Tecnologia

Jaboatão dos Guararapes apresenta iniciativas digitais a gestores da Bahia

internet-internauta

Fórum nesta quinta-feira em Salvador reúne municípios para tratar de desenvolvimento por meio da tecnologia.

As iniciativas digitais da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes (PE) serão apresentadas a gestores que participam nesta quinta-feira (19) do I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Salvador, que será realizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Salvador na FIEB. O evento, gratuito para servidores públicos, visa promover a troca de experiências e tratar de desenvolvimento através de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação.

O município ganhou destaque nacional recentemente por projetos implantados como o aplicativo “De Olho na Consulta”, que recebeu o prêmio de melhor experiência do SUS na Região Nordeste, durante o 33º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Brasília, e tem o objetivo de facilitar o acompanhamento da marcação das consultas especializadas.

Segundo o secretário especial de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Cruz, ao mesmo tempo em que o município de quase 700 mil habitantes e localizado na região metropolitana de Recife corre para se estruturar no caminho das cidades digitais, interligando gradativamente a partir deste ano os mais de 300 prédios públicos, a gestão prioriza os investimentos em tecnologia para resolver diversos problemas da população.

Na Educação, um projeto proporciona que um aluno com dificuldades físicas participe das aulas direto da casa dele pela internet. Em relação à conectividade, outra necessidade também entre os departamentos internos da Prefeitura, de acordo com Cruz, alguns locais públicos já dispõem de internet gratuita para os moradores. “Nós devemos privilegiar ações que possam beneficiar o mais rápido possível a população, sempre focando no resultado final. É essa força de trabalho que queremos mostrar e trocar experiências no evento”, comenta.

Ele cita também um projeto piloto de reconhecimento facial dos alunos que está em processo para ser colocado em todas as escolas municipais. O secretário destaca que a proposta vai resultar em maior controle da merenda e garantir aos pais, em tempo real, saber sobre a frequência dos estudantes. “O Conselho Tutelar é automaticamente notificado também”, completa ele sobre a identificação em caso de um grande número de faltas.

Cidades Digitais – O I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Salvador, que terá início às 9h, também terá a apresentação dos modelos em andamento em Camaçari, Feira de Santana, Madre de Deus e Salvador. Também participa do encontro, que reúne prefeitos, gestores e vereadores, a diretora do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Eloá Mateus, falando sobre as políticas públicas no setor direcionadas aos municípios.

O I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Salvador tem o patrocínio máster da Furukawa e do Banco do Nordeste, ouro da Exati Tecnologia, TeleData – Soluções Integradas de Comunicação/Fortinet e da COMDADOS, prata da INSIX/Saúde Via Net, além do apoio estratégico da Prefeitura Digital. Também apoiam a iniciativa a FIEB, Sebrae e União dos Municípios da Bahia (UPB).

Serviço:

I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Salvador

Salvador, 19 de Outubro

Local: FIEB (Rua Edístio Pondé, n° 342, bairro do STIEP)

Abertura: 9h

http://forum.redecidadedigital.com.br/

 

Assessoria




Mais Lidas

Topo