Conecte-se conosco

Guarabira

UEPB e Prefeitura de Guarabira celebram convênio para concessão de estágios para alunos de graduação

Publicados

em

Com o objetivo de melhorar a formação profissional dos discentes e alargar a oferta dos serviços públicos prestados à sociedade, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Prefeitura Municipal de Guarabira (PMG) celebraram mais um convênio de mútua colaboração, que entrou em vigor na última quarta-feira (9), quando houve a assinatura de formalização da parceria, no Centro de Humanidades (CH). Trata-se do Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI), uma modalidade de concessão de estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios voltados para estudantes dos diversos cursos ofertados pela Instituição.

As atividades serão desempenhadas, sobretudo, em escolas, creches, instituições públicas e em unidades básicas da saúde. O primeiro grupo de universitários a participar do projeto será oriundo do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Câmpus I da UEPB. A iniciativa funcionará com a seguinte metodologia: o discente em fase formativa de realização de estágio atuará nas dependências das repartições municipais, somando a essa tarefa o desenvolvimento de ações educativas nas unidades escolares, dando, assim, os passos fundamentais na edificação de sua profissão. Os estagiários não receberão bolsa, mas em contrapartida serão amparados por toda uma infraestrutura custeada pela Prefeitura, tais como hospedagem, alimentação e transporte.

Anúncio


Segundo o reitor Rangel Junior, o EMI é direcionado ao aprendizado do estudante, que contará, ao mesmo tempo, com o apoio de professores da UEPB e de profissionais do próprio município. “Já estabelecemos parcerias com várias cidades nesse sentido. Aos moldes dos projetos Universidade Solidária e Rondon, esse é um tipo de estágio no qual um grupo de alunos sai de Campina Grande, por exemplo, em direção a localidades onde os estágios serão realizados, nelas permanecendo por um período, atuando nas mais diversas frentes, como saúde, educação, direito, engenharia”, explicou.

Para o reitor, o convênio entre universidades e prefeituras é de suma relevância, pois contribui significativamente para o crescimento da qualidade do trabalho promovido pelas instituições de ensino superior. “Campo para estagiar é uma necessidade constante, seja no setor público, seja no privado”, frisou. No caso específico do Centro de Humanidades, localizado em Guarabira, um centro voltado para a formação de professores, com exceção do Curso de Direito, os alunos poderão, em breve, participar do programa.

“É fundamental que tenhamos no âmbito do município de Guarabira e, posteriormente, em municípios vizinhos, condições eficazes para a realização de estágios regulares, exercidos na rede básica de ensino. Também estamos debatendo a possibilidade de implantar residências pedagógicas, projeto que será desenvolvido mais adiante, como ampliação da parceira em foco. Para a UEPB, é extremamente importante a prática do estágio multidisciplinar interiorizado, bem como a oferta de espaços de atuação para que estágios curriculares não obrigatórios também possam ser abertos para os estudantes, contribuindo de tal maneira para a formação discente e o crescimento do próprio município. É uma via de mão dupla. Todos ganham e a sociedade ganha muito mais”, explicou Rangel Junior.

O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, considera a parceria benéfica tanto para o município quanto para a UEPB. “Iniciaremos o estágio abrangendo 30 alunos da área de saúde do Câmpus de Campina Grande, vinculados aos cursos de Fisioterapia, Farmácia, Psicologia, Odontologia e Enfermagem. Para isso, montamos uma casa para atender os universitários, que por meio do estágio prestarão um serviço de boa qualidade à população, dispondo de orientação de professores da UEPB e de profissionais que atuam no município”, relatou o prefeito.

Em relação aos estágios no setor da Educação, que serão direcionados aos estudantes dos cursos de licenciatura do Câmpus III, Zenóbio relatou que esta será a próxima etapa a ser executada pelo convênio. “O aluno dos cursos de Pedagogia, Letras, História ou Geografia estabelecerá um contato direto com a escola, com a realidade que deverá se defrontar quando concluir sua formação. É um processo enriquecedor. Enquanto os estagiários do Câmpus de Campina Grande serão beneficiados por toda uma infraestrutura, os do Centro de Humanidades deverão ser contemplados com bolsas de incentivo à docência”, enfatizou.

Atualmente, além de Guarabira, os municípios de Puxinanã, Queimadas, Lagoa Seca e o Distrito de Galante, situado em Campina Grande, são parceiros da modalidade de Estágio Multidisciplinar Interiorizado, que segue a formalização exigida pela Lei 11.788/2008, conhecida como Lei do Estágio, e a legislação da UEPB, respeitando os direitos e deveres da parte concedente e do estagiário.

Os estudantes matriculados no EMI são submetidos a um sorteio, por meio do qual será definido o município de realização do estágio, com carga de 160 horas. Para os demais estagiários, os municípios conveniados indicarão a área de necessidade do estágio e as coordenações de curso farão a seleção dos graduandos. Segundo o reitor, em alguns casos, a própria prefeitura poderá ofertar vagas e publicar editais. Em relação à remuneração do estágio, Rangel esclareceu que no caso em que houver a possibilidade de bolsa, esta deverá ser custeada pelo poder público municipal.

Rate this post
Anúncio


Apoio

Cultura

FIAN 2023: Divulgada relação dos artistas para a quinta edição, em Guarabira

Confira a relação dos 88 Artistas e as obras selecionadas.

Publicados

em

A quinta edição do Festival Internacional de Arte Naif (FIAN 2023), na cidade de Guarabira, já está com a relação definitiva dos 88 artistas que estarão expondo suas obras a partir de 25 de maio. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, juntamente com o Ateliê Adriano Dias, já recebeu a lista da curadoria com a divulgação das obras selecionadas.

Clique aqui e acesse a lista

Anúncio


Desde o dia 15 de fevereiro, quando foi lançado o edital de inscrições para todo o Brasil e outros países, artistas da Arte Naif tiveram um prazo de 45 dias para inscrições e apresentar propostas de trabalho dentro da temática deste ano: o universo do Pavão Misterioso, considerando que em 2023 está sendo comemorado o centenário da obra em cordel “Romance do Pavão Misterioso”, de autoria de José Camelo de Melo Rezende, poeta nascido no município de Guarabira.

Ao longo de 45 dias, inscreveram-se 180 artistas de 17 estados brasileiros, além de outros pertencentes a oito países. Apesar do grande número de inscritos, a Comissão de Seleção elegeu 68 participantes, pois entendeu que foram propostas identificadas com a temática estabelecida em edital, o Pavão Misterioso.

Essa comissão foi composta por nomes como Jaqueline Finkelstein, Beto Fernandes, Manoel Onofre, Valdeck de Garanhuns e Adriano Dias. Foram selecionados esses 68 e outros 20 artistas que virão como convidados, pois a exposição terá uma sala específica em xilogravura que vai homenagear o xilógrafo pernambucano J. Borges, um importante nome da xilogravura no Brasil.

José Francisco Borges, conhecido artisticamente como J. Borges, é um dos mais famosos xilógrafos de Pernambuco, nasceu em 1935 na cidade de Bezerros, no interior de Pernambuco, onde vive até hoje. Ele estará em Guarabira nessa quinta edição do Fian, como homenageado e convidado especial.

O FIAN 2023 acontecerá de 25 a 30 de junho na cidade de Guarabira. Devido à homenagem aos 100 anos do Romance do Pavão Misterioso, a exposição percorrerá outros municípios paraibanos depois de Guarabira – a exemplo de Sousa, Monteiro, Campina Grande e João Pessoa. Confira abaixo a relação dos 68 artistas selecionados, com indicação das obras e local de origem.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

ANIVERSÁRIO DA CIDADE: Prefeitura não terá expediente nesta sexta (26)

Publicados

em

As repartições públicas municipais de Guarabira sofrerão alteração no expediente devido ao feriado municipal alusivo à emancipação política do município, comemorado na próxima sexta-feira 26. Serviços essenciais, a exemplo da coleta de lixo e de fiscalização de trânsito serão preservados.

DENTRO DO MÊS: Mantendo a política salarial dentro do mês trabalhado, nos próximos dias 29 e 30 serão realizados os pagamentos dos servidores referente ao mês de novembro, a informação foi repassada pela Secretaria de Administração do Município.

Anúncio


Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

IMPERDÍVEL: Mix Festas e Descartáveis realiza Curso de Salgados e Panetones nesta quarta, 10

Publicados

em

Nesta quarta-feira, 10, a Mix Festas e Descartáveis irá realizar os Curso de Salgados Tradicionais com Massa de Empada Versátil pela manhã e pela tarde o Curso de Panetones.

Pela manhã será ministrado o curso de salgados das 9 às 13h00. No curso será ensinado sobre: pão com creme de queijo, coxinha, pastel e empada com massa versátil.

Anúncio


Nesta quarta-feira, 10, a Mix Festas e Descartáveis irá realizar o Curso de Panetones. Você irá aprender nesta aula:

  • Panetone,
  • Chocotone e
  • Panetone Trufado

Taxa de Inscrição: R$ 120,00 – ou 2x de 65,00 no cartão. Vagas limitadas!

Horário: PERÍODO DA TARDE: 13h às 17h. Com as professoras Tia Neves e Dayanny.


A Mix Festas e Descartáveis neste momento de pandemia mantém a sala de cursos funcionando com número reduzido de alunos e respeitando o distanciamento. Portanto garanta já sua vaga!

A loja disponibiliza de recipiente com álcool 70% INPM para a higienização dos participantes. A loja informa para que todos os participantes dos cursos ministrados, levar máscaras de proteção, pois é necessário a utilização da mesma no recinto.

A loja Mix Festas e Descartáveis fica localizada na Rua Augusto de Almeida, 48, ao lado do ENSL (Educandário Nossa Senhora de Lourdes), também conhecido como “Colégio de Socorro Amorim”, no Centro de Guarabira, fone: (83) 3271-8100.

Siga a Festas e Descartáveis nas redes sociais: instagram.com/mixfestasedescartaveis e facebook.com/festasedescartaveis

Nesta mesma quarta-feira, na Mix Festas e Descartáveis, dia 10 terá a apresentação e degustação dos chantilly MasterMartini com o Chef Jailson.

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas