Conecte-se conosco

João Pessoa

João Azevêdo lança investimentos de R$ 115,6 milhões em editais da Educação e convoca 346 professores do concurso do Magistério

Publicados

em

Fotos: Francisco França

O governador João Azevêdo lançou, nesta terça-feira (31), uma série de editais e programas nas áreas da Educação, Ciência e Tecnologia, representando investimentos superiores a R$ 115,6 milhões. Dentre as ações anunciadas pelo chefe do Executivo estadual está a convocação de 346 professores do concurso público do Magistério da Paraíba, sendo 23 referentes às vagas remanescentes da última chamada, realizada em janeiro deste ano. Ele também assinou a Medida Provisória que cria o programa Alfabetiza PB, cujo objetivo é intensificar as ações de alfabetização de jovens, adultos e idosos paraibanos. 

O lançamento das iniciativas aconteceu durante a solenidade de abertura do II Seminário de Transformação Digital na Educação e na Ciência e Tecnologia, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Com o tema: “Paraíba: minha terra conectada com os saberes do mundo”, a programação do evento conta com oficinas, Hackathon – maratona de inovação para professores, palestrantes e autoridades intelectuais de âmbito nacional, lançamentos de programas, além de estandes de ações e programas desenvolvidos na rede estadual de ensino, movimentando diversos locais do Espaço Cultural.

Anúncio


Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou os investimentos para fortalecer a infraestrutura e a qualidade do ensino na Paraíba a partir do incentivo à pesquisa e da implantação de uma política educacional inclusiva. “A educação é o instrumento de desenvolvimento e que torna possível a construção de um estado mais justo e com mais oportunidades. Por isso, valorizamos as produções nas nossas escolas e na UEPB para que importantes descobertas cheguem à sociedade. Além de investir na construção de 103 ginásios em escolas estaduais, na ampliação das escolas cidadãs e técnicas, na reforma de mais de 150 escolas, de firmamos convênios para construção e reforma de escolas municipais e construção de mais 60 ginásios municipais, os editais lançados hoje são demonstrações de que além da estrutura, investimos no conteúdo pedagógico, na formação de professores para que o nosso ensino continue sendo reconhecido nacionalmente, com a oferta de uma educação cada vez mais qualificada”, frisou.

O secretário da Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, afirmou que as novas ações anunciadas hoje se somam aos importantes investimentos do governo voltados para a valorização dos professores e à melhoria das condições de ensino na rede estadual. “Os editais lançados hoje têm uma grande abrangência nas mais diversas áreas, desde a questão da alfabetização de adultos, como cursos EAD por meio da UEPB, investimentos em núcleos de pesquisa e inovação, apontando uma mudança de comportamento e de prioridade, tornando esse dia tão relevante para nós”, pontuou.

O superintendente do Sebrae, Walter Aguiar, evidenciou a atenção do Governo do Estado com a tecnologia e inovação e reforçou a parceria para incentivar a prática científica dos jovens paraibanos.  “O Sebrae tem ligação com a tecnologia, educação e empreendedorismo porque entendemos ser algo fundamental para o futuro da sociedade e esse é o debate presente e que tem a ver com as gerações que estão se formando e com as pessoas que estão formando seus conceitos, criando seus parâmetros para intervir na sociedade e vamos continuar apoiando o Governo do Estado para manter essa política da transformação digital que é algo tão presente”, falou. 

O deputado estadual Branco Mendes parabenizou a gestão estadual pelo compromisso com a educação da Paraíba. “Nós acompanhamos os investimentos em reformas, construção de escolas e valorização dos professores, mesmo diante da pandemia, demonstrando a capacidade do governo de fazer um trabalho qualificado,  que fez o ensino remoto da Paraíba ser reconhecido nacionalmente. É um orgulho para nós sermos referência no país e sabermos que em todos os recantos da Paraíba temos obras de Educação, possibilitando um futuro melhor para cada cidadão por meio do conhecimento adquirido”, disse.

Durante a solenidade, o governador João Azevêdo entregou certificados de reconhecimento pelas 1ª e 2ª colocações no Desafio Nota Mil aos estudantes Francisco Ryan Araújo, da Escola Cidadã Integral Técnica Nobel Vital, no município de Coremas, e José Mateus Lima, da Escola Cidadã Integral José Viturino de Medeiros, em Sossego, respectivamente.

“Eu estudei bastante para alcançar os resultados que esperava e chegou esse momento em que recebo das mãos do governador esse reconhecimento, prevalecendo o sentimento de gratidão. Nós temos acesso a um ensino público excelente, com diversos programas, como o Desafio Nota Mil, que auxilia os alunos a desenvolverem a prática da escrita”, comentou o estudante Francisco Ryan.

Dentre os editais lançados hoje na  abertura do II Seminário de Transformação Digital na Educação e na Ciência e Tecnologia, estão a 2ª adesão ao Programa Paulo Freire – Conectando Saberes, que oferta aos professores da rede estadual de ensino a concessão de notebooks, e os prêmios Escola de Valor e Mestres da Educação, que premiam professores, equipes pedagógicas, administrativas e de apoio que se destacam pelas práticas pedagógicas inovadoras e bem sucedidas, possibilitando a permanência e a elevação da aprendizagem dos estudantes.

Confira os detalhes de cada edital:

Edital de convocação de mais de 300 professores do concurso público – Esta é a 4ª convocação da atual gestão, contemplando todas as Gerências Regionais da Educação e todas as disciplinas da base curricular. Além da convocação dos 300 novos candidatos que prestaram concurso público regido pelo edital n.01/2019/SEAD/SEECT, também serão convocados candidatos que estão em vagas remanescentes, da convocação que foi realizada no dia 06 de janeiro de 2022.

Alfabetiza PB – Educação de Jovens e Adultos – O programa objetiva intensificar as ações de alfabetização e a permanência de jovens, adultos e idosos paraibanos, em Regime de Colaboração com os municípios que detêm os maiores índices de analfabetismo do Estado, em atenção especial às comunidades de maior vulnerabilidade, inclusive articulado ao mundo do trabalho, oferecendo matrículas na forma integradas a educação profissional, como prevê o Plano Estadual de Educação.

Programa Paulo Freire –  A 2ª adesão ao Programa Paulo Freire – Conectando Saberes, uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, é destinada a estimular a inclusão digital dos educadores da Rede Estadual de Ensino no efetivo exercício de suas funções em unidades escolares, por meio da concessão de recursos para subsidiar os professores na aquisição de computadores portáteis para uso educacional. Nesta oportunidade, será aberta nova oportunidade para que mais professores tenham acesso a esta política.

Prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor – Voltados para professores, equipes pedagógicas, administrativas e de apoio de Escolas da Rede Estadual de Ensino, as iniciativas do Governo do Estado da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação da Ciência e Tecnologia – SEECT, que consiste no fomento, seleção, valorização e premiação das práticas administrativas e pedagógicas exitosas, executadas por profissionais da educação em exercício e lotados nas escolas públicas estaduais de Educação Básica. Assim, as premiações valorizam, reconhecem e dão visibilidades aos professores da rede pública estadual que se destacam pela competência nas diversas áreas do conhecimento e pelas práticas pedagógicas inovadoras e bem sucedidas que possibilitam a permanência e a elevação da aprendizagem dos estudantes.

Se Liga no Enem – O programa Se Liga no Enem Paraíba irá disponibilizar mais 2 mil vagas para os estudantes da rede estadual, que estão se preparando para o Enem. O programa conta com Plataforma Google Classroom, onde são disponibilizados materiais como questões do Enem, PDFs interativos, videoaulas e slides. Ainda com Lives e Games através do youtube, aulas na TV Paraíba Educa e Podcasts semanais na rádio Tabajara.

Festival Arte em Cena – Destinado às escolas da Rede Estadual de Ensino, o edital representa um conjunto de vivências educativas, culturais e mostras competitivas e, este ano, se integra às ações governamentais desenvolvidas no âmbito do Ano Cultural Augusto dos Anjos. Assim, o festival terá o tema Augusto presente: avatares do Eu no metaverso criativo, aproximando os estudantes da Rede Estadual de Ensino da vida e da obra desse ilustre paraibano. O festival, além de estimular o interesse, a apreciação, a valorização e o entusiasmo pelas manifestações artístico-culturais dos estudantes, valoriza a arte como forma de leitura do mundo, crescimento social e estético.

