Conecte-se conosco

Cidades

Mamanguape se torna referência como 1° município da PB a realizar tratamento da sífilis em todas as USF

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Mamanguape foi convidada pelo Governo do Estado para apresentarem no Seminário de Fortalecimento do Enfrentamento da Sífilis, na cidade Queimadas, as experiências bem sucedida na administração de Penicilina Benzatina para tratamento de Sífilis.

Estiveram presentes ao I Fórum Municipal de Sífilis e Sífilis Congênita, o obstetra do Hospital Universitário de João Pessoa, Dr. Otávio Pinho, que proferiu palestra sobre a Sífilis; a responsável técnica estadual do Núcleo de IST/Aids, Dra. Joana Ramalho, que palestrou sobre Epidemiologia da Sífilis e levando a exitosa experiência do município de Mamanguape aos profissionais de Queimadas, a coordenadora de Vigilância da Secretaria de Saúde de Mamanguape, Gianeide Camargo, enfermeira  mestranda em Saúde Pública a qual palestrou sobre o uso da penicilina benzatina na Atenção Básica  do município.

A Sífilis teve um aumento gigantesco no Brasil nesses últimos anos. É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum podendo ser transmitida por meio de relações sexuais sem preservativos, transfusão de sangue contaminado de mãe para filho (durante a gestação e o parto). Ela é quatro vezes mais frequente nas gestantes do que o vírus da Aids (HIV), conforme informações de do Ministério da Saúde. A doença ainda é um grande desafio para a saúde pública no Brasil, em virtude da sua elevada prevalência e de graves sequelas perinatais.

Para o secretário da Saúde de Mamanguape, Antônio Neto, o tratamento da sífilis tão somente necessita de compreensão, conhecimento e adesão da população. Ele lembrou que a Secretaria de Saúde recentemente teve dois representantes no Congresso Internacional de HIV/AIDS em Curitiba, Gianeide Camargo coordenadora de Vigilância e o adjunto da pasta, Rafael Aires.

De acordo com o Secretário, implantar protocolos nada mais é que preconizar uma metodologia e garantias do atendimento para a população e segurança para os profissionais.

Além da construção e elaboração do protocolo na Vigilância em Saúde e Atenção Básica, a articulação com o SAMU mostrou-se uma interlocução eficiente que deu segurança e treinamento a todos os profissionais da Atenção Básica. “Lembro também que foi uma capacitação em que convidamos toda a Região de Saúde para se fazerem presentes. Os resultados já começam a aparecer, acrescentou Antônio Neto.

O Secretário disse que a penicilina benzatina é o único medicamento capaz de atravessar a barreira placentária e chegar até o feto, prevenindo assim à sífilis congênita. “O ganho disso para a população é imenso! Vamos seguir avançando, acelerando os avanços que a cidade precisa”, finalizou.

Com Assessoria

Cidades

Levantamento aponta que 58% dos municípios da PB não têm controle interno

Publicados

em

Foto: Divulgação

m levantamento do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco) mostrou que 58% dos municípios da Paraíba não têm órgãos de controle interno. Das 223 prefeituras questionadas, 171 responderam, sendo que 99 disse que não tinha a estrutura implantada. Os dados foram discutidos em uma reunião na manhã da terça-feira (17), na sala de sessões do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

A reunião foi presidida pelo procurador-geral de Justiça e atual coordenador do Fórum, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho. Coletados pelo Grupo de Trabalho de Controle Interno, os dados foram apresentados pelo promotor de Justiça, Leonardo Quintans, que lembrou que o levantamento foi possível devido à intervenção do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), que enviou o pedido de informação aos prefeitos, para que respondessem junto com os balancetes do mês de junho.

De acordo com o Focco, ainda será cobrada as informações das outras prefeituras e colocado em prática um plano de trabalho para fomentar a criação e o fortalecimento do controle interno nos municípios. Quintans informou que os gestores que ainda não preencheram o questionário estão sendo contatados pelos promotores de Justiça para que respondam até o dia 30 de julho, para que haja o diagnóstico completo do levantamento.

Um evento com todos os prefeitos está marcado para o dia 23 de agosto, na sede do TCE. Segundo o Focco, a ideia é mostrar a importância da implantação do serviço e fortalecer a rede de controle interno entre os municípios para que dialoguem e se ajudem. O Fórum trabalhará, prioritariamente, com os dez maiores municípios paraibanos, cobrando o funcionamento do controle interno.

O Grupo de Trabalho de Controle Interno é formado por representantes do Ministério Público da Paraíba, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público Federal (MPF), Controladoria Geral do Estado (CGE), Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU).

Fonte: G1 PB

Continue lendo

Cidades

4º BPM realiza policiamento na festa de emancipação política de Juarez Távora 

Publicados

em

Militares da 2ª Companhia do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) realizaram, na noite dessa segunda-feira (16), o policiamento da festa que comemorou os 59 anos de emancipação política da cidade de Juarez Távora.

Aproximadamente 50 policiais do efetivo extraordinário da 2ª Companhia, Força Tática, Choque e CPTran participaram do trabalho de policiamento, que foi concluído sem o registro de ocorrências.

Ascom

Continue lendo

Brasil

Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Publicados

em

Foto: Ilustração

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão a primeira parte do 13º salário junto com a remuneração de agosto. A primeira parcela do abono anual corresponderá a até 50% do valor do benefício.

O decreto autorizando a antecipação foi assinado hoje (16) pelo presidente Michel Temer, mas ainda não foi publicado no Diário Oficial da União. A medida deve injetar R$ 21 bilhões na economia do país e movimentar o comércio e outros setores.

Como determina a legislação, não haverá desconto de Imposto de Renda na primeira parcela paga a aposentados e pensionistas do INSS. O imposto sobre o valor somente pode ser cobrado na segunda parcela da gratificação natalina, a ser paga junto com a remuneração de novembro.

Desde 2006, o governo antecipa a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas na folha de agosto.

Somente em 2015, o pagamento foi adiado para setembro, por causa do ritmo fraco da economia e da queda da arrecadação.

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Mais Lidas