Conecte-se conosco

Cultura

Alunos paraibanos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil se apresentam hoje em JP

Publicados

em

Morando longe da terra natal há sete anos, jovens paraibanos alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, localizada em Santa Catarina, voltam a João Pessoa com bailarinos da Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi para apresentar hoje e amanhã, no Teatro Santa Roza, às 20h, o espetáculo Gala Bolshoi. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15.

Formado por coreografias diversificadas que fazem parte do repertório da companhia, o espetáculo traz apresentações de dança contemporânea, dança folclórica e trechos de renomados balés, que proporcionam ao público diferentes tipos de emoções. As coreografias da destacam o principal talento de cada um dos bailarinos, levando ao público o resultado do trabalho.

Já em João Pessoa, o diretor geral da Escola e pianista russo Pavel Kazarian, explicou ontem que dos 23 bailarinos, 10 são paraibanos que deixaram o Estado para morar em Joinville e estudar na Escola Bolshoi. “Estamos felizes por mostrar o resultado desse trabalho, por presentear a Paraíba com esse belo espetáculo. Temos feito o esforço de levar o trabalho desses jovens a suas cidades de origem”, comentou Pavel.

Assim, Anielle Rolin, Elizandra da Silva, Elisandra Xavier, Rafaella de Carvalho, Geovan da Conceição, Iure Dias, Isaias da Silva, Joalisson dos Santos, Luzemberg de Santana e Thales de Araújo voltam para casa para mostrar o que aprenderam. No palco, jovens que esbanjam coragem, disciplina e dedicação nas atividades cotidianas exibem o resultado de um trabalho diário, que desenvolve talentos e transforma realidades.

A noite de estreia marca a emoção de uma história que está apenas no início. Pavel lembra que os alunos já se apresentaram em outras cidades do País e até do exterior.

Escola brasileira tem dez anos

A oportunidade dos alunos foi viabilizada por um convênio entre a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a prefeitura de João Pessoa e o Governo da Paraíba. Este acordo de cooperação concede aos alunos da rede pública de ensino a obtenção de uma bolsa de estudos num curso técnico-profissionalizante da Escola Bolshoi.

Além de ensino gratuito, as crianças recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, atendimento fisioterápico e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudo.

A escola brasileira é a única extensão estrangeira do Teatro Bolshoi de Moscou. Ela completou, em março desse ano, dez anos desenvolvendo arte e cultura com um sentido libertador com consistência de valores e tradição e atinge as mais variadas classes sociais do país.
Atualmente, a escola conta com 244 alunos de 15 estados brasileiros, sendo 98% bolsistas. Com cinco mestres russos e onze brasileiros, a instituição qualifica bailarinos para o mercado profissional.

Do Portal Correio

Avalie esta postagem
Apoio
Comentários

Cultura

Moleka 100 Vergonha vence concurso de Quadrilhas Juninas da Paraíba

Publicados

em

(Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

Com enredo sobre a importância da voz popular para o desenvolvimento de uma sociedade​, a quadrilha somou 357,4 pontos.

A quadrilha junina Moleka 100 Vergonha, de Campina Grande, venceu o concurso Paraíba Junino 2019 de Quadrilhas Juninas, realizado em Santa Rita. Com enredo sobre a importância da voz popular para o desenvolvimento de uma sociedade, a quadrilha somou 357,4 pontos.

O resultado foi divulgado no último dia de apresentação, na noite desta quinta-feira (20).

Com o tema “A nossa voz”, os quadrilheiros montaram uma espécie de teatro para simular o julgamento da voz. Durante as apresentações surgiram indagações sobre o papel dela para a sociedade.

As juninas Jageiro Seco (354,60 pontos) ficou em segundo lugar e a Sanfona Branca ( 343,60 pontos) a terceira posição do concurso.

Ao todo, 28 quadrilhas juninas se inscreveram na disputa municipal, que acontece desde a quarta-feira (19), mas uma dela, a Brasil Caboclo, não compareceu.

(Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

A ‘Moleka 100 Vergonha’ foi a ganhadora de quatro títulos no Festival das Estrelas Juninas, realizado no dia 10 de junho, na Pirâmide do Parque do Povo, durante o São João 2019. Agora a quadrilha vai se apresentar neste domingo (23), no concurso da Globo Nordeste, que acontece no Sesc Goiana, em Pernambuco.

O grupo também se classificou para o concurso nacional de quadrilhas juninas.

ClickPB

Avalie esta postagem
Continue lendo

Cultura

Prefeito de Guarabira divulga a programação do São Pedro do Nordeste 2019

Publicados

em

Nesta quinta-feira (13/6) o prefeito interino Marcus Diôgo divulgou mais três atrações que irão se apresentar no tradicional São Pedro do Nordeste 2019. São estas: Renno, Rafael Sacanão e Vinícius Mendes.

Na semana passada o o gestor já tinha confirmado Bonde do Brasil. Desta feita, as quatro atrações são fechadas para a festividade, a qual é realizada no bairro mais populoso de Guarabira. O evento acontece nos dias 28 e 29 de junho, no Parque do Encontro.

Confira a programação completa:
Dia 28 – Renno e Rafael Sacanão
Dia 29 – Bonde do Brasil e Vinícius Mendes

 

Fonte: Codecom-PMG

Avalie esta postagem
Continue lendo

Cultura

Nesta quarta-feira: Guarabira dá início à maior exposição internacional de Arte Naif no Brasil

Publicados

em

Foto: Codecom/Arquivo

Tem início nesta quarta-feira (22), e segue até 30 de junho na cidade de Guarabira, a maior exposição internacional de arte naif no Brasil. Trata-se do FIAN – Festival Internacional de Arte Naif, que acontece em sua segunda edição reunindo um acervo de 174 obras pertencentes a 115 pintores de 13 países.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Guarabira, numa parceria com o Ateliê Adriano Dias, o II Fian vai promover o encontro de artistas naifs de várias nacionalidades, além de ser uma vitrine de importantes obras desse segmento das artes plásticas. Além da exposição, haverá a premiação das obras vencedoras com entrega do Troféu Pavão Misterioso, numa referência ao cordelista José Camelo de Mello Rezende, filho de Guarabira e autor do famoso folheto “Romance do Pavão Misterioso”.

Cerca de 60 artistas, de outros estados do Brasil e de alguns dos países participantes, estarão presentes à vernissage que acontece a partir das 7 da noite, no Centro de Documentação Cel. João Pimentel, localizado na Praça da Matriz. Após a abertura do salão, haverá atração musical na Praça João Pessoa, com participação do cantor Tinho Santos (da cidade de Areia) e do guarabirense Artur Neto.

O festival irá homenagear três importantes nomes ligados à arte naif. O baiano Waldomiro de Deus, um dos maiores expoentes dessa estética da pintura, já está na cidade desde a última segunda-feira e será o homenageado especial. O outro homenageado será Josenildo Suassuna, em memória, que faleceu no ano passado e será representado por familiares. Finalmente, como convidada especial, a museóloga Jacqueline Finkelstein, diretora do Museu Internacional de Arte Naif, sediado no Rio de Janeiro, será homenageada por seus serviços prestados à promoção e difusão de vários artistas naifs no Brasil e exterior.

O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, fará a recepção dos artistas convidados e disse que tomou a iniciativa para a realização desse evento por entender que Guarabira é um celeiro de grandes pintores, em especial da linguagem naif, e tem no povo seu povo uma grande identificação com essa arte. “Podemos afirmar que Guarabira está se tornando a Capital da Arte Naif do Brasil, por ser aquela que vem se consolidando entre os criadores dessa linguagem de todos os estados, além de ser o único município do Nordeste a possuir um museu com um valioso acervo de obras naifs que têm vindo de várias partes do mundo”, disse o prefeito.

SERVIÇO:

FIAN – Festival Internacional de Arte Naif
Data: 22 de maio (quarta-feira)
Hora: 19:30h
Local: Centro de Documentação/Museu de Arte Naif
(Praça da Catedral)
Centro de Guarabira

 

Secult/PMG

Avalie esta postagem
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas