Cidades

Oficial do 4º BPM vence primeira etapa do Campeonato Paraibano de Orientação

O oficial do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente Galdino, venceu a primeira etapa do Campeonato Paraibano de Orientação 2018, que foi realizada nesse final de semana, no Sítio Nica, zona rural de Pirpirituba. No resultado da competição, publicado na noite dessa segunda-feira (5), o tenente Galdino obteve o primeiro lugar na categoria Adulto, de 4.600 metros, com o tempo de 1h13min56seg e uma média de 16min04seg/km.

Mais de 200 inscritos participaram da primeira etapa, que começou no sábado (3), com uma corrida na zona urbana, que é chamada de sprint, com mapa e bússola e largada e chegada no centro da cidade. No domingo (4), a prova foi encerrada na zona rural, onde é chamada de floresta, seguindo um mapa dentro dos padrões internacionais.

A primeira etapa do campeonato, que é realizado pela FOP (Federação de Orientação da Paraíba), recebeu o nome de Antônio Catão em homenagem a um morador de Pirpirituba que foi militar da Aeronáutica. A segunda etapa do campeonato, que está na 12ª edição, será realizada no dia 18 de março, na cidade de Areia.

O esporte começou a ser praticado no Brasil em 1970 no meio militar, mas somente em 1991 foi fundada a primeira entidade de prática, o Clube de Orientação de Santa Maria-RS. Em 2 de maio de 1992, foi realizada a primeira competição oficial de orientação organizada por um clube brasileiro, o 1º Campeonato Gaúcho de Orientação.

A CBO (Confederação Brasileira de Orientação) foi fundada em 11 de janeiro de 1999 na cidade de Guarapuava, no Paraná, passando a ser integrante da Federação Internacional de Orientação no mesmo ano.

Assessoria/4º BPM




Mais Lidas

Topo