Conecte-se conosco

Policial

Polícia Civil previne a população sobre fraude envolvendo venda de veículos na internet

Publicados

em

Foto: Ilustração/Pixabay

Desconfiar de valores muito abaixo aos praticados no mercado, sempre negociar pessoalmente com o legítimo dono ou seu representante legal e desconfiar de conversas com pedidos de mentira. Estas são as principais recomendações da Polícia Civil para a população se prevenir de um tipo de fraude na compra de veículos usados em João Pessoa. O golpe, que se utiliza de falsos anúncios em sites, está sendo investigado pela Delegacia de Defraudações e Falsificações da Capital.

De acordo com a delegada Andréa Melo, a fraude ocorre em duas etapas. Em um primeiro momento, o criminoso escolhe o vendedor que anunciou a venda de um carro na internet. O criminoso entra em contato com essa pessoa e garante a compra do veículo, mas conta uma história fictícia.

Anúncio


“Geralmente, diz que pagará o valor combinado, mas o veículo será entregue a outra pessoa, por conta de uma dívida. O estelionatário convence o vendedor a tirar o anúncio da internet. Em seguida, o falsário posta outro anúncio, com as mesmas fotos e características do veículo. Porém, o preço é menor. O estelionatário anuncia seu próprio contato e age como se fosse o dono do veículo”, explica a delegada.

Após postar o falso anuncio na internet, começa a segunda etapa da fraude. Por conta do baixo valor, o veículo logo atrai a atenção de algum interessado. Sem saber, essa pessoa começa a negociar com o estelionatário, que o convence a ir até a casa do comprador e analisar o carro. Geralmente, o estelionatário conta que o comprador vai entregar o carro como pagamento de uma dívida. Ele ganha a confiança da vítima e o consegue manter a farsa.

“Tanto o comprador quanto o vendedor são enganados. Eles são orientados pelo golpista a mentir um para o outro. O comprador acaba depositando na conta do criminoso o dinheiro pela compra do veículo”, destaca Andrea.

Somente após alguns dias é que o golpe é descoberto. “Tanto o dono do veículo quanto o interessado na compra agem de boa fé, mas são enganados por um criminoso que está em outro Estado”, afirma a delegada.

A Polícia Civil está investigando a ação desse tipo de crime em João Pessoa. Mas reforça que a população adote cuidados na hora de fechar negócios por meio da internet.

“Geralmente, esses estelionatários envolvem as vítimas em mentiras. Pedem que elas confirmem que são suas parentes ou amigas para outras pessoas, sem que nunca tenham as visto antes. As pessoas devem desconfiar sempre que estiver negociando a compra de um veiculo e ouvir essas conversas estranhas.

“Outro sinal de alerta é quando o vendedor ou comprador estiver com muita pressa em fechar o negócio, chegando ao ponto de baixar o valor para um preço muito inferior ao praticado no mercado. Isso pode ser um golpe em andamento”, destacou.

Em caso de dúvida ou suspeita de que está lidando com um criminoso, a polícia recomenda procurar a Delegacia de Polícia mais próxima ou fazer a denúncia de forma anônima pelo Disque 197.

Assessoria/PCPB

Rate this post
Anúncio


Policial

Polícia Militar apreende pistola com suspeito de integrar grupo criminoso

Publicados

em

A Polícia Militar, através da Força Regional, apreendeu uma pistola, três carregadores e munições de dois calibres diferentes, na noite dessa segunda-feira (25), com um suspeito de integrar um grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas, na cidade de Cruz do Espírito Santo. A prisão foi realizada na rua Antônio Barbosa, no Conjunto Rafael Fernandes, onde estaria acontecendo uma disputa entre facções rivais.

A abordagem ao acusado aconteceu depois que os policiais perceberam que ele tinha jogado uma bolsa por cima do muro de uma casa. Ao verificar o que tinha bolsa, foi encontrada a pistola e os demais materiais. O caso foi levado para a 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita.

Anúncio


Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Polícia Militar prende suspeito de ter participação em assassinato de caminhoneiro em Bayeux

Publicados

em

A Polícia Militar prendeu, na manhã desta segunda-feira (25), um homem de 18 anos que teria participação no assassinato de um caminhoneiro do Estado de Santa Catarina, no dia 16 deste mês, na cidade de Bayeux. O preso, que seria integrante de um grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas, estava com porções de cocaína e maconha no momento da prisão.

Ele foi abordado em uma ação dos policiais da 4ª Companhia Independente da PM (4ª CIPM) na comunidade Jardim São Lourenço, no centro de Bayeux. O suspeito estava em uma moto e tentou fugir ao perceber o cerco policial, mas foi rendido e preso com a droga. Além do homicídio do caminhoneiro, cuja participação dele está sob investigação, o acusado também pode ter participado de uma tentativa de homicídio no bairro do Baralho.

Anúncio


O caso foi levado para a 5ª Delegacia Distrital, em Bayeux.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Polícia Militar prende mais de 160 suspeitos e apreende 24 armas de fogo no fim de semana

Publicados

em

O reforço policial nas ruas e as operações de combate aos grupos criminosos ligados ao tráfico de drogas tiveram um saldo de 166 pessoas presas e apreendidas, nesse fim de semana, na Paraíba. Nas ações, foram apreendidas 24 armas de fogo, 1.815 embalagens com drogas e recuperados 13 veículos com registros de roubos.

O destaque foi a prisão de dois suspeitos de integrar grupos criminosos na cidade de Cabedelo. Cada um estava com uma arma, somando em mais de 40 armas apreendidas este ano pela PM, no município.

Anúncio


Ainda conforme os dados do fim de semana, que foram divulgados pelo Estado-Maior Estratégico (EME), a Polícia Militar realizou mais de 5 mil abordagens em mais de 200 pontos de bloqueios policiais montados em locais estratégicos.

As ações devem continuar e serão reforçadas com a Operação Semana Santa.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas