Conecte-se conosco

Cidades

Em Caiçara, agricultor que não tinha documento comemora 1° aniversário e precisa de ajuda

.

Publicados

em

O senhor José Ferreira, de Caiçara-PB, vivia sem qualquer documentação até ano passado quando, após um demorado processo, obteve seu registro de nascimento, ele vive em situação de extrema pobreza.

Durante o processo foram realizadas buscas em vários cartórios e paróquias para localizar seu registro de nascimento ou batismo. Sem êxito, a saída foi a realização de uma perícia para estimar sua idade biológica cujo resultado foi de 62 anos, a partir daí o juiz escolheu uma data e sentenciou seu nascimento como sendo em 01/01/1959.

Anúncio


O caso repercutiu nacionalmente como um exemplo da existência de cerca de 3 milhões de brasileiros que, segundo estimativa do IBGE, vivem sem exercer sua cidadania, são “invisíveis”, e por isso, entre outros prejuízos, não têm acesso a serviços e benefícios do governo. O assunto, provavelmente até devido a repercussão do caso, acabou sendo escolhido como tema da redação do ENEM 2021.

O técnico judiciário Jocelino Tomaz de Lima, da Comarca de Belém, onde o processo teve seu deslinde, acompanhou de perto o caso e auxiliou seu José na retirada dos demais documentos.

Ao ver se aproximar a data do seu aniversário, Jocelino, com apoio de amigos organizou, de surpresa, uma comemoração, até porque seria o 1º aniversário da vida de seu José, que nunca soube a data do seu nascimento. Jocelino também preside a ONG Grupo Atitude, que promove voluntariamente, há 17 anos, o incentivo a leitura e a cultura em Caiçara.

Assim, na tarde de 1º de janeiro, Jocelino convidou ele, sua companheira e sua sogra, que moram na mesma casa, para um passeio pelas praças das cidades de Logradouro e de Caiçara, que estão com decorações natalinas, seu José sequer estava lembrado que naquela data “oficialmente” era seu aniversário. Após o passeio, Jocelino os levou para uma visita ao filho do sr. José Ferreira, onde estava organizada a “festinha”. Ao chegarem seu José foi surpreendido com os parabéns de familiares e amigos.

A parte de toda a curiosidade e repercussão do caso do sr. José Ferreira, o mesmo segue vivendo em situação de extrema pobreza, em um “quartinho” nos fundos da casa da sogra sem o mínimo de conforto. Por não ter documentos ele ainda não teve acesso a programas sociais e nem conseguiu aposentadoria, dada a extrema seca dos últimos anos, praticamente não trabalhou como agricultor ou diarista em terras de proprietários da região.

Assim, Jocelino Tomaz está, em nome dele, realizando uma campanha para lhe proporcionar condições mais dignas até que consiga algum benefício do governo e todos podem manter contato com o mesmo pelo fone (83) 99175-6171, realizar doações pela conta corrente 5150-0, agência 1699-3 do Banco do Brasil, CPF 024.559.544-98 (PIX).

Da redação com Ascom

Rate this post
Anúncio


Paraíba

Avanço: Policiais militares da Paraíba são capacitados para realizar licitações internacionais

Publicados

em

Mais um avanço administrativo deve acontecer na Polícia Militar da Paraíba, que agora tem integrantes capacitados para realizar licitações internacionais e consórcios. Durante os últimos dois dias (26 e 27 de março), os policiais passaram por uma capacitação com o professor e advogado Jonas Lima, que além de formação no exterior, é atualmente uma das maiores referências do tema no Brasil.

O momento de capacitação faz parte do incentivo do comandante-geral da PM, coronel Sérgio Fonseca, na qualificação do efetivo da agência de contratações da corporação para que possa fazer aquisições do que há de melhor no mercado nacional e internacional para o trabalho policial militar, resultando numa melhor prestação de serviço à população.

Além dos policiais da agência de contratações e demais unidades da Polícia Militar da Paraíba, foram oportunizadas vagas para capacitar também integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Secretaria de Administração Penitenciária, Secretária de Estado da Administração, Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, Casa Militar do Governador, Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) e da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PBSaúde).

Ascom

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Kits pedagógicos são entregues as crianças de Guarabira no incentivo a permanência aos estudos

A LBV beneficiou 115 meninos e meninas da Escola Municipal Juberlita Pereira da Costa na zona rural de Guarabira.

Publicados

em

A Legião da Boa Vontade (LBV) no Estado da Paraíba, conta com duas unidades uma em Campina Grande e João Pessoa, promovendo seu trabalho socioassistencial e educacional para centenas de crianças, adolescentes, mulheres e idosos em situação de vulnerabilidade social. Desenvolve o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em seus Centro Comunitário de Assistência Social e ampara com suas campanhas humanitárias famílias em risco social e extrema pobreza de Alagoa Grande, Algodão de Jandaíra, Guarabira, João Pessoa e Mari.

Entre as campanhas empreendidas pela Instituição é a campanha LBV — Educação: Futuro no Presente! iniciativa de mobilização social que visa incentivar crianças e adolescentes à continuidade dos estudos, além de apoiar famílias que não possuem recursos para a compra dos itens escolares.

Anúncio


Ação da Entidade
Nesta edição, a campanha faz entrega de 18 mil kits de materiais pedagógicos e servir até 31 de março, um milhão de refeições aos atendidos pela LBV em suas mais de 80 unidades socioeducacionais localizadas nas cinco regiões do país.

Dados
De acordo com o Censo Escolar 2022, mais de um milhão de estudantes dos 4 aos 17 anos não estão na escola. Um estudo do Unicef, apontou que no Brasil, 32 milhões de meninas e meninos (63% do total) enfrentam diversas dimensões da pobreza, que os tornam mais suscetíveis ao trabalho infantil, falta de saneamento básico, alimentação balanceada, moradia, entre outros recursos essenciais para o desenvolvimento.

Não se aprende com barriga vazia
Você sabia que uma boa alimentação melhora o desempenho escolar? Por isso, na LBV, os atendidos recebem, diariamente, uma alimentação balanceada — de 2 a 5 refeições. E o leite é um item importante nesse cardápio.

Na Paraíba, a Instituição beneficiou 600 crianças e adolescentes de Campina Grande e João Pessoa as assistidas pelo serviço da LBV em suas Unidades, e ainda, nos municípios de Alagoa Grande, Algodão de Jandaíra e Guarabira com a parceria dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS de cada localidade. Em Mari, a Entidade teve o apoio da Associação Missão de Desenvolvimento Social Severino dos Santos para chegar a cada aluno que recebeu seu kit pedagógico no incentivo a continuidade e permanência dos seus estudos.

Sua doação constrói um futuro no presente!
Para tanto, a Instituição permanece a mobilização de doações que podem ser feitas em seu site www.lbv.org.br ou pela chave: [email protected]. Para saber mais acesse @LBVBrasil no Instagram e no Facebook.

Assessoria / LBV

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

Páscoa é na SP Variedades. Confira as novidades!

Publicados

em

Foto: brejo.com

As lojas SP Variedades estão com muitas novidades pra a Páscoa deste ano. São Ovos, cestas com chocolates, coelhos de pelúcia, Canecas com Chocolates… Enfim são muitas novidades para presentear nesta Páscoa. confira nas imagens abaixo.

Endereços da SP Variedades: Guarabira-PB: Av. Dom Pedro, II, 351, Centro – Fones: (83) 3271-1212 / 99111-4549. Sapé-PB: Av. Comendador Renato Ribeiro Coutinho, 1285, Centro – Fone: (83) 3283-3952 e no centro de Alagoa Grande (83) 3273-1715. Siga o SP Variedades no Instagram: @spvariedadesguarabira

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas