Brejo/Agreste

Programação do “Raízes do Brejo Rota Cultural” tem início nesta sexta-feira

Uma rota cultural alternativa promete propagar ainda mais as belezas e a identidade cultural do brejo paraibano. O projeto “Raízes do Brejo Rota Cultural”, que se inicia neste final de semana, no dia 6 de outubro, na cidade de Belém, inclui em seu roteiro atividades gastronômicas, históricas, musicais, paisagísticas e também etílicas, já que os engenhos são um dos pontos altos das visitações.

Além de um clima ameno e agradável, próprio da região, o público poderá ainda desfrutar de trilhas ecológicas, passeios a cachoeiras, contemplação a casarões, museus, igrejas, linhas férreas, shows, oficinas, entre outras atividades.

O “Raízes do Brejo” é uma rota alternativa ao “Caminhos do Frio”, ação cultural, turística e empreendedora que já possui consolidação na Paraíba. Segundo o secretário de Estado da Cultura, Lau Siqueira, “muitas cidades gostariam de entrar na Rota Cultural Caminhos do Frio, pois prefeitos e agentes locais sabem da importância do evento para a economia local. Mas não teríamos inverno pra tantas cidades. Por isso, nasceu a Rota Cultural Raízes do Brejo, que incorpora outro período e outros municípios”. As duas rotas são uma iniciativa do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano e contam com o apoio do Governo do Estado da Paraíba.

Em sua primeira edição, o roteiro do “Raízes do Brejo Rota Cultural” contempla oito  municípios do Brejo paraibano. São eles: Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês e Pilõezinhos. O encerramento da rota cultural alternativa acontecerá no dia 25 de novembro, no município de Pilõezinhos.

A programação completa do evento está disponível no site: www.raizesdobrejo.com

Uma rota a caminho do sol –  Além do “Caminhos do Frio” e do “Raízes do Brejo”, a Paraíba ganhará em novembro uma rota que contemplará desta vez o alto sertão paraibano, fortalecendo assim a produção local existente e a criação de redes associativas de cultura do estado.

O “Rota do Sol” tem como objetivo contribuir para a consolidação e promoção das artes populares como mecanismo de desenvolvimento cultural e turístico de cinco municípios do Alto Sertão da Paraíba: Poço José de Moura, Bernardino Batista, Uiraúna, Joca Claudino e Triunfo.

“Em tempos de crise, quando muitos eventos são cancelados, estamos vendo a expansão das rotas, e isso tem servido de estímulo para que outros roteiros semelhantes aconteçam”, afirmou Lau Siqueira, que prometeu divulgar em breve a programação do “Rota do Sol”.

 




Mais Lidas

Topo