo monitorado pelas equipes policiais e foi surpreendido quando recebia grande quantidade de ‘Skank’, variedade de Cannabis com maior concentração de substâncias psicoativas. 

Anúncio


O investigado aguardava a encomenda em uma agência transportadora. De acordo com as investigações, a droga veio do estado do Paraná. Foram apreendidos 20 tabletes da substância, que estavam acondicionados em embalagens de chá de Erva-mate. 

As investigações tiveram início com a uma informação repassada ao Disque-Denúncia 197, da Polícia Civil.

Sigilo total

A PCPB dispõe do site https://197.pc.pb.gov.br/ A ferramenta possibilita o envio de textos, vídeos e imagens que possam contribuir com as investigações, além do Disque-Denúncia 197. Em qualquer das opções, o usuário não precisa se identificar. O sigilo é absoluto.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

OPERAÇÃO TIRADENTES: Polícia Militar impede ataque de grupo criminoso e apreende três armas em Santa Rita

Publicados

em

O reforço da Operação Tiradentes, conduzida pela Polícia Militar, impediu um ataque de um grupo criminoso, resultando na prisão de quatro suspeitos e na apreensão de três armas de fogo e drogas. A ação ocorreu na noite deste sábado (20) no distrito de Várzea Nova, em Santa Rita.

Os policiais militares do 7º Batalhão receberam denúncias sobre um possível confronto armado entre grupos criminosos naquela localidade e montaram um cerco na região. Dezesseis munições intactas e drogas também foram apreendidas e encaminhadas para a delegacia, juntamente com os acusados e as armas.

Ascom

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

DDF: Polícia Civil prende correspondente bancário que confessou intermediar empréstimos fraudulentos

Publicados

em

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) da Capital, prendeu em flagrante, nessa sexta-feira, 19 de abril, um consultor de correspondente bancário que aplicava golpes em aposentados do INSS. A prisão contou com o apoio da Unintelpol/PCPB, da Delegacia de Crimes contra o Patrimônio (DCCPAT) e da Delegacia de Acidentes de Veículos (DAV).

O alvo da investigação é um escritório de uma empresa situada no centro de João Pessoa, para onde as vítimas eram atraídas com falsas promessas de benefícios, mas, na realidade, deixavam o local apenas com juros de empréstimos a pagar.

Anúncio


O investigado confessou que intermediava empréstimos indevidos, visando unicamente bater uma meta mensal, fixada pela empresa, e que poderia chegar a R$ 300 mil em contratações. Em troca, o investigado recebia comissões de até 10% dos valores contratados.

A prática é nacionalmente conhecida como “Golpe da Selfie”, tendo em vista que a validação da contratação é feita por meio de uma fotografia da vítima, encaminhada por aplicativo de assinatura digital.

Em levantamento realizado pela DDF, foi constatada a existência de pelo menos 48 ações cíveis ajuizadas em desfavor da empresa alvo da ação policial, em razão da mesma prática e tendo como vítimas aposentados do INSS.

Foram conduzidos e ouvidos os 13 funcionários da empresa, sendo um deles autuado em flagrante delito e posteriormente encaminhado à carceragem da Cidade da Polícia Civil, onde deverá permanecer à disposição da justiça. As proprietárias da empresa já foram identificadas e serão ouvidas nos próximos dias.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas