Guarabira

GiraMundo: Professora guarabirense selecionada pela Fapesq destaca projeto na Finlândia

Fotos: Arquivo Pessoal

A professora guarabirense Fabiana Querino Xavier e Fontes foi selecionada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), através do Programa GiraMundo, pela submissão de um projeto sobre Empoderamento e Protagonismo Juvenil, a ser desenvolvido em escolas na cidade de Guarabira, onde a mesma é professora efetiva de Língua Inglesa.

A seleção contou ainda com uma etapa de proficiência em língua inglesa, atestada pelo exame internacional TOEIC Bridge.
O objetivo desta seleção foi a concessão de bolsa de estudo para realização de um curso de Formação Continuada em Metodologias Inovadoras na Finlândia, país europeu que possui o melhor sistema educacional do mundo e ocupa o primeiro lugar em bem-estar de alunos e professores.

 

O sucesso dos índices educacionais finlandeses faz desnecessária a existência de escolas privadas, pois as escolas públicas alcançam a excelência e suprem a necessidade da população nativa e imigrante.

Ao chegar à Finlândia a professora foi recepcionada pela Ex-Ministra da Educação, responsável por grandes mudanças no sistema educacional do país, Seija Mahlamäki-Kultanen.

O curso está sendo oferecido pela Universidade de Ciências Aplicadas de Hämeenlinna (HAMK) e aborda assuntos como: Abordagem centrada no aluno; Aprendizagem profunda; Avaliação baseada na competência; Aconselhamento de carreira; Orientação vocacional; Bem-estar pessoal e emocional; Resiliência; Educação Inclusiva; Empreendedorismo; Ferramentas digitais inovadoras e Ambientes virtuais de aprendizagem.

Da redação




Mais Lidas

Topo