Conecte-se conosco

Cultura

Funesc realiza Mostra Feminina de Teatro em seis cidades da PB; duas são no Brejo

Publicados

em

A programação da Fundação Espaço Cultural da Paraíba para o mês de março é de celebração às mulheres também na área das artes cênicas. Desde esta quinta-feira (8), haverá uma série de apresentações dentro do projeto MATRIZ – Mostra Feminina de Teatro da Funesc. Os espetáculos poderão ser vistos no Conde, Belém, Bananeiras, Campina Grande, Cajazeiras e Cachoeira dos Índios.

São espetáculos feito por mulheres (todos com temáticas femininas). O primeiro deles, ‘A Erudita’, com Priscilla Cler. A apresentação aconteceu na Praça Central, na cidade do Conde, às 19h, nesta quinta-feira (8).

Anúncio


Já neste sábado (10), tem o espetáculo ‘Travessia’, do Grupo Graxa de Teatro. A encenação com Kassandra Brandão e direção de Cely Farias será no Espaço de Convivência, na cidade de Belém, a partir das 20h. No mesmo dia e no mesmo local, haverá a vivência “Memórias femininas”, às 10h.

Também no sábado, a Mostra feminina de Teatro estará em Bananeiras. O espetáculo ‘Outubros’ será apresentado pela atriz Dudha Moreira,  do Grupo de Teatro Osfodidário, a partir das 20h, no Teatro Ivaldo Lucena, no Centro Cultural Oscar de Castro.

O espetáculo ‘Violetas’, da companhia Violetas, será atração da mostra no dia 24 de março. Sob direção de Raquel Scotti Hirson (LUME Teatro), a atriz Mayra Montenegro fará sua interpretação, a partir das 20h, no Cine-teatro São José, em Campina Grande.

Também no dia 24, só que na cidade de Cajazeiras, a mostra terá encenação de ‘Razão para Ficar’, espetáculo que a atriz Ana Marinho como protagonista. A peça poderá ser vista no Teatro Íracles Pires, a partir das 20h.

A programação da mostra termina no dia 31 de março, quando será encenada a peça ‘Berço Esplêndido’, da companhia de teatro Os Cogitadores. A apresentação será na Praça Central da cidade de Cachoeira dos Índios, a partir das 19h30. A direção é de Aline Alencar, que também está no elenco.

 

ESPETÁCULOS

A ERUDITA – Priscilla Cler

8 de março de 2018 – 19h – Praça Central – Conde

Uma soprano, um pianista e uma pitada de ironia. A Erudita é uma cantora lírica que tenta se libertar das duras tradições da música erudita ao se deparar com a impossibilidade de não movimentar-se ao cantar. Cantando, a soprano descobre as mais diversas possibilidades de interpretação de sete canções de compositores de diferentes estilos (entre Mozart, Debussy e Piazolla), relacionando-se com o espaço, com o pianista e com a plateia.

 

Ficha técnica:

Direção e dramaturgia: Antonio Hildebrando

Texto e seleção musical: Priscilla Cler

Elenco: Priscilla Cler, Nuriey Castro e Mika Costa

Assistência de Direção: Manu Pessoa e Priscilla Cler

Cenário e Figurino: Coletivo Figurados

Iluminação: Cezar Frank e Arejo Frescura de Silva

Operação de Luz: Arejo Frescura de Silva

Edição de vídeo (Crowdfunding): Lucas Alberto Cunha

Projeto Gráfico: Juarez Guimarães Dias

Fotografia: Matheus Soriedem, Luis Henrique do Carmo e Milena Medeiros

 

 

TRAVESSIA – Grupo Graxa de Teatro

10 de março de 2018 – Espaço de Convivência – Belém

 

10h – Vivência “Memórias feminina”

20h – espetáculo

Uma mulher perdida entre suas lembranças relembra algumas situações que aconteceram em sua vida e tenta de alguma forma fazer as pazes com os seu passado, este representado por objetos, com cada um ela se relaciona de uma forma e esses objetos vão além da sua forma concreta, trazendo assim vários tipos de emoções e sentimentos pelos mesmos que ela vai se desfazendo durante o espetáculo, cada um de um jeito, para assim ela se refazer, se reencontrar e seguir enquanto uma mulher livre, sem amarras, sem culpas e sem dor.

 

Ficha técnica:

Grupo: Graxa de Teatro

Com: Kassandra Brandão

Direção: Cely Farias

Dramaturgia: Kassandra Brandão e Joht Cavalcanti

Música: Matteo Ciacchi

Cenário: Colaborativo

Iluminação: Fabiano Diniz

 

 

OUTUBROS – Grupo de Teatro Osfodidário

10 de março de 2018 –  20h – Teatro Ivaldo Lucena / Centro Cultural Oscar de Castro Bananeiras

Inspirado no Diário de Maria de Lourdes Gonçalves, que ela começou a escrever grávida após a morte de Assis, seu amor e pai de seus filhos. Dona Lurdinha morreu em 2017, e em luto de sua mãe, a atriz Dudha Moreira vive no palco sob a direção João Paulo Soares, a narrativa do amor de seus pais. Ultrapassando as barreiras da dor de não ter mais seu amor em vida, e mesmo assim, senti-lo todos os dias.

Ficha técnica:

Grupo: Osfodidários

Com: Dudha Moreira

Direção: João Paulo Soares

Luz: Fabiano Diniz

Cenário: Maria Botelho

Figurino: Juliana Gonçalves Dias

Coreografia: Areta Paiva

Voz em Off: Paulo Vieira e Erom Cordeiro

Participação em vídeo: Maria Fernanda Martinez e Erom Cordeiro

Fotos e vídeo: Alison Bernardes

 

 

VIOLETAS – Cia. VIOLETAS

24 de março de 2018 – 20h – Teatro Cine São José – Campina Grande

Quem foram/quem são essas guerreiras do lar? Sonhadoras anônimas que realizam cotidianos atos de amor/heroísmo? Essa é a história da vovó Wilma, mas também é a história da Neuma, Rosilda, dona Maria, tia Santinha, Mayra, Eleonora e de tantas outras. Como remendar a própria alma? Como ser esteio durante toda a vida, sem nos esquecer também viventes? Para nos remontar ou nos reorganizar, precisamos nos desmontar e redescobrir, em meio às dores e feridas abertas. “Violetas” é uma reflexão, uma memória de esperança, de amor e lealdade, buscando um movimento que nos ajude a passar de vítimas à autoria de nós mesmas, não admitindo mais que nos sejam podados os sonhos.

 

Ficha técnica:

Texto e Interpretação: Mayra Montenegro

Direção: Raquel Scotti Hirson (LUME Teatro)

Assistente Direção e Iluminação: Eleonora Montenegro

Consultoria de Iluminação: Francisco Barganian/Rogério Ferraz

Operação de som: Paul Mailliw de Moraes

Figurino: João Marcelino

Concepção de cenário: Raquel Scotti Hirson e Mayra Montenegro

Confecção de cenário: Rogério Ferraz e Davidson Lacerda

Direção Musical: Mayra Montenegro

Produção: Marcelina Moraes | Amora Produções

 

RAZÃO PARA FICAR – Ana Marinho

24 de março de 2018 – 20h – Teatro Íracles Pires – Cajazeiras

Construído a partir de depoimentos de oito mulheres, egressas do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, em João Pessoa, Paraíba que, após um longo período de internamento, passaram a viver em um Serviço Residencial Terapêutico. O SRT é um espaço de acolhimento cuja meta é promover uma gradativa inclusão social e o desenvolvimento da autonomia de seus moradores.

 

No entanto, a ausência de projetos que viabilizem a interação entre as residentes e a comunidade, bem como o preconceito existente entre a população do bairro onde essas casas estão inseridas, terminam por dificultar a construção de uma reinserção social bem sucedia. A dramaturgia do espetáculo que teve como ponto de partida a tese de doutorado da historiadora Thalyta Lima, traz a vozes dessas oito mulheres internas e de trechos de obras de Clarice Lispector, poemas de Adélia Prado e Lisbeth Lima, busca evidenciar os processos de internamento de mulheres e as consequências de um regime de internação que elimina os sujeitos, tratados como pacientes.

 

Ficha técnica:

Direção: João Paulo Soares

Atuação: Ana Marinho

Dramaturgia: Ana Marinho com a colaboração de João Paulo Soares

Cenário: Maria Botelho

Iluminação: Fabiano Diniz

Figurino: Vilmara Georgina

Fotografia: Rodolpho de Barros e Saulo Portokalos

Teaser: Rodolpho de Barro

 

BERÇO ESPLÊNDIDO – Os Cogitadores

31 de março de 2018 – 19:30 – Praça Central – Cachoeira dos Índios

 

A peça retrata a história de uma família humilde que passa por diversas dificuldades. Apresenta de forma clara como a marginalidade e o subdesenvolvimento do país prejudicaram a grande parte das famílias operárias. Assim, através dos personagens, essa realidade pode ser observada a partir do jogo proposto pelos atores.

 

Ficha técnica:

Direção Geral: Aline Alencar

Dramaturgia: Carlos Carvalho

Orientadora de Pesquisa Conceitual: Patricia Zuppi

Elenco: Alison Bernardes, Aline Alencar, Matheus Leonel e Pablo Rivero

Cenário, Figurinos e Adereços: Aline Alencar/Os Cogitadores

Produção: Os Cogitadores

Orientação Musical: Daniel Verlota e Melchior Alexandre

Criação de trilha sonora original: Os Cogitadores/ Aline Alencar

 

Fonte: PBagora

 

Rate this post
Anúncio


Cultura

Guarabira lança regulamento com inscrições para o Festival de Arte Naif

Publicados

em

Estão abertas, desde a última sexta-feira (05/04), as inscrições para artistas da Arte Naif, de qualquer parte do Brasil, participarem do projeto “Estação Naif – Festival de Arte Naif em Guarabira”. O edital já está publicado e as inscrições encontram-se disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Guarabira, com prazo de encerramento no dia 10 de maio próximo.

Podem se inscrever artistas de qualquer parte do Brasil, a partir de 18 anos de idade, com propostas de tema livre ou Temática Específica sobre aspectos que expressem elementos de estações ferroviárias ou história das ferrovias. Em 2024, a cidade de Guarabira se prepara para celebrar os 140 anos da sua Estação Ferroviária, fundada em 5 de Julho de 1884.

Anúncio


Será uma celebração em dose dupla: primeiro, a Prefeitura Municipal estará entregando à população esse patrimônio histórico revitalizado, onde funcionará o Memorial da Ferrovia e a sala da Secretaria de Cultura e Turismo. Em segundo lugar, em caráter excepcional, estará realizando o seu Festival de Arte Naif nas novas instalações, o qual deverá acontecer na data da inauguração.

“A sociedade estará recebendo esse novo equipamento cultural e, ao mesmo tempo, acolhendo as obras e os artistas da arte naif selecionados para essa edição especial”, diz a nota da Secretaria de Cultura do município.

De forma excepcional, em virtude da data comemorativa e do local que será o salão de exposição, o Festival de Arte Naif em Guarabira, neste ano de 2024, vem adotar a designação do evento como Estação Naif, pois o festival vem se abraçar a um momento cultural importante na história do município, quando estará entregando à população o prédio já restaurado da sua Estação Ferroviária, um equipamento que deverá ser preservado com suas obras de arte, suas relíquias e seu acervo documental.

Para a realização do Estação Naif, com abertura prevista para o dia 4 de julho de 2024, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo acaba de lançar o regulamento de inscrições que traz o formato do evento e aponta as oportunidades de participação dos artistas naif do Brasil, da Paraíba e do município.

