Brejo/Agreste

Enaqua movimenta R$ 100 mil em negócios em Guarabira

Foto: Tanques de piscicultura em Bananeiras/Divulgação

Para incentivar o crescimento sustentável da piscicultura e da carcinocultura na Paraíba, o Sebrae Paraíba realizou, nos dias 27 e 28 de setembro, no município de Guarabira, o II Encontro Paraibano de Aquicultura. Durante o encontro, foi realizada uma Feira de Negócios cuja movimentação atingiu a marca de R$ 100 mil em negócios, beneficiando principalmente os micro e pequenos criadores de peixes e camarões do estado.

“O evento é muito importante porque traz inovações e oportunidades de negócios para toda a cadeia produtiva da piscicultura e carcinocultura da Paraíba, que atualmente é um setor que está em pleno desenvolvimento”, afirmou o atual gestor do projeto Aqui Paraíba, Gustavo Alves. O projeto apoia uma rede de 30 produtores da região do brejo paraibano, com foco no município de Bananeiras, levando até eles tecnologia e inovação que melhoram suas capacidades competitivas no mercado.

Um destaque do evento foi a iniciativa do empresário Jorge Barbosa, da Aquaporto alevinos, que foi para o evento para proferir a palestra “Melhoramento genético em tilápia: estado da arte e perspectivas”, e acabou visitando propriedades em busca de parcerias para a instalação de uma estação de alevinos na Paraíba. “Há uma demanda muito grande dos produtores e, pela questão logística, o melhor seria instalar, de fato, uma estação aqui”, afirmou.

Para o produtor de tilápias do município de Bananeiras, Edgard Saeger, o encontro é a oportunidade de conhecer as novas tendências da área com profissionais renomados. “É sempre bom ouvir o que as pessoas que mais entendem do negócio têm a dizer. Ano passado eu participei e esse ano achei ainda melhor. Tanto em termos de organização como a parte das palestras”, afirma.

O encontro, que este ano teve como novidade a inclusão da carcinocultura como tema de palestras, trouxe especialistas internacionalmente renomados das áreas, como Fernando Kubitza, que atua como consultor de empresas nacionais e internacionais em diversos ramos da cadeia produtiva da aquicultura, e Itamar rocha, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão.

Assessoria




Mais Lidas

Topo