Conecte-se conosco

Guarabira

Guarabira recebe etapa do 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Paraíba

Publicados

em

O 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Paraíba teve como sede, na última sexta-feira (18), a cidade de Guarabira. Realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), o evento ocorreu nos períodos da tarde e da noite, numa parceria entre o Campus III e a Prefeitura Municipal. Como de costume, a programação se deu nas instalações da Universidade e em uma área pública do município, previamente escolhida pelo coordenador local.

No Campus III, o Encontro aconteceu no miniauditório, tendo como mestre de cerimônias o poeta e servidor da UEPB Lino Sapo. A abertura foi prestigiada pelo pró-reitor Cultura da UEPB, José Cristóvão de Andrade; pelo secretário de Cultura, Percinaldo Toscano, também coordenador do evento em Guarabira; pelo assessor da Procult, Agnaldo Barbosa; pela diretora adjunta do Centro de Humanidades (CH), Cleoma Toscano Henriques; pelo diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Laplace Guedes; e pelo secretário do CH, Baltazar Filho.

O pró-reitor de Cultura apontou que o Encontro vem cumprindo a sua missão de defesa e valorização do sanfoneiro e do tocador de fole. “A cada dia surgem novas tecnologias, novos estilos surgem, mas dentro da nossa própria casa vemos o distanciamento dessa valorização. Se em cada cidade nós não cuidarmos disso, nossos artistas serão cada vez mais excluídos, isso será reproduzido a título de modernidade e sabemos que não é. É importante ter esse percentual de artistas incluídos na grade junina. Em Caruaru, por exemplo, no ano passado, 75% da programação era composta por artistas regionais. Nosso desejo é continuar reforçando isso e levando esse debate para a imprensa”, ressaltou.

Para Percinaldo, a parceria estabelecida entre a UEPB e a Prefeitura significa conquistas em prol de toda a comunidade. “É uma sinalização de que juntos podemos alcançamos nossos objetivos. O evento tem grande valor e nós abraçamos a causa sem nenhuma hesitação por ser um investimento na cultura popular”, disse. Cleoma, Laplace e Baltazar externaram a satisfação por receberem mais uma edição do Encontro, sempre enfatizando a qualidade do evento e seu desejo de transmissão e preservação da arte regional. Para eles, o Encontro significa enfrentar um mercado que gradualmente busca sufocar a música de raiz.

Em seguida, procedeu-se com a aula espetáculo efetivada por Luizinho Calixto. Na ocasião, Luizinho comentou o quanto o forró verdadeiro, tradicional, segue vivo. “Ano passado fui convidado a participar do festival de forró pé-de-serra que é efetuado em Belo Horizonte. Lá se ouvia Gerson Filho, Abdias, Pedro Sertanejo, Dominguinhos. Muitas vezes eu me pergunto por que, na maioria das vezes, os ouvidos de hoje em dia só escutam música de baixíssima qualidade. Há rádios em que se paga para não tocarem Luiz Gonzaga. Eu mesmo presenciei isso acontecer. Sem Luiz Gonzaga não existiria Dominguinhos. Sivuca não seria divulgado, não no Brasil”, disse.

Luizinho contou ainda sobre a turnê que fez em 2017 integrando o Festival de Forró de Zurique. “Na Europa, quase todo final de semana ocorrem festivais semelhantes. Há pessoas de todos os lugares que se pode imaginar, da Irlanda do Norte, Londres, Rússia, Suíça, França”, acrescentou. Após a preleção de Luizinho, ainda no auditório, iniciaram as apresentações dos inscritos, acompanhados pelos professores do Centro Artístico Cultural da UEPB, João Batista e Erivan Ferreira. Também se exibiram João e Marcelo Calixto, além do sanfoneiro mirim Raí Bezerra.

Da equipe da Procult participaram, ainda, os servidores Alberto Alves e Igor de Carvalho. À noite o espetáculo continuou, tendo como sede o Memorial do Cordel José Camelo de Melo Resende.

A sanfona e seus admiradores

Admirador da sanfona, o guarabirense Paulo Atanásio fez questão de prestigiar a apresentação dos sanfoneiros no Centro de Humanidades. “Já assisti muitos festivais com Marinês e Gonzagão. A sanfona é um instrumento musical que me encanta. Quando soube do evento, não pensei duas vezes. É, sem dúvida, um resgate da cultura nordestina”, disse.

Pela segunda vez o artista Éricles Barbosa, 21, se inscreveu para participar do Encontro de Sanfoneiros. Natural da cidade de Guarabira, há três anos desempenha sua arte. Para ele, que vem de uma tradicional família de sanfoneiros, o evento representa uma oportunidade para aprender cada vez mais com os grandes mestres. “Além do prazer de ver os amigos da região tocando, é sempre uma satisfação ouvir as palavras dos mestres aqui reunidos, sobretudo as de Luizinho Calixto. Isso é o que nos motiva a voltar a cada edição”, relatou Éricles, que foi premiado com o Troféu Dominguinhos na etapa local do 1º Encontro de Sanfoneiros, como destaque no acordeon.

O experiente sanfoneiro Novinho do Acordeon também esteve presente no evento. Com 66 anos de idade e mais de 40 anos de profissão, o guarabirense destacou que o Encontro de Sanfoneiros significa, para ele, compartilhar o prazer de tocar sanfona. “Esse instrumento está no sangue. O gosto pela sanfona está na nossa família desde a época dos meus avós”, concluiu.

Texto: Simone Bezerrill e Oziella Inocêncio
Fotos: Hugo Tabosa, Lisiane Santos de Almeida e Uirá Agra

Guarabira

Prefeito Zenóbio confirma concurso em Guarabira e com a participação de outras cidades da região no concurso

Publicados

em

O prefeito da cidade de Guarabira Zenóbio Toscano em entrevista ao repórter Rodrigo Sousa da rádio Cultura, confirmou que dentro de alguns dias a sua administração realizará o seu concurso público na cidade.

Na ocasião ele falou que está conversando com prefeitos e prefeitas da região, para que os concursos das cidades vizinhas venham a ser realizado do mesmo dia e dentro da mesma licitação, onde neste processo as prefeituras teriam uma economia na contratação da banca realizadora e agilidade. E também na questão referente as vagas que terá uma ampliação maior.

A banca que será é a CPCON – Comissão Permanente de Concursos da UEPB.

Continue lendo

Guarabira

Comandante do 4º BPM parabeniza policial recém-promovido

Publicados

em

O comandante do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente-coronel Gilberto, parabenizou o subtenente Emiliano de Melo, que foi promovido a 2º tenente. A promoção foi divulgada no Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (21) e assinada pelo governador Ricardo Coutinho, tendo em vista proposta do comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller.

As luvas de ombro do recém-promovido foram colocadas pelo tenente-coronel Gilberto que, junto com o subcomandante do 4º BPM, tenente-coronel Brandão, desejou ao agora 2º tenente Melo, muitas bênçãos e prosperidade nos passos futuros da sua carreira militar.

Ascom/4ºBPM

 

Continue lendo

Galerias de Fotos

Hinode inaugura loja em Guarabira. Confira!

Publicados

em

Fotos: brejo.com

Guarabira ganha a primeira Hinode Center da Paraíba. Agora os consultores não precisam mais se deslocar para outros centros para adquirir os produtos Hinode. Os consultores e franqueados de Guarabira e região agora podem contar com a mais nova loja Hinode. Confira nas fotos a seguir como foi a inauguração nesta última quarta, dia 20.

A Hinode Center está localizada na Avenida Osmar de Aquino, 135 – centro. (Ao lado da Riauto Automóveis)

Do brejo.com

Continue lendo

Redes Sociais

Twitter Brejo.com Youtube Brejo.com Orkut Brejo.com Facebook Brejo.com

Mais Lidas