O Festival de Arte Naif será lançado com tema livre, tão livre como a própria essência da criação naif, mas adotará um critério de premiação também para obras que apresentem expressões artísticas relativas à história das ferrovias, elementos como viagens de trem e toda a sua beleza no imaginário popular, as partidas e chegadas, as dores e saudades, os lenços de adeus, as esperas e os namoros, as trilhas de ferro, os calçadões, os operários e ferramentas de trabalho, os ambulantes e todo e qualquer elemento humano e paisagístico que enfatize esse rico manancial representativo de toda a jornada ferroviária ao longo da história.

O secretário de cultura do município, Tarcísio Pereira, informou que as inscrições não condicionam os participantes a essa temática, mas serão selecionadas até 20 obras que expressem o tema e estas receberão um prêmio de aquisição à parte, e as mesmas farão parte do acervo permanente do Museu da Ferrovia de Guarabira, incluindo obras de autores guarabirenses.

“As obras não selecionadas dentro da temática, além das já selecionadas e também as demais com tema livre, também estarão concorrendo de forma igualitária aos outros prêmios de aquisição e de reconhecimento que a Prefeitura de Guarabira já vem promovendo ao longo dos anos”, explicou o secretário.

Finalmente, com relação à mudança da data para o mês de julho, a mesma ocorre por duas razões estratégicas: a data de fundação da Estação Ferroviária e, também, o período de retorno às aulas das redes pública e privada de ensino, o que ensejará um agendamento diário de visita estudantil durante os 30 dias da exposição Naif, além de toda a divulgação para turistas.

Os artistas poderão se inscrever entrando no site da Prefeitura de Guarabira, onde encontra-se o banner de acesso para preenchimento das informações e inclusão dos arquivos com imagem das obras.

Leia o regulamento.

Clique aqui para realizar a inscrição.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Guarabira realiza Rota Cultural Raízes do Brejo neste fim de semana

Publicados

em

A cidade de Guarabira participa esta semana da Rota Cultural Raízes do Brejo. De sexta (24) até domingo (26) uma vasta programação estará disponível com diversas atividades para toda população local e turistas. Este é o segundo ano que o município integra a programação da rota cultural, que já está em sua 5ª edição. 

Com o tema “Cultura e tradição nos 100 anos do pavão” a programação (confira na íntegra logo abaixo) conta com apresentações culturais com grupos da cidade, atividades voltadas para guias turísticos, shows em praça pública, e solenidade religiosa.

Anúncio


“Mais um ano em que Guarabira mostrará todo o seu potencial turístico e cultural. Serão três dias intensos com atividades para todo os gostos, e que valorizam nossa identidade regional, assim como atrai turistas para o município. A Prefeitura de Guarabira tem como parceiros a PBTur e o Fórum de Turismo do Brejo nessa empreitada de ressaltar nossos talentos artísticos e estimular a geração de renda e oportunidade para os empreendedores locais por meio do Raízes do Brejo”, destacou o prefeito Marcus Diogo.

Segue abaixo a programação completa:

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

GUARABIRA: Prefeitura divulga as atrações da FESTA DA LUZ 2024

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira, em evento realizado no CineMaxxi na noite desta segunda-feira (13), anunciou as atrações da Festa da Luz 2024. Serão quatro noites, de 1 a 4 de fevereiro.

Entre as atrações principais confirmadas estão Mari Fernandes, Limão com Mel, Iguinho e Lulinha, Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeon, Raí e Saia Rodada, Vitor Fernandes, Wesley Safadão, Cláudia Leite, DJ di Medeiros, Pe Fabio de Melo e Celione David.

Anúncio


O conceito da FDL do próximo ano é “siga o som”. E a marca deve estampar toda a estrutura física e assessórios relacionados a festa, considerada a maior festa de padroeira do Nordeste.

O prefeito Marcus Diogo (PSDB), a deputada estadual Camila Toscano e sua mãe, a ex-prefeita Léa participaram do anúncio, ao lado do diretor da festa Thiago Alexandre e convidados.

A gestão municipal promete realizar uma festa maior no próximo ano, o último tendo Marcus Diogo como prefeito. O evento é gratuito e realizado no Parque do Poeta, em Guarabira.

As atrações do palco popular ainda serão anunciadas, assim como detalhes da estrutura no parque de eventos. 

Caderno de Matérias

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas