Conecte-se conosco

Cultura

Os Reis da Cocada Preta lançam novo CD nesta sexta-feira

Publicados

em

Os Reis da Cocada Preta estão com tudo no lançamento do seu novo CD e sobem ao palco nesta sexta-feira (08), ao lado das bandas Sem Horas e Dalva Suada, para garantir o rock de estreia do novo trabalho. A festa começa às 23h e as bandas vão se revezar entre o Espaço Mundo e o palco montado na Praça Antenor Navarro, no Centro Histórico da Capital .

Na estrada desde 2006, Os Reis acabam de finalizar seu terceiro trabalho. Assim como o primeiro, o novo disco leva apenas o nome do grupo, mas demonstra uma nova fase, que não foge do rock e chega para o público com um estilo mais definido e encontrado, sem esconder a maturidade musical que reverbera por cada nova nota e poesia das letras.

Com Jansen de Carvalho (Janz) no vocal e guitarra, Felipe ‘Ceará’ no baixo, Diego Miranda na bateria e Valter Pedrosa na guitarra, Os Reis viajaram do indie rock com inspiração no som americanizado para se encontrar agora numa essência mais alternativa que explora a musicalidade brasileira.

Seja em músicas como ‘Sr. Wheler’, criada a partir de um vídeo que retrata a neurose de pateta no transito, ou com a ‘Fingindo que eu não vi’ que fala de como um cara enfrentou a perda da mãe quando tinha 10 anos, Os Reis engrossam a cena alternativa do rock paraibano com muita energia e sensibilidade.

Sem Horas

A banda Sem Horas abre os trabalhos da noite no palco montado na Praça Antenor Navarro. Na labuta desde 2003, a banda lançou o último trabalho em 2008 e voltou em julho com o novo EP duplo como resultado da explosão de criação e musicalidade que acometeu os rapazes nesse intervalo.

Sempre produzindo e fazendo shows por ai, Paulo Branco (bateria), Bruno Falcão (baixo), André Falcão (guitarra), Guilherme Delgado (guitarra) e Igor Tadeu (vocal), revelam ao público o que se passa no universo desses rapazes que falam ao mundo através do rock n’roll.

Seja na doçura melódica da batida de ‘Suco de maracujá’ ou no embalo chacoalhante de ‘Não vou mais ficar’, a banda deixa bem claro que não foi à toa a escolha dos nomes para o EP duplo. No Lado A – ‘Para quem descobriu o valor da saudade’, está o que soa como música aos ouvidos dos apaixonados. Já no Lado B – ‘Para quem nunca esqueceu como é se sentir jovem’ está toda a energia do rock que permeia o cotidiano da eterna juventude.

Dalva Suada

Dalva Suada se apresenta logo antes de Os Reis no palco do Espaço Mundo. Mesmo não sabendo dizer ao certo como surgiram, sabem muito bem mostrar a que vieram com Marcelo Abrantes (Piraz) no vocal, Felipe Augusto na guitarra e vocal, Daniel Jesi no baixo, Nildo Gonzalez na Bateria e Pepeu na mesa de som e efeitos. Dalva Suada vai ecoar para toda a cidade um som sem definição que passa pelo rock funkiado, o groove e “movimentos em contra-tempo com o arrastado da terra”, como define o vocalista Piraz.

O grupo é formado por músicos com passagem marcada por outras bandas locais independentes em constante contato na efervescência cultural das noites de João Pessoa. A estreia do novo trabalho, lançado este ano, veio da necessidade visceral de cada um de criar, produzir, trabalhar. “É a necessidade de estar em constante contato com a música e desenvolvimento artístico. É compartilhar histórias, estar com outros músicos, fomentar novas discussões e sensações”, explicou o vocalista.
Do PORTAL  CORREIO

Avalie esta postagem
Apoio
Comentários

Cultura

Prefeito de Guarabira divulga a programação do São Pedro do Nordeste 2019

Publicados

em

Nesta quinta-feira (13/6) o prefeito interino Marcus Diôgo divulgou mais três atrações que irão se apresentar no tradicional São Pedro do Nordeste 2019. São estas: Renno, Rafael Sacanão e Vinícius Mendes.

Na semana passada o o gestor já tinha confirmado Bonde do Brasil. Desta feita, as quatro atrações são fechadas para a festividade, a qual é realizada no bairro mais populoso de Guarabira. O evento acontece nos dias 28 e 29 de junho, no Parque do Encontro.

Confira a programação completa:
Dia 28 – Renno e Rafael Sacanão
Dia 29 – Bonde do Brasil e Vinícius Mendes

 

Fonte: Codecom-PMG

Avalie esta postagem
Continue lendo

Cultura

Nesta quarta-feira: Guarabira dá início à maior exposição internacional de Arte Naif no Brasil

Publicados

em

Foto: Codecom/Arquivo

Tem início nesta quarta-feira (22), e segue até 30 de junho na cidade de Guarabira, a maior exposição internacional de arte naif no Brasil. Trata-se do FIAN – Festival Internacional de Arte Naif, que acontece em sua segunda edição reunindo um acervo de 174 obras pertencentes a 115 pintores de 13 países.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Guarabira, numa parceria com o Ateliê Adriano Dias, o II Fian vai promover o encontro de artistas naifs de várias nacionalidades, além de ser uma vitrine de importantes obras desse segmento das artes plásticas. Além da exposição, haverá a premiação das obras vencedoras com entrega do Troféu Pavão Misterioso, numa referência ao cordelista José Camelo de Mello Rezende, filho de Guarabira e autor do famoso folheto “Romance do Pavão Misterioso”.

Cerca de 60 artistas, de outros estados do Brasil e de alguns dos países participantes, estarão presentes à vernissage que acontece a partir das 7 da noite, no Centro de Documentação Cel. João Pimentel, localizado na Praça da Matriz. Após a abertura do salão, haverá atração musical na Praça João Pessoa, com participação do cantor Tinho Santos (da cidade de Areia) e do guarabirense Artur Neto.

O festival irá homenagear três importantes nomes ligados à arte naif. O baiano Waldomiro de Deus, um dos maiores expoentes dessa estética da pintura, já está na cidade desde a última segunda-feira e será o homenageado especial. O outro homenageado será Josenildo Suassuna, em memória, que faleceu no ano passado e será representado por familiares. Finalmente, como convidada especial, a museóloga Jacqueline Finkelstein, diretora do Museu Internacional de Arte Naif, sediado no Rio de Janeiro, será homenageada por seus serviços prestados à promoção e difusão de vários artistas naifs no Brasil e exterior.

O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, fará a recepção dos artistas convidados e disse que tomou a iniciativa para a realização desse evento por entender que Guarabira é um celeiro de grandes pintores, em especial da linguagem naif, e tem no povo seu povo uma grande identificação com essa arte. “Podemos afirmar que Guarabira está se tornando a Capital da Arte Naif do Brasil, por ser aquela que vem se consolidando entre os criadores dessa linguagem de todos os estados, além de ser o único município do Nordeste a possuir um museu com um valioso acervo de obras naifs que têm vindo de várias partes do mundo”, disse o prefeito.

SERVIÇO:

FIAN – Festival Internacional de Arte Naif
Data: 22 de maio (quarta-feira)
Hora: 19:30h
Local: Centro de Documentação/Museu de Arte Naif
(Praça da Catedral)
Centro de Guarabira

 

Secult/PMG

Avalie esta postagem
Continue lendo

Cultura

Festival Internacional de Arte Naif em Guarabira vai movimentar a cidade durante 40 dias

Publicados

em

O município de Guarabira, no Brejo paraibano, se prepara para um grande movimento de estudantes, turistas e a sociedade em geral para contemplar as cores e a beleza da Arte Naif durante 40 dias. O FIAN (Festival Internacional de Arte Naif) será lançado oficialmente na próxima quarta-feira (22/5), a partir das 7 horas da noite, com abertura da exposição e atrações musicais. Depois, o salão ficará aberto até 30 de junho, atendendo ao público e caravanas de visitantes de outras cidades.

Para tanto, a Secretaria de Cultura e Turismo de Guarabira já está montando um sistema de agendamento para grupos pertencentes a instituições de ensino, agências de turismo ou quaisquer órgãos e entidades que tenham interesse em conhecer as obras expostas. Ao todo, estarão em exposição 174 trabalhos de autores de vários estados do Brasil e mais 12 países, os quais foram selecionados entre centenas de pintores inscritos, no último mês de fevereiro.

Como um festival de abrangência internacional, o salão vai contar com artistas e obras do Uruguai, Nicarágua, México, Itália, Cuba, Eslováquia, Lituânia, Argentina, Costa Rica, Burkina Faso, Portugal e Romênia. Do Brasil, além de vários artistas participantes, o evento fará homenagens ao pintor baiano Waldomiro de Deus, considerado um dos principais expoentes da Arte Naif brasileira, e também ao paraibano Josenildo Suassuna, recentemente falecido, que será representado por familiares. No ano passado, o pintor guarabirense Clóvis Júnior foi o homenageado.

A vernissage, na noite do dia 22, vai contar com a presença da museóloga Jacqueline Finkelstein, diretora do Museu de Arte Naif do Brasil (MIAN), localizado no Rio de Janeiro, que estará em Guarabira como convidada de honra, em virtude do seu trabalho à frente do Mian e uma das maiores promotoras desse segmento artístico no país e no exterior.

A exposição será aberta pelo prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, que em 2016 teve a iniciativa de inaugurar um museu de Arte Naif na cidade, restaurando uma velho sobrado que se encontrava em ruínas e que hoje é um dos pontos turísticos mais visitados no município, conhecido como Casarão da Cultura. No local, além de um acervo de obras em Naif, ainda funciona o Museu da Imagem e do Som e valiosas relíquias da cultura popular.

A abertura do festival será no Centro de Documentação Cel. João Pimentel (CEDOC), localizado na praça da catedral de Nossa Senhora da Luz, centro da cidade. O evento será aberto ao público a partir das 7 horas da noite dessa quarta-feira (22), mesmo local onde aconteceu a primeira edição, também em maio do ano passado. Pessoas interessadas em agendar visitas poderão entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo, pessoalmente ou pelo seguinte endereço eletrônico: secultgba@gmail.com . O Fian é uma realização da Prefeitura Municipal de Guarabira em parceria com o Ateliê Adriano Dias.

Com informações Secult / PMG

Avalie esta postagem
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas