Brejo/Agreste

Pirpirituba terá Primeira etapa do Campeonato de Orientação com mais de 200 inscrições

Evento terá início nos próximos dias 3 e 4 de fevereiro.

O Campeonato Paraibano de Orientação 2018 terá início nos próximos dias 3 e 4 de fevereiro em Pirpirituba, município localizado a 11 quilômetros de Guarabira. No sábado a corrida com mapa e bússola será realizada na zona urbana, com largada e chegada no centro da cidade. No domingo a prova acontecerá na zona rural, no sítio Marapuama.

No sábado, a prova urbana (chamada de Sprint) terá uma categoria voltada para funcionários públicos municipais. “Na semana que antecede a prova nós faremos uma oficina explicando os princípios básicos da orientação. Com isso, os servidores da prefeitura de Pirpirituba poderão participar da competição”, explicou Aristides Cipriano, que é um dos organizadores da competição e ex-presidente da Federação de Orientação da Paraíba (FOP).

No domingo, a prova rural (chamada de Floresta), terá um mapa dentro dos padrões internacionais. “Fizemos um mapeamento criterioso da região, depois colocamos este trabalho para ser supervisionado por atletas com larga experiência”, destacou Antônio Romero Bandeira, organizador da prova e presidente do Clube Coyote Aventura de Orientação.

A primeira etapa do Campeonato Paraibano de Orientação recebeu o nome de Antônio Catão em homenagem a um morador de Pirpirituba que foi militar da aeronáutica. Com uma excelente estrutura, a prova promete ser uma das mais organizadas do Nordeste. O evento terá ambulância, banheiros químicos, tendas para expectadores, água e fruta para os atletas, medalhas para algumas categorias e distribuição de brindes.

“Nada disso seria possível sem o apoio de órgãos públicos e empresas que acreditam no esporte como meio de melhoria da qualidade de vida. Nosso muito obrigado a Prefeitura de Pirpirituba, construtora Delta Engenharia, Waldir Acessórios, Papelaria Millenium, Mac Formaturas, Cachaça D’Dil, Gesso Santo Antônio e Metalúrgica Perfil.

Inscrições – Para participar da competição os atletas precisam se inscrever até esta quinta-feira (25). Os registros devem ser feitos no site da FOP: www.fop.org.br . Se quiser participar da prova apenas no domingo o competidor pagará R$ 55. Já para disputar dos dois dias de prova a taxa é de R$ 75.

Histórico – O esporte começou a ser praticado no Brasil em 1970 no meio militar. Mas somente em 1991 foi fundada a primeira entidade de prática, o Clube de Orientação de Santa Maria. Em 2 de maio de 1992, na cidade de Santa Maria (RS), foi realizada a primeira competição oficial de orientação organizada por um clube brasileiro, o “I Campeonato Gaúcho de Orientação”, que contou com a participação de 275 atletas.

A Confederação Brasileira de Orientação (CBO) foi fundada em 11 de janeiro de 1999 na cidade de Guarapuava, no Paraná, passando a ser integrante da Federação Internacional de Orientação no mesmo ano. Em 20 de dezembro de 2000, a Assembleia Geral do Comitê Olímpico Brasileiro concedeu vinculação à Confederação Brasileira de Orientação.

A CBO é hoje uma entidade profissional com Quadro de Técnicos filiados ao CREF (Conselho Regional de Educação Física), Quadro de Mapeadores e Árbitros habilitados por processo formativo e Comissão Científica constituída por doutores e mestres.

Assessoria




Mais Lidas

Topo