Conecte-se conosco

Brejo/Agreste

Vídeo mostra momento que carro cai em açude na PB-079; condutor morreu

Publicados

em

O acidente aconteceu em uma localidade conhecida como Sítio Ribeiro.

Um vídeo mostra mostra o momento do acidente que vitimou fatalmente José Marcelo Neves de Sousa, 38 anos, na manhã desta segunda-feira (27). Nas imagens é possível verificar o carro em zigue-zague na PB-079, até que cai em um açude.

O acidente aconteceu em uma localidade conhecida como Sítio Ribeiro, entre Alagoa Grande e Alagoinha.

O carona, Cristiano Araújo dos Santos, foi socorrido para o Hospital Municipal de Alagoa Grande pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com ferimentos na face.

Wscom

Brejo/Agreste

Liminar obriga prefeitura e Estado a retomarem tratamento de 42 pacientes com glaucoma

Publicados

em

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba assegurou por meio de liminar a retomada do tratamento de 42 pacientes portadores de glaucoma na cidade de Araçagi, localizada no Brejo paraibano. Dos 59 pacientes cadastrados na Secretaria Municipal de Saúde, apenas 17 tinham acesso a tratamento, que inclui consultas, exames e uso contínuo de colírio.

A Ação Civil Pública foi ajuizada pelo defensor público Marcos Freitas, após ser procurado por um grupo de 12 pacientes prejudicados pela suspensão do tratamento – o que pode levá-los, inclusive, a perda irreversível da visão. A liminar, contudo, garante o retorno imediato do tratamento a todos os 42 pacientes cadastrados, além de novos portadores que venham a necessitar do tratamento junto a Secretaria Municipal de Saúde de Araçagi.

“Nós demonstramos o imprescindível direito dos pacientes, cadastrados ou não, receberem de forma imediata os colírios, bem como a realização de exames e tratamento médico na rede pública ou, na impossibilidade, na rede privada, as expensas do município de Araçagi ou do Estado da Paraíba, de maneira solidária”, argumentou o defensor na ação.

Na decisão, o juiz da comarca, Fábio Brito de Faria, destacou que “a obrigação do Estado/réu deverá ser cumprida, sob pena de execução forçada, mediante a apresentação periódica (semestral) de receita médica atualizada, comprovando a necessidade de continuação da medicação”. Como Prefeitura e Estado são entes solidariamente responsáveis, o cumprimento da decisão também caberá a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Doença crônica – O glaucoma é uma doença crônica capaz de causar cegueira pela falta de tratamento. Embora não tenha cura, pode ser controlada na maioria dos casos por meio de tratamento adequado e contínuo, com uso de colírios.

Fonte: Paraiba.com.br

Continue lendo

Brejo/Agreste

Programação do São João em Lagoa de Dentro começa nesta sexta-feira (15)

Publicados

em

A Cidade de Lagoa de Dentro, no Vale do Mamanguape Paraibano, distante 103 km de João Pessoa, é o principal destino para os festejos juninos nesse fim de semana. A programação começa na sexta-feira, 15 de junho, e se estende até o domingo (17).

Na sexta (15) a programação começa a partir das 19h com o “arraiá do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)”. O evento vai contar com a participação de grupos que são assistidos por programas sociais no Município, e por alunos de Escolas da Rede Municipal de Ensino. O Arraiá será realizado no Ginásio Poliesportivo “O Andrezão”.

No sábad0 (16), será realizado o XXVII Festival de Quadrilhas Juninas com a participação de cerca de mais de 10 grupos. O evento ocorre no Ginásio Poliesportivo “O Andrezão”, a partir das 19h.

A programação se encerra ano domingo (17) com shows de Amazan, Brasas do Forró, Os Barbosas e Unidos do Forró. Os shows ocorrem no Calçadão da Lagoa “Francisco Soares”, a partir das 22h.

Assessoria

Continue lendo

Brejo/Agreste

Autorizada implantação do sistema de abastecimento d’água em distritos de Araçagi

Publicados

em

O governador Ricardo Coutinho esteve, nesta quinta-feira (7), em Araçagi para assinar a ordem de serviço autorizando a implantação do sistema de abastecimento de água, que vai atender os distritos de Santa Lúcia e Tainha. A obra, que representa R$ 1,5 milhão de investimento, vai levar água de qualidade para as residências de cerca de 1.700 habitantes. Prefeitos, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, deputados estaduais como João Gonçalves, Anísio Maia e Ricardo Barbosa, vereadores, auxiliares do Governo e lideranças da região participaram da solenidade.

Na ocasião, Ricardo Coutinho comentou que a obra vai mudar a realidade das duas comunidades que serão beneficiadas com a chegada da água tratada nas torneiras. “Vamos trazer água da adutora que sai da barragem de Araçagi até Mamanguape e dessa construção interligaremos para atender Santa Lúcia e Tainha com abastecimento. É sempre bom lembrar que ao lado da água caminha a estrada. Por isso, daqui a alguns dias, também queremos iniciar a licitação para a estrada Guarabira/Mamanguape passando por Itapororoca e fazendo a travessia de Araçagi, isso vai fortalecer ainda mais a região”, afirmou.

O governador também lembrou que o Governo do Estado está construindo o canal Acauã-Araçagi e garantiu que a primeira etapa está praticamente concluída e a segunda etapa está com 50% das obras. “É um canal fundamental para a região, porque vai gerar a nova fronteira de desenvolvimento agrícola da Paraíba, já que essa área tem um potencial enorme”, disse.

Serão construídos dois reservatórios elevados, cada um, com capacidade de 100 metros cúbicos e implantados 210 metros de subadutora de ferro fundido e 3.370 metros de rede de distribuição. Serão executadas, ainda, 340 ligações domiciliares. “Em cerca de seis meses a obra deverá ser concluída e levará água tratada para a população destas comunidades”, garantiu o presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Hélio Cunha Lima.

“Essa obra é um grande desejo do povo destas comunidades. Em breve, Santa Lúcia e Tainha vão ter água tratada. Agradeço ao Governo do Estado por ser um parceiro de Araçagi. Hoje também anuncio que a prefeitura vai construir uma quadra para o uso da comunidade Santa Lúcia”, disse o prefeito de Araçagi, Murilio Nunes.

Para o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, este momento ficará marcado na memória dos assentamentos Santa Lúcia e Tainha por se tratar do dia em que um sonho começa a ser realizado. “Chegar até aqui não foi fácil, mas o povo acreditou e depois de cerca de 20 anos o abastecimento de água vai se tornar uma realidade nestas comunidades”, comentou.

“Vamos completar 22 anos do Assentamento Santa Lúcia e sempre foi um grande desejo do povo ter água tratada nas nossas torneiras. Água só traz coisa boa e estamos honrados porque esta conquista finalmente virá”, comemorou o presidente da Associação de Moradores de Santa Lúcia, José Ribeiro.

De acordo com a professora Salete Pontes, moradora do Assentamento Santa Lúcia, a questão da água sempre foi complicada na comunidade. “A gente é abastecido por água de poço, mas mesmo assim é racionado, sendo um dia com água e outro sem. Ano passado, conseguimos um motor para trazer água e cisternas, mas, somente quando o sistema de abastecimento ficar pronto, teremos água potável todos os dias”, falou.

Continue lendo

Redes Sociais

Twitter Brejo.com Youtube Brejo.com Orkut Brejo.com Facebook Brejo.com

Mais Lidas