Conecte-se conosco

Cultura

Cinema brasileiro marca presença com 12 filmes no Festival de Berlim

Publicados

em

Foto: Divulgação

O cinema brasileiro estará presente com 12 filmes na 67ª edição do Festival de Cinema de Berlim, que começa hoje (9) na capital alemã e vai até o dia 19 deste mês. Considerado um dos eventos mais importantes do calendário cinematográfico mundial, o Berlinale, como o festival é conhecido, terá este ano mais uma vez um representante nacional na competição principal, disputando o Urso de Ouro.

O filme Joaquim, de Marcelo Gomes, é uma coprodução luso-brasileira, ambientada no século 18, que mostra a trajetória de Joaquim José da Silva Xavier até se tornar conhecido como Tiradentes, a mais importante figura histórica da Inconfidência Mineira. O longa que disputa o Urso de Ouro foi um dos vencedores do edital de coprodução Brasil-Portugal em 2014, promovido pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), em parceria com o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), de Portugal, e também teve recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

O cinema brasileiro venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim em duas ocasiões: em 1998, com Central do Brasil, de Walter Salles, e em 2008, com Tropa de Elite, de José Padilha.

Na mostra Panorama, a presença nacional fica por conta de Como Nossos Pais, de Laís Bodanzky, e das coproduções Brasil-Argentina-França Pendular, de Julia Murat; e Brasil-Portugal Vazante, de Daniela Thomas. Além desses, No Intenso Agora, de João Moreira Salles, está na programação da mostra Panorama Dokumente, e o curta de animação Vênus – Filó a Fadinha Lésbica, de Sávio Leite, fecha a participação brasileira na mostra, como filme de apoio.

A Mostra Generation traz os longas Não Devore meu Coração, de Felipe Bragança; Mulher do Pai, de Cristiane Oliveira; As Duas Irenes, de Fabio Meira; e o curta Em Busca da Terra sem Males, de Anna Azevedo. Do diretor Davi Pretto, Rifle aparece na mostra Forum, enquanto Estás Vendo Coisas, de Barbara Wagner e Benjamin de Burca, aparece na Berlinale Shorts, seção de curtas do evento.

Dois projetos brasileiros participam do Berlinale Co-Production Market: Obreiro, de Gabriel Mascaro, e Paloma, de Marcelo Gomes.

De acordo com a Ancine, cinco longas, entre as produções brasileiras presentes no Festival de Berlim, receberam recursos do FSA, contempladas em diferentes chamadas públicas do Programa Brasil de Todas as Telas, o principal da agência. Além de Joaquim, integram a lista Mulher do Pai, Pendular, Rifle e Como Nossos Pais.

Da Agência Brasil

Cidades

São João de Curral de Cima traz diversas atrações para os três dias de festa

Publicados

em

O São João do município de Curral de Cima terá três dias de festa para população arrastar o pé. Os festejos juninos terão início na próxima quinta-feira (21) e seguem até a noite de São João (23), com festas na cidade e nos distritos de Estacada e Laranjeiras, de forma descentralizada para que toda população possa participar.

No dia 21, a festa será no Distrito de Laranjeiras e a animação ficará por conta das bandas Forró Feitiço e Júlio César e Banda; No dia 22, o arrasta pé será no Centro de Curral de Cima e quem coloca o público para dançar é Duquinha e Forró de Farra; Já no último dia de festa (23), a festa acontece no Distrito de Estacada e quem comanda a animação da noite é a banda Forró Bombar e Forró do Bixão.

“Optamos por uma festa descentralizada e que promove o acesso à cultura e o lazer a todos que moram em Curral de Cima. Por isso, o São João vai ocorrer nos distritos, possibilitando, assim, uma integração entre as localidades e a alegria de todos”, afirmou o prefeito de Curral de Cima, Totó Ribeiro.

Além das bandas de forró haverá apresentação de quadrilhas, barracas com comidas típicas grátis e muito forró pé de serra.

Assessoria de Imprensa

Continue lendo

Cidades

Mamanguape realiza primeira noite de São João com Zabumbado, Fabrício Rodrigues e Walkyria Santos

Publicados

em

Na manhã desta quinta-feira (21), a prefeita Maria Eunice Pessoa, reforçou no programa de rádio institucional da prefeitura, “Mamanguape, Cidade do Trabalho”, o contive a população para prestigiarem as festividades juninas da cidade que começou desde dia 08 e vai até o dia 29 de junho.

A festa vai acontecer nos dias 23, 24, 25, 26,28 e 29 de junho. Entre as principais atrações estão Fabrício Rodrigues, Walkyria Santos, Duquinha, Eliane, Raniery Gomes, Pedro Chefe, Pedrinho Pegação e Israel Novaes.

A programação completa iniciou dia 08 com a entrega da Nova Praça da Matriz, ornamentação junina com a maior fogueira montada na região do Vale, a volta do projeto “Coreto Cultural”, além da realização dia 16 da Etapa Regional de Quadrilhas Juninas da Paraíba.

Os shows do São João e São Pedro da cidade vão acontecer em ao Centro Cultural Fênix. Também entra na programação, com o objetivo de valorizar os artistas locais, no palco principal e no Arraiá do Comércio estarão Zabumbado, Forró Brasil, Dudu Leandro, Diecson Massafera e Luciano Xote Show.

Entre os eventos juninos, a prefeita Eunice Pessoa criou a Arena da Copa nos dias de jogos da seleção brasileira. Uma área exclusiva, montada com tendas, cadeiras e mesas, telão led e som em alta definição. No final do jogo o som vai continua rolando com o Paredão Pedreira.

Eunice falou da emoção em sempre apoiar a Junina Joia Rara, vencedora da etapa regional; lembrou de sua mais recente visita à Brasília semana passada, para buscar recursos para serem investidos em pavimentação; visitas as obras que estão acontecendo no matadouro público e a conclusão do calçamento das Ruas João Caetano e Várzea. A prefeita anunciou a antecipação do pagamento dos salários dos servidores para esta sexta-feira (22) e o décimo terceiro para o dia 28 de junho.

Assessoria

Continue lendo

Cidades

Joia Rara vence Etapa Regional de quadrilhas juninas realizada pela Prefeitura de Mamanguape

Publicados

em

Prefeita Eunice Pessoa garante apoio para Joia Rara durante toda sua gestão.

A Prefeitura de Mamanguape realizou, no último sábado (16), a VII Etapa Eliminatória do Concurso Regional da Zona da Mata e Vale do Mamanguape – “Regional ZM”. O público lotou a estrutura montada pela Prefeitura, em frente ao Centro Cultural Fênix com palco, som, iluminação, tendas, cadeiras e disciplinadores para oferecer confortos para as pessoas que prestigiaram o vento, que também contou com as presenças de vereadores, secretários, auxiliares da gestão e o deputado estadual Ricardo Barbosa.

A grande campeã da noite, foi a Junina Joia Rara, de Mamanguape, que homenageou o cantor paraibano Zé Ramalho, com o tema “O herdeiro de Avôhai”. Pelo segundo ano seguido, a junina vem recebendo o apoio cultural, logístico e financeiro da atual gestão e já desponta como sendo uma das maiores agremiações de Estado. A junina também levou os troféus de todos os Destaques.

A segunda colocada, Nação Potiguara, de Baia da Traição, apresentou o tema de um casamento de Luíza da filha do Prefeito de uma cidade fictícia, que acabou com um final feliz.

A Joia Rara, que levou a premiação de R$2.500,00 e a Nação Potiguara levando R$1.500,00 patrocinados pela Prefeitura de Mamanguape, são as representantes do Vale na final do festival estadual, realizado cidade de Santa Rita, concorrendo com juninas de toda Paraíba para o “Nordestão”, na cidade de Goiana, Pernambuco, próximo dia 24.

“Sorte ou azar, que o amor prevaleça e o jogo aconteça” foi tema da Ação Nordestina, de Pilar, ficou com o terceiro lugar.

A etapa ainda contou com as apresentações das quadrilhas: Junina Silêncio do Luar e Junina Nordestina, de Itapororoca; Junina Fogueira Nordestina, de Sapé, além da participação especial da Mistura Gostosa, de Campina Grande.

A prefeita Eunice Pessoa disse que está garantido todos anos de sua gestão frente à prefeitura o apoio para Junina Joia Rara, tratando-a como sendo um patrimônio cultural de Mamanguape. Para Prefeita, eventos do tipo reforçam a cultura, o turismo e o lazer no município, e ainda funcionam como gerador de renda para famílias que aproveitam o evento para comercializar alimentos e outras produtos. “Vamos trabalhar sempre para valorização de uma das maiores manifestações populares da cultura nordestina, como fizemos o resgate do São João, junto com o tradicional São Pedro e apoiando nossa Joia Rara”, destacou Eunice.

Assessoria

Continue lendo

Redes Sociais

Twitter Brejo.com Youtube Brejo.com Orkut Brejo.com Facebook Brejo.com

Mais Lidas