Programa Desafio Nota Mil – Além de uma rotina de escrita, o programa envolve ações de formação para professores de língua portuguesa, dando a estes acesso à teoria, à técnica e às melhores práticas de elaboração e avaliação de redações, de modo a instrumentalizá-los para um plano de ação efetivo que possa, dentre outros objetivos, contribuir para que o estudante do Ensino Médio consiga escrever de acordo com as exigências que lhe são feitas em avaliações como o Enem e, consequentemente, abrir espaço para que o Estado da Paraíba avance, ainda mais, nos indicadores de aprendizagem relacionados à escrita.

Plataforma Virtual da TV Paraíba Educa – A TV Paraíba Educa corresponde a um canal educativo instituído em cooperação com a Assembleia Legislativa do Estado, por meio da TV Assembleia, no canal 8.3. Sua programação consiste na transmissão de vídeo-aulas produzidas por professores da Rede Estadual e outros programas institucionais, atendendo a todas as etapas, níveis e modalidades de ensino. Na Plataforma Digital da TV PB Educa, os estudantes poderão rever toda a programação, buscar por aulas de temas específicos e os professores podem dispor de mais uma estratégia para qualificar seus planejamentos pedagógicos, melhorando ainda mais a qualidade das vivências escolares.

Início do curso Novo Ensino Médio pela SEECT- O curso voltado para o novo Currículo do Estado da Paraíba, disponível para todos os professores, gestores e técnicos da SEECT. São sete módulos reunindo todas as diretrizes sobre o Novo Ensino Médio. Serão contemplados inicialmente seis mil profissionais da educação e reaberta inscrições com 9 mil vagas para a 2ª turma do Curso Novo Ensino Médio.

Avaliação em Larga Escala da Rede Estadual de Ensino – Resultado de contrato assinado com a Universidade Estadual da Paraíba para realização da Segunda Avaliação de Larga Escala da Paraíba, beneficiando 220 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino e de 221 Redes Municipais de Educação participantes do Integra Educação Paraíba. Os estudantes serão avaliados em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, para que seja acompanhada a aprendizagem dos estudantes no retorno às aulas presenciais.

Oferta de cursos de licenciatura – UEPB – EAD – Educação – Com o intuito de impulsionar a formação de profissionais da educação licenciados serão disponibilizados duas mil vagas para professores do estado e dos municípios nos cursos de Espanhol, Letras, História, Filosofia e Pedagogia em 12 polos espalhados pelo estado.

Formação continuada de profissionais da educação: Tem o objetivo de desenvolver políticas e práticas pedagógicas articuladas entre a educação básica e o ensino superior  por meio de um programa estadual de formação continuada articulada entre a SEECT e a UEPB, integrando as ações para a valorização docente, no sentido de promover a articulação da formação do licenciando com a prática dos professores das escolas públicas de diferentes cidades paraibanas.

UEPB – Limite do Visível – Lançamento dos cursos Tecnólogos em Desenvolvimento e análise de Sistemas e Banco de dados, com foco em formar dois mil estudantes egressos da rede estadual de ensino. Em parceria com a UEPB, para certificar o curso e a participação de professores na formação destes estudantes.

Projeto PB inteligente e PB sustentável (SEECT- FAPESQ – LEMA – UFPB) – O projeto PBinteligente busca utilizar instrumentos da área de Ciência de Dados e Economia da Educação visando contribuir para a provisão de educação de qualidade no estado da Paraíba. Nessa nova fase do projeto busca-se aprimorar, atualizar e desenvolver ferramentas e instrumentos que permitam, ao mesmo tempo, monitorar os indicadores educacionais da Paraíba de forma microanalítica, assim como monitorar o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Estadual de Educação na Paraíba, elaborar o Mapa de Jovens e Adultos na Paraíba (1ª etapa do Programa Alfabetiza PB) e aperfeiçoar a ferramenta de monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (PBSustentável).

Entrega do equipamento – Cine Model: Auris Chair – O projeto contempla atividades de desenvolvimento de um conjunto de cadeiras de natureza multi-sensorial, como uma evolução da cadeira proposta no projeto denominado Auris Chair. As cadeiras são desenvolvidas com recursos para prover uma nova forma de percepção musical para pessoas surdas. Através de dispositivos acoplados a cadeira torna-se possível a representação, através de outros sentidos que não a audição, de elementos musicais como arranjo, ritmo e melodia para pessoas surdas.

Lançamento da incubadora virtual do parque tecnológico – Incubadora do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação tem como objetivo auxiliar empreendimentos emergentes ou startups em operação, que tenham como principal característica a oferta de produtos e serviços no mercado com significativo grau de inovação. Ela possui uma estrutura capaz de oferecer suporte técnico, gerencial, jurídico e formação complementar ao empreendedor incubado, facilitando o processo de inovação e acesso a novas tecnologias necessárias ao desenvolvimento desses negócios. Na educação irá auxiliar cerca de 25 startups que passaram por seleção nas edições do ouse criar e do edital. 

Concessão de quotas de bolsas de Mestrado e Doutorado acadêmicos – Busca-se com este edital no âmbito dos programas de pós-graduação, atingir os seguintes objetivos específicos: contribuir para o fortalecimento dos referidos programas; impulsionar o intercâmbio acadêmico de orientadores e orientandos; promover a realização de estudos avançados das pesquisas; contribuir para a renovação dos quadros docentes e discentes. Serão concedidas até 150 bolsas de mestrado acadêmico e até 130 bolsas de doutorado acadêmico.

Programa estadual de concessão de bolsas de pós-doutorado/ PEPD – Concessão de quotas de bolsas de pós-doutorado a Instituições de Ensino Superior – IES ou a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICTI, com personalidade jurídica de direito público ou privado, sediadas na Paraíba, para realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento e/ou inovação, visando aumentar quantitativa e qualitativamente o acesso de pesquisadores doutores à infraestrutura de pesquisa existente nessas instituições e, assim, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do estado. Serão concedidas até 50 bolsas de pós doutorado acadêmico.

Programa de apoio à núcleos de excelência do estado da Paraíba – Ação de apoio a execução de projetos de grupos consolidados de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, visando a dar suporte financeiro aos trabalhos dos grupos, vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa sem fins lucrativos, no Estado de Paraíba, e com excelência reconhecida.

Programa de apoio à núcleos emergentes do estado da Paraíba – Ação de apoio para pesquisadores Bolsistas de Produtividade do CNPq (PQ ou DT) nível 2, a apresentarem propostas com o objetivo de viabilizar apoio financeiro às atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação do Estado da Paraíba.

Criação de núcleos de programas de educação tutorial (PET/PB) – O programa tem como objetivo conceder apoio financeiro à criação de novos grupos PET, nas áreas de inovação, empreendedorismo e comércio exterior. Cada grupo será composto por um tutor e cinco bolsistas de Iniciação Científica (IC).

Edital de apoio a mulheres inovadoras do estado da Paraíba – Concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis), para o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores novos ou significativamente aprimorados (pelo menos para o mercado nacional) de empresas brasileiras, sediadas na Paraíba e geridas por mulheres paraibanas, para o desenvolvimento de setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas de inovação do Estado da Paraíba.

Veja mais fotos AQUI.

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


João Pessoa

Governo da Paraíba lança Salão do Artesanato Paraibano e apresenta novidades para sua 37ª edição em homenagem aos quilombolas

Publicados

em

Governo da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (9), em João Pessoa, o lançamento do 37° Salão do Artesanato Paraibano, que homenageará a riqueza artesanal dos quilombolas, com o tema “Quilombo, Arte à Flor da Pele”. Na ocasião, foram apresentadas à imprensa as novidades desta edição, como a megaestrutura inédita e algumas atrações culturais do evento, que terá nomes como Sandra Belê, na abertura, Nathalia Bellar e Escurinho. A 37ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, realizado em parceria com o Sebrae-PB, será aberta nesta sexta-feira (12) e prosseguirá até o dia 4 de fevereiro, no estacionamento do Hotel Tambaú, na Orla da Capital.

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, ressaltou que a homenagem do Salão do Artesanato às comunidades quilombolas representa a política de valorização do Governo da Paraíba às minorias. “Quando fizemos as visitas técnicas aos quilombos, eu senti que eles estavam carentes, precisando de apoio. E o governador João Azevêdo, com o Sebrae, teve a sensibilidade de homenagear o rico artesanato dos quilombos, uma homenagem muito bem merecida. Com certeza, será um grande Salão, principalmente para os quilombolas,  que terão grandes resultados em breve”, disse. 

Anúncio


 “Ainda na primeira gestão, o governador João Azevêdo atendeu um desejo antigo dos artesãos e artesãs, que queriam a realização do Salão na orla de João Pessoa. E hoje estamos aqui, num espaço amplo, ao lado do Hotel Tambaú, um lugar histórico, muito privilegiado”, prosseguiu Ana Maria Lins.

 A segunda-dama Camila Mariz externou o sentimento de felicidade com a homenagem do Salão às comunidades quilombolas. “O Salão é o apogeu de um trabalho realizado pela equipe do PAP ao longo do ano. Eu tive a oportunidade de conhecer esse trabalho, visitar os quilombos e entrar em contato com a realidade das pessoas, pois eu acredito que é isso que faz a diferença. A homenagem às comunidades quilombolas é um momento de trazer esse resgate da história, da arte e de fomentar a economia”, comentou.

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), pasta à qual o PAP é vinculado, Rosália Lucas, destacou a oportunidade de geração de renda trazida pelo Salão. “Neste ano, de forma muito especial, estamos numa área que é o epicentro do turismo, o Hotel Tambaú, local de intenso fluxo de turistas e também de paraibanos. No edital público, tivemos mais de 900 inscrições, o que já demonstra o sucesso do 37° Salão do Artesanato Paraibano, segmento que tem recebido políticas públicas na gestão do governador João Azevêdo, para que seja fortalecido ainda mais”, observou. 

Já a secretária da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura, ressaltou a importância da homenagem do Salão do Artesanato para as comunidades quilombolas. “As comunidades quilombolas são um patrimônio da Paraíba, que têm pertencimento, que têm uma história — nós temos registro de quilombo, como o de Livramento, lá em São José de Princesa, desde o século 17. E estamos muito felizes em ver que toda essa história, por meio do artesanato, será contada aqui no Salão. Isso é, antes de tudo, resultado de uma política de inclusão que só se fortalece na gestão do governador João Azevêdo”, afirmou. 

 O diretor administrativo-financeiro do Sebrae-PB, Neto Franca, disse que a parceria com o Governo da Paraíba tem se fortalecido ao longo do tempo pelos resultados obtidos. “A realização de um evento como o Salão do Artesanato, que ocorre duas vezes por ano — em janeiro em João Pessoa e em junho em Campina Grande — representa uma grande oportunidade de os empreendedores estarem apresentando seu trabalho neste importante espaço. E é justamente essa confluência de objetivos que deixa felizes todos que fazem o Sebrae-PB, essa parceria com o Governo do Estado”, acrescentou. 

 O lançamento do 37° Salão do Artesanato Paraibano foi prestigiado ainda pelos seguintes auxiliares do Governo do Estado: Fábio Barros (Comunicação Institucional); Cristiana Almeida (Mulher e Diversidade Humana); Fabrício Feitosa (Empreender-PB); Naná Garcez (EPC); Ferdinando Lucena (PBTur); Késsia Liliana (Pronon-PB); Pollyanna Dutra (Desenvolvimento Humano); Janete Rodriguez (PAP); Bia Cagliani (Funesc), entre outros.

Ainda estiveram presentes João Bosco, secretário de Desenvolvimento e Trabalho da prefeitura de João Pessoa; a vereadora de Campina Grande Eva Gouveia; e os empresários Gustavo e André