Educação

UEPB Guarabira promoverá atividades acadêmicas e culturais para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra

Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorando em 20 de novembro, o Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, através do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas (NEABI- UEPB/CH), promoverá, nos dias 20, 21 e 24 deste mês, uma série de atividades acadêmicas e culturais. A inciativa é aberta a toda comunidade acadêmica do Centro de Humanidades (CH), bem como a todos que desejarem participar.

Com o tema “Seja Dandara, seja heroína”, a atividade tem como objetivo a valorização dos povos africanos e da cultura afro-brasileira, visando, especialmente, o fortalecimento da memória das lideranças negras femininas. Segundo a professora Ivonildes Fonseca, coordenadora do NEABÍ-UEPB/CH, a ideia é propor um espaço de diálogos com foco nas histórias das mulheres negras como símbolos de luta e resistência. “Esse é o caso de Dandara dos Palmares, que escolheu a morte e não se rendeu ao sistema escravocrata, sendo representada no Centro de Humanidades pelo Coletivo Violeta Formiga e Coletivo Pretas”, relatou a docente.

A programação envolve palestras, sarau, exposição fotográfica, exibição fílmica e painéis de discussão. As inscrições serão realizadas no primeiro dia do evento, mediante doação de um quilo de alimento não perecível. O evento conta com a parceria e o apoio da Organização de Mulheres Negras na Paraíba (Bamidelê), da Associação Serviço de Educação Popular (SEDUP), do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Biblioteca do CH, além dos Coletivos Violeta Formiga e Pretas. Clique aqui e confira.

 

Simone Bezerrill/Ascom-CH




Mais Lidas

Topo