Conecte-se conosco

Saúde

SÁBADO: Jornada vôlei realiza ação de conscientização sobre riscos da depressão, no Busto de Tamandaré

Publicados

em

Foto Ilustrativa

A depressão é uma doença que chega silenciosamente e atinge muita gente, sem escolher cor, raça, sexo, idade e nem classe social. O problema é tão grave que segundo a Organização Mundial de saúde (OMS), até 2020 será a segunda causa de morte mundial, ficando atrás apenas das doenças cardíacas. O que chama atenção também é o número de tentativas de suicídio de pessoas que possuem a doença. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, entre 2015 até os primeiros meses deste ano, foram registradas 1.767 tentativas de lesões autoprovocadas.

O problema afetou integrantes de um time de Vôlei de João Pessoa. No mês de março deste ano, uma das atletas do Jornada Vôlei cometeu suicídio. Ela tinha 36 anos e lutava contra a depressão há mais de um ano. As atletas encontraram uma forma de transformar a dor em um ato de conscientização e alerta para esta grave doença chamada depressão.

Anúncio


A ação “Depressão: Você não está sozinho. Procure ajude!” vai ser realizada no Busto de Tamandaré, em Tambaú, no próximo sábado, dia 14, às 7h. O evento tem o objetivo de gerar oportunidade para pessoas que passam pelo local ampliarem o conhecimento, esclarecer e se informar sobre as formas de tratamento da doença. Haverá panfletagem educativa, aconselhamento com psicólogos e palestra de esclarecimento sobre a depressão com a psiquiatra Raquel Mendes. Estudantes e profissionais da Faculdade Uninassau também participarão da ação, com orientações, além do teste de estressômetro, realização de terapias manuais e dança.

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) faz parte do grupo e é uma das apoiadoras da atividade. Atleta de vôlei desde a adolescência, Camila era amiga da jogadora e ficou muito abalada com a morte trágica da integrante. O caso incentivou a parlamentar a entrar na luta contra a depressão. Ela vai apresentar projeto de lei criando o dia estadual de combate ao problema. “É preciso muita informação e esclarecimento sobre essa doença. Muita gente tem e não sabe. Não enxerga como uma doença que precisa de acompanhamento profissional. As consequências da falta de atenção necessária, infelizmente, é a morte”, alertou.

Cura – A depressão tem cura. Segundo a psiquiatra Raquel Mendes, ao primeiro sinal da doença é preciso procurar atendimento. “Falar sobre o que sente é o primeiro remédio contra a doença. O suicídio nos casos de depressão é uma morte totalmente evitável, temos que combater, ouvir as pessoas e mostrar que a depressão tem cura”, esclareceu.

Segundo Renata Mendes, uma das atletas do Jornada Vôlei, o intuito da ação é levantar a discussão para essa doença que  afeta cada vez mais famílias paraibanas. “Sempre nos reuníamos para jogar e por motivos alegres, este triste fato nos fez repensar sobre o problema e chamar atenção da população para ouvir mais e ter menos preconceito. Estamos recebendo muitos depoimentos de pessoas que estão enfrentando a doença”, comentou.

A ação realizada pelas atletas do Jornada Vôlei terá apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), da Faculdade Uninassau, LUG Serigrafia, Gráfica JB e Múltipla Comunicação Integrada.

SERVIÇO:
” Depressão: Você não está sozinho. Procure ajuda!”

Local: Busto de Tamandaré- Tambaú
Data: 14 de março
Hora: 7h às 9h
Serviços: Esclarecimentos sobre a Depressão, aconselhamento com profissionais de saúde, palestras sobre o tema,  apresentações Culturais, divulgação de rede de apoio.
Realização: Jornada Vôlei
Apoio: Uninassau; Gráfica JB ; Múltipla Comunicação Integrada; Secretaria de Saúde de João Pessoa; Lug Serigrafia; Grupo Axé de Capoeira

Contato: (83) 98664-1010 (Juliana Teixeira)

ONDE CONSEGUIR AJUDA:
CAPS III Gutemberg Botelho – Oferece acolhimento, tratamento com medicamentos, atividades comunitárias, oficinas culturais e visitas domiciliares.
Endereço: Rua Minas Gerais, nº 409, Bairro dos Estados.
Horário de Atendimento: 24h
Telefone: 3211-6700

CAPS AD David Capistrano – Atendimentos domiciliares e assistência individual psiquiátrica e psicológica.
Endereço: Rua José Soares, s/n, Rangel.
Horário de atendimento: 24h
Telefone: 3218-5244

CAPS I Infanto Juvenil Cirandar – Oferece atividades socioculturais, comunitárias e terapêuticas, visitas domiciliares e tratamento com medicamentos.
Endereço: Rua Gouveia Nóbrega, s/n, Roger.
Horário de Atendimento: 8h às 17h
Telefone: 3214-6079

CAPS Caminhar – Atende e trata os portadores de transtornos mentais ofertando tratamento com medicamentos, atividades comunitárias, oficinas culturais e visitas domiciliares.
Endereço: Rua Paulino Santos Coelho, s/n, Jardim Cidade Universitária. Horário de atendimento: 24h.
Telefone: 3218-7008.

Pasm – A unidade funciona 24 horas e é referência no atendimento a surtos psicóticos, uso compulsivo ou abstinência de álcool e outras drogas, ideação e tentativa de suicídio, ansiedade e depressão aguda.
Endereço: Rua Agente Fiscal José Costa Duarte, s/n, Mangabeira II. Horário de Atendimento: 24h
Telefone: 3218-9725 ou 3218-9727

Centro de Valorização da Vida- Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias.
Telefone: 141
Endereço: www.cvv.org.br

Assessoria de Imprensa

Rate this post
Anúncio


Saúde

Hospital Regional de Guarabira recebe 48 camas elétricas adquiridas através de emenda de Raniery Paulino

Publicados

em

Uma emenda do deputado federal Raniery Paulino garantiu a aquisição de 48 camas elétricas para o Hospital Regional de Guarabira.

A emenda de n° 221/2023, no valor de mais de 526 mil reais, destinadas pelo deputado federal Raniery Paulino, foi utilizada para a compra de 48 novas camas elétricas para o Hospital Regional de Guarabira.

Anúncio


Raniery é o deputado que mais destina recursos para o Hospital Regional de Guarabira, que é referência para mais de 25 municípios paraibanos.

“Sou o deputado que mais destinou recursos para o Hospital Regional de Guarabira, hoje fico muito feliz com a aquisição de quase 50 camas elétricas que chegaram ao hospital e já estão beneficiando toda a população de Guarabira e do brejo paraibano”.

O Hospital Regional de Guarabira atende cerca de 25 cidades do brejo e agreste paraibano, totalizando uma população de mais de 300 mil pessoas.

Diário de Notícias

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Saúde de Guarabira inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza

Publicados

em

Teve início nesta segunda-feira, 18/3, a Campanha de Vacinação contra a Influenza (Gripe) em Guarabira. De modo tradicional a mobilização ocorre nacionalmente entre os meses de abril e maio, neste ano, foi antecipada em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. 

O Ministério da Saúde antecipou a campanha para 25/3, porém, já que os municípios estão todos abastecidos com o imunizante, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, junto com o próprio MS e as secretarias municipais paraibanas, decidiu antecipar para esta segunda, com Dia D marcado para ser realizado no dia 13/4, encerrando-se em 31/5.

Anúncio


A coordenadora de Vigilância Epidemiológica Elicácia Cunha, da Secretaria Municipal de Saúde de Guarabira, ressaltou da disponibilidade da vacina nas UBS. “Estamos antecipando para esta segunda, dia 18 de março, a campanha de vacinação contra a gripe, alinhada com a SES. Afirmamos que todas as salas de vacinas das nossas UBSs estão abastecidas com a vacina, que o público-alvo já pode se direcionar a unidade mais próxima para se imunizar”, informou.

De acordo com o MS, a vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas. A pasta informa ainda que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Veja quem pode se vacinar:

• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

• Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;

• Trabalhadores da Saúde;

• Gestantes;

• Puérperas;

• Professores dos ensinos básico e superior;

• Povos indígenas;

• Idosos com 60 anos ou mais;

• Pessoas em situação de rua;

• Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

• Profissionais das Forças Armadas;

• Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

• Pessoas com deficiência permanente;

• Caminhoneiros;

• Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

• Trabalhadores portuários;

• Funcionários do sistema de privação de liberdade;

• População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Documentos necessários para se vacinar contra a influenza: CPF ou cartão do SUS.

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Opera Paraíba realiza mais de 700 cirurgias em 13 cidades paraibanas

Publicados

em

O programa Opera Paraíba, criado pelo Governo do Estado para agilizar o acesso às cirurgias eletivas, esteve em 13 municípios das três macrorregiões de saúde do estado, nesse fim de semana. Da sexta-feira (15) até esse domingo (17), foram ofertadas 714 cirurgias. Os procedimentos foram nas especialidades de cirurgia-geral, ginecológica, oftalmológica e pediátrica.

Na cidade de São Bento, o programa realizou, pela primeira vez, cirurgias através do Opera Paraíba. Foram oferecidas 150 cirurgias de catarata. A aposentada Rita Petrolina, de 72 anos, foi uma das beneficiadas e conta que já não conseguia fazer bem os trabalhos diários. “Em casa, eu já estava com dificuldade para fazer minhas coisas por conta da vista, aí já fiz cirurgia em um olho e agora estou fazendo no outro, para ficar cem por cento”, lembrou.

Anúncio


O Hospital Regional de Cajazeiras também recebeu a equipe itinerante do programa e ofereceu, em dois dias, 240 cirurgias de catarata. Ainda no Sertão, na cidade de Catolé do Rocha, o Opera contemplou 75 pessoas com cirurgias gerais.

Em Campina Grande, o Hospital de Clínicas realizou, por meio do programa, 40 procedimentos pediátricos, de hérnia e fimose. O Opera também esteve em Patos, Sousa, Santa Luzia, Itabaiana, Monteiro, Queimadas, João Pessoa, Solânea e Guarabira.

O secretário de saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, explica que a proposta é expandir o programa, visando oferecer mais procedimentos de novas especialidades. “Hoje, o Opera Paraíba está presente em todas as regiões do estado, graças ao compromisso de interiorização da saúde assumido pelo Governo do Estado para suprir o vazio assistencial que as cidades enfrentavam, especialmente no interior. Nosso objetivo é poder ampliar o número de procedimentos e atender demandas de novas especialidades”, destacou.

Para ser atendido, o usuário precisa procurar a Secretaria de Saúde de seu município ou fazer o cadastro acessando a página operaparaiba.pb.gov.br.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas