Cidades

Abertura da 7ª Feira do Empreendedor PB será no dia da Micro e Pequena Empresa

FEIRA_DO_EMPRENDEDOR_2017

A cerimônia acontece nesta quinta-feira (5) após o Encontro de Prefeitos do Sertão.

Nesta quinta-feira (5), às 18h30 acontece a abertura da 7ª Feira do Empreendedor Paraíba e 1ª no Sertão do estado, no Rodoshopping Edivaldo Motta, em Patos. A cerimônia acontece exatamente no Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, instituído simbolicamente, na data que passou a vigorar o primeiro Estatuto Nacional da MPE, em 1999. A estrutura da Feira ocupa uma área de 8 m² e disponibiliza 5 mil vagas em capacitações, das quais, 90% são gratuitas. As inscrições podem ser antecipadas no site www.feiradoempreendedorpb.com, a entrada é 1kg de alimento não perecível.

Durante os quatro dias, o acesso dos visitantes será das 17h às 22h. No entanto, as capacitações e eventos paralelos irão acontecer ao longo de todo o dia, começando as às 10h da manhã. Já no primeiro dia haverá o Encontro de Prefeitos do Sertão, no qual gestores públicos, lideranças institucionais e empresariais se reúnem para compartilhar experiências e conhecimento sobre como práticas empreendedoras podem auxiliar políticas públicas mais sintonizadas com as demandas da sociedade e, em especial, dos pequenos negócios. O evento culmina com o Lançamento do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2018.

 

Dia Nacional da MPE – A regulamentação ocorrida em 1999 trouxe benefícios para o exercício das MPE, entre eles, regime unificado de apuração e recolhimento dos impostos e facilitações tributárias. Em dezembro de 2006, entrou em vigor a Lei Geral da MPE que permitiu a criação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que simplifica o processo de registro e legalização de empresários e pessoas jurídicas e formalizou o Microempreendedor Individual (MEI).

Na Paraíba o número de optantes pelo simples é de 147.548 empresas, das quais 103.353 são MEI e 44.195 MPEs. No recorte estadual, o Sertão já representa 17, 8% do total de pequenos negócios. Atualmente, o número de empresas optantes pelo simples na mesoregião ultrapassa 26 mil pessoas jurídicas, destas 16.049 são MEI e 10.158 MPEs.

Sustentabilidade – Com o tema “empreendedorismo que se transforma com sustentabilidade” a Feira do Empreendedor busca tornar acessível o conceito que se baseia no tripé do desenvolvimento econômico, social e ambiental. Segundo Walter Aguiar, superintendente do Sebrae Paraíba, as práticas sustentáveis garantem a longevidade da empresa e aumentam a sua capacidade competitiva. No entanto, a vertente mais forte do termo é a ambiental e a Feira mostra como fazer isso sem grandes investimentos.

Aguiar explica que desde a redução de material gráfico como folders e cartazes, reduzindo o uso de papel, todo o credenciamento no evento será feito com uso de energia solar fotovoltaica. “Estamos trazendo um protótipo do Centro Sebrae de Sustentabilidade que fica em Mato Grosso, e é responsável por mapear inovações, técnicas e práticas sustentáveis no Brasil e no mundo, formular conteúdos exclusivos e mostrar aos micro e pequenos empresários que é viável reduzir o impacto ambiental, contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária e conseguir, com isso que o negócio se torne mais rentável”

A Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae Paraíba com patrocínio do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Patos, Softcom, Caixa,  Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Santander, Tely, Yellow Green, Isis, Mc Flanelas, Sicred, Sicoob, Sescoop/OCB, Gráfica JB e apoio institucional do Fiep/Senai, Faepa/Senar e Fecomércio/Senac.

 

Serviço: Feira do Empreendedor PB

               De 5 a 8 de outubro

               Rodoshopping Edivaldo Motta, Patos – PB

               Inscrições: www.feiradoempreendedorpb.com.br




Mais Lidas

Topo