Conecte-se conosco

Brejo/Agreste

Programação do “Raízes do Brejo Rota Cultural” tem início nesta sexta-feira

Publicados

em

Uma rota cultural alternativa promete propagar ainda mais as belezas e a identidade cultural do brejo paraibano. O projeto “Raízes do Brejo Rota Cultural”, que se inicia neste final de semana, no dia 6 de outubro, na cidade de Belém, inclui em seu roteiro atividades gastronômicas, históricas, musicais, paisagísticas e também etílicas, já que os engenhos são um dos pontos altos das visitações.

Além de um clima ameno e agradável, próprio da região, o público poderá ainda desfrutar de trilhas ecológicas, passeios a cachoeiras, contemplação a casarões, museus, igrejas, linhas férreas, shows, oficinas, entre outras atividades.

O “Raízes do Brejo” é uma rota alternativa ao “Caminhos do Frio”, ação cultural, turística e empreendedora que já possui consolidação na Paraíba. Segundo o secretário de Estado da Cultura, Lau Siqueira, “muitas cidades gostariam de entrar na Rota Cultural Caminhos do Frio, pois prefeitos e agentes locais sabem da importância do evento para a economia local. Mas não teríamos inverno pra tantas cidades. Por isso, nasceu a Rota Cultural Raízes do Brejo, que incorpora outro período e outros municípios”. As duas rotas são uma iniciativa do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano e contam com o apoio do Governo do Estado da Paraíba.

Em sua primeira edição, o roteiro do “Raízes do Brejo Rota Cultural” contempla oito  municípios do Brejo paraibano. São eles: Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês e Pilõezinhos. O encerramento da rota cultural alternativa acontecerá no dia 25 de novembro, no município de Pilõezinhos.

A programação completa do evento está disponível no site: www.raizesdobrejo.com

Uma rota a caminho do sol –  Além do “Caminhos do Frio” e do “Raízes do Brejo”, a Paraíba ganhará em novembro uma rota que contemplará desta vez o alto sertão paraibano, fortalecendo assim a produção local existente e a criação de redes associativas de cultura do estado.

O “Rota do Sol” tem como objetivo contribuir para a consolidação e promoção das artes populares como mecanismo de desenvolvimento cultural e turístico de cinco municípios do Alto Sertão da Paraíba: Poço José de Moura, Bernardino Batista, Uiraúna, Joca Claudino e Triunfo.

“Em tempos de crise, quando muitos eventos são cancelados, estamos vendo a expansão das rotas, e isso tem servido de estímulo para que outros roteiros semelhantes aconteçam”, afirmou Lau Siqueira, que prometeu divulgar em breve a programação do “Rota do Sol”.

 

Brejo/Agreste

Parceria: PAG e Energisa realizarão troca gratuita de lâmpadas em Canafístula

Publicados

em

No próximo dia 26/06 (terça-feira) a equipe de agentes comunitários do programa ‘Nossa Energia’, estará no distrito de Canafístula de Alagoa Grande, realizando a troca de lâmpadas incandescentes e florescentes por lâmpadas de LED, totalmente gratuito. Cada família poderá trocar até 4 unidades de lâmpadas e ainda se cadastrar na tarifa social de energia elétrica – TSEE, garantindo assim, até 65% na redução de sua conta de energia.
– O mais importante desta ação é que a troca será feita “casa a casa”, de porta a porta, de forma itinerante, garantindo assim, um atendimento maior a todas as famílias do distrito.
Esta é mais uma parceria da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande. Na administração ‘ Uma Nova História’.
Do Alagoinha em foco

Continue lendo

Brejo/Agreste

Liminar obriga prefeitura e Estado a retomarem tratamento de 42 pacientes com glaucoma

Publicados

em

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba assegurou por meio de liminar a retomada do tratamento de 42 pacientes portadores de glaucoma na cidade de Araçagi, localizada no Brejo paraibano. Dos 59 pacientes cadastrados na Secretaria Municipal de Saúde, apenas 17 tinham acesso a tratamento, que inclui consultas, exames e uso contínuo de colírio.

A Ação Civil Pública foi ajuizada pelo defensor público Marcos Freitas, após ser procurado por um grupo de 12 pacientes prejudicados pela suspensão do tratamento – o que pode levá-los, inclusive, a perda irreversível da visão. A liminar, contudo, garante o retorno imediato do tratamento a todos os 42 pacientes cadastrados, além de novos portadores que venham a necessitar do tratamento junto a Secretaria Municipal de Saúde de Araçagi.

“Nós demonstramos o imprescindível direito dos pacientes, cadastrados ou não, receberem de forma imediata os colírios, bem como a realização de exames e tratamento médico na rede pública ou, na impossibilidade, na rede privada, as expensas do município de Araçagi ou do Estado da Paraíba, de maneira solidária”, argumentou o defensor na ação.

Na decisão, o juiz da comarca, Fábio Brito de Faria, destacou que “a obrigação do Estado/réu deverá ser cumprida, sob pena de execução forçada, mediante a apresentação periódica (semestral) de receita médica atualizada, comprovando a necessidade de continuação da medicação”. Como Prefeitura e Estado são entes solidariamente responsáveis, o cumprimento da decisão também caberá a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Doença crônica – O glaucoma é uma doença crônica capaz de causar cegueira pela falta de tratamento. Embora não tenha cura, pode ser controlada na maioria dos casos por meio de tratamento adequado e contínuo, com uso de colírios.

Fonte: Paraiba.com.br

Continue lendo

Brejo/Agreste

Programação do São João em Lagoa de Dentro começa nesta sexta-feira (15)

Publicados

em

A Cidade de Lagoa de Dentro, no Vale do Mamanguape Paraibano, distante 103 km de João Pessoa, é o principal destino para os festejos juninos nesse fim de semana. A programação começa na sexta-feira, 15 de junho, e se estende até o domingo (17).

Na sexta (15) a programação começa a partir das 19h com o “arraiá do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)”. O evento vai contar com a participação de grupos que são assistidos por programas sociais no Município, e por alunos de Escolas da Rede Municipal de Ensino. O Arraiá será realizado no Ginásio Poliesportivo “O Andrezão”.

No sábad0 (16), será realizado o XXVII Festival de Quadrilhas Juninas com a participação de cerca de mais de 10 grupos. O evento ocorre no Ginásio Poliesportivo “O Andrezão”, a partir das 19h.

A programação se encerra ano domingo (17) com shows de Amazan, Brasas do Forró, Os Barbosas e Unidos do Forró. Os shows ocorrem no Calçadão da Lagoa “Francisco Soares”, a partir das 22h.

Assessoria

Continue lendo

Redes Sociais

Twitter Brejo.com Youtube Brejo.com Orkut Brejo.com Facebook Brejo.com

Mais Lidas