Conecte-se conosco

Educação

UEPB lança edital para oferta de Graduação em Gestão Pública

Publicados

em

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) assumiu uma nova missão no processo de contribuir para a qualificação dos servidores que atuam no serviço publico de órgãos do Estado e municípios. Pela primeira vez na história, a Instituição, por meio da Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD), implantará o curso de Graduação em Gestão Pública – Tecnólogo/EAD, destinados para servidores públicos municipais e estaduais em atividade.

Nesse primeiro momento, 36 municípios paraibanos serão beneficiados com a iniciativa. No total, a UEPB estará oferecendo mil vagas que serão distribuídas com os 36 municípios conveniados, mais o Tribunal de Justiça e a Receita Estadual, além da própria Instituição. O TJ terá direito a 50 vagas, enquanto a Receita Estadual ficou com 11 vagas. A UEPB, investindo na política de valorização e capacitação dos seus servidores, terá 60 vagas destinadas para os técnicos administrativos.

Anúncio


O edital para o processo de seleção simplificada foi lançado oficialmente na manhã desta segunda-feira (7), pelo reitor Rangel Junior, em ato acompanhado pela presidente da Comissão Permanente de Concursos (CPCON), professora Ana Alice Sobreira, e pela pró-reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, professora Eliane Moura, na presença do vice-reitor Flávio Romero Guimarães; do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão; da pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Célia Regina Diniz; da pró-reitora de Gestão Administrativa, professora Eliane Maia; e da pró-reitora de Gestão Financeira, Giovana Carneiro.

Das mil vagas ofertadas, 766 estão disponibilizadas para servidores que manifestaram interesse em fazer o curso e estão aptos a concorrer no processo seletivo. As inscrições poderão ser feitas online, no site da CPCON, a partir da próxima quarta-feira até o dia 20 de agosto. O valor da taxa de inscrição será de R$ 50. A prova escrita será realizada no dia 10 de setembro, sendo que o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 20 do mesmo mês. As matrículas dos aprovados serão feitas na última semana de setembro e o início das aulas está previsto para outubro. Apenas os servidores dos 36 municípios conveniados poderão se inscrever no processo e fazer a prova. O edital também prevê as vagas destinadas para pessoas com necessidades especiais.

Após assinar o edital, o reitor Rangel Junior destacou a importância do primeiro curso em Graduação na modalidade EAD para capacitação dos servidores. Ele lembrou que nos últimos anos a UEPB ampliou em quase 10% o número de vagas oferecidas para os cursos de graduação na modalidade presencial e agora vem preencher uma lacuna que existe na Paraíba em termos de formação dos servidores públicos.

Rangel observou que, tradicionalmente, as pessoas ingressam no serviço público e se preparam apenas para o concurso. Segundo ele, são poucas as instituições que investem na qualificação e na formação permanente dos seus servidores. “Então esse curso vem ao encontro dessa demanda de capacitar de forma permanente os servidores. Vem para preparar os servidores para a função e para a gestão pública”, disse o reitor. A ideia é que a Graduação em Gestão Pública – Tecnólogo se torne permanente. O reitor frisou, ainda, que a proposta de capacitar os servidores é uma iniciativa que partiu da Universidade há cerca de três anos, a partir da realidade do Estado no que diz respeito ao atendimento prestado a população pelos servidores públicos.

Uma das entusiastas da proposta, a professora Eliane Moura explicou que o curso nasceu após um movimento com as prefeituras e com secretários de educação dos municípios conveniados que sentiram a necessidade de uma formação voltada para a gestão pública. Antes de ser aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) e pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), o curso teve todo um planejamento que envolveu várias pró-reitorias.

“É um curso de curta duração que vem atender as necessidades dos gestores públicos desses municípios do Estado da Paraíba. Estamos abrindo na UEPB uma história sobre a questão de discutir como a gestão pública pode funcionar com a valorização dos seus servidores”, destacou Eliane. Ela reafirmou que as prefeituras não precisarão montar um grande “arcabouço” de estrutura para o curso, visto que a UEPB estará com todo aparato docente.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Célia Regina Diniz, ressaltou que pela primeira vez em sua história a UEPB abre vagas de um curso de graduação para os servidores técnicos administrativos. Segundo ela, a Instituição hoje tem uma demanda de mais de 140 servidores que não têm curso superior. “Com isso, nós vamos ter uma melhor satisfação no trabalho. A UEPB, através dos técnicos, vai pode oferecer serviços de forma otimizada a toda a sociedade paraibana. O resultado será positivo nesse processo”, comentou.

O professor Eli Brandão, pró-reitor de Graduação, ressaltou que a UEPB entra na contramão da história, visto que hoje existe toda uma “ação” de desmonte do serviço público. Nesse sentido, a Universidade aposta na capacitação dos servidores como forma de garantir a melhoria da qualidade dos serviços prestados a sociedade.

A graduação em Gestão Pública – Tecnólogo/EAD terá duração de dois anos e seu conteúdo será distribuído em 1.615 horas/aula. O objetivo é melhorar a qualidade da prestação dos serviços ao promover maior qualificação profissional dos agentes públicos, além de ser uma oportunidade de aumento de escolaridade dos servidores que possuem apenas o Ensino Médio. No curso, os servidores vão aprender a utilizar melhor as ferramentas tecnológicas e outros recursos surgidos no mundo moderno.

O edital completo com todas as normas do processo seletivo está disponível no endereço eletrônico http://cpcon.uepb.edu.br/concursos/PS_GestaoPublica2017/.

PBAgora

Rate this post
Anúncio


Educação

Aluna egressa do Doutorado da UNIP participa de workshop do Instituto da Qualidade Automotiva

Publicados

em

O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) realizou o Workshop Sustentabilidade na qualidade automotiva: desafios e oportunidades, reunindo representantes de diversas empresas do setor, no dia 27 de julho.

O encontro contou com a participação da especialista do IQA, doutora Cristhiane Elisa dos Santos. Aluna egressa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UNIP, ela concluiu seu doutorado sob a orientação da professora doutora Cecília Almeida.

Anúncio


Em sua palestra, Cristhiane dos Santos falou sobre os desafios e oportunidades da sustentabilidade corporativa e sua relação direta com a busca pela qualidade.

Em agradecimento a todos os professores do Laboratório de Produção e Meio Ambiente (LaProMA), a palestrante comentou sobre a oportunidade de poder aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em seu doutorado: “Professores, foi um processo longo e rígido. Sempre tive como motivação suas palavras. Principalmente quando questionaram o grupo sobre como levar o conhecimento acadêmico ao mercado. O modelo de cinco setores (5 SEnSU) foi apresentado a toda a cadeia automotiva. Dessa forma, todo conhecimento gerado no LaProMA será compartilhado e popularizado. Muito obrigada.”

workshop faz parte da iniciativa do IQA Desenvolvimento Sustentável para Mobilidade (IQA-DS), uma área nova do instituto que auxilia a cadeia automotiva na adesão das práticas ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança).

O evento foi publicado nas redes sociais do IQA. Acesse pelo linkhttps://pt.linkedin.com/posts/iqa—instituto-da-qualidade-automotiva_qualidadeautomotiva-desenvolvimentosustentavel-activity-7090462181548265472-odBG

UNIP.br

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Avanços científicos em destaque: UNIP recebe com honra o 59º Encontro do GBMD

O congresso foi cuidadosamente planejado e organizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia da UNIP.

Publicados

em

Com a constante preocupação em promover a disseminação do conhecimento científico, o Grupo Brasileiro de Materiais Dentários (GBMD) realiza periodicamente o seu Encontro Científico, um evento que aborda de forma abrangente a evolução das pesquisas na área, bem como temas relacionados à utilização de materiais odontológicos no mundo e no Brasil.

Neste ano, o aguardado Encontro ocorreu entre os dias 19 e 22 de julho, no campus Paraíso/Vergueiro da UNIP, situado na Rua Vergueiro, 1.211, em São Paulo.

Anúncio


O congresso foi cuidadosamente planejado e organizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia da UNIP (PPGO-UNIP), visando contemplar os profissionais da área, desde estudantes iniciantes em suas jornadas de pesquisa até pesquisadores experientes, que já trilharam um longo caminho de sucesso.

O tema central do GBMD 2023 foi Interação Pesquisa-Clínica-Indústria, considerada a tríade principal do desenvolvimento, estudo e utilização de materiais odontológicos. A proposta foi abordar as principais questões em cada linha explorando o mesmo tema a partir de três perspectivas diferentes, não para estabelecer a autoridade entre elas, mas para evidenciar sua complementaridade.

Representando as áreas de pesquisa, clínica e indústria, especialistas se dedicaram a apresentar e discutiram três recursos relevantes: (1) polimerização, (2) odontologia adesiva restauradora e (3) cerâmicas odontológicas. Essa abordagem permitiu explorar as peculiaridades e os desafios de cada tema, bem como compreender o seu estado atual e suas perspectivas. Para enriquecer ainda mais os debates, foi reservado um espaço para perguntas e respostas, promovendo uma participação ativa de todos os presentes.

Na programação, houve também um dia voltado especialmente para a pesquisa em materiais dentários, com abordagem no delineamento dos estudos e suas perspectivas. Esse dia culminou com a contribuição dos editores de periódicos da área apresentando suas visões sobre os indicadores quantitativos e qualitativos atuais dos estudos e submissões em pesquisas relacionadas aos materiais odontológicos.

O GBMD 2023 se configura, assim, como um evento imperdível, destinado a todos que buscam aprimorar seus conhecimentos, compartilhar experiências e se manter atualizados no campo dos materiais dentários. A participação foi fundamental para enriquecer esse encontro científico, tornando-o uma jornada de aprendizado e networking!

UNIP.br

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Vereador apresenta projeto para maior segurança nas escolas em Guarabira

Publicados

em

Com a segurança escolar ameaçada em unidades de ensino de todo País devido aos vários ataques contra estudantes e professores, o vereador Renato Meireles (PSB) apresentou, em sessão ordinária nesta quinta-feira (13), um Projeto de Lei (PL) com medidas de segurança para as escolas e creches, públicas e privadas, no âmbito do município de Guarabira.

“Infelizmente, os atos de violência em escolas estão aumentando e mostram que não são casos isolados e que precisamos discutir políticas públicas que protejam as crianças e os profissionais da educação. É urgente que sejam criados mecanismos efetivos de prevenção e combate à violência nas escolas e creches”, justificou o parlamentar.

Anúncio


Entre as medidas estão as câmeras de videomonitoramento, detector de metais, segurança armada, índice de segurança com avaliações periódicas e instalação de botão do pânico para acionar diretamente a Polícia Militar, tornando um ambiente escolar mais seguro.

”Quem é pai ou mãe que acompanha o que vem acontecendo no Brasil, inclusive com um episódio falso de ataque em uma escola particular em Guarabira, fica com o coração apertado e com uma grande sensação de insegurança, afinal nossos filhos são nossas maiores heranças. Por isso, nosso mandato traz esse projeto que uma vez aprovado, possa virar lei e seja colocado em prática tanto pelo poder público, quanto pelas escolas privadas no município”, enfatizou Meireles.

Abaixo um resumo das medidas necessárias a serem adotadas pelo poder público nas escolas municipais e pelas escolas privadas através dos seus respectivos responsáveis, com a aprovação do Projeto de Lei – que agora será distribuído às Comissões da Câmara Municipal.

1 – CONTRATAÇÃO OU DISPONIBILIZAÇÃO DE SEGURANÇA ARMADA NAS ESCOLAS E CRECHES, PÚBLICAS E PRIVADAS;

2 – ACESSO DE AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA NAS ESCOLAS E CRECHES EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA;

3 – CADASTRAMENTO DO RESPONSÁVEL DO ALUNO PARA PERMISSÃO DE ENTRADA E SAÍDA DO ALUNO, SEM A PRESENÇA DO MESMO;

4 – CONFECÇÃO DE CARTEIRAS DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNO, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA UNIDADE ESCOLAR;

5 – INSPETORES E MONITORES DENTRO DO ESTABELECIMENTO EDUCACIONAL;

6 – INSTALAÇÃO DE ALARMES SONOROS E VISUAIS DE EMERGÊNCIA;

7 – INSTALAÇÃO DE DETECTOR DE METAIS FIXO;

8 – INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE MONITORAMENTO, COM ARMAZENAMENTO INTERNO PARA GRAVAÇÃO;

9 – INSTALAÇÃO DE BOTÃO DE PÂNICO, PARA ACIONAR DIRETAMENTE A POLÍCIA MILITAR;

10 – TREINAMENTO ANUAL PARA ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS, COM ATIVIDADES DE SIMULAÇÃO DE ATENTADOS, INCÊNDIOS, ENCHENTES, BRIGAS, ENTRE OUTROS;

11- CRIAÇÃO DO ÍNDICE DE SEGURANÇA DAS ESCOLAS DE GUARABIRA.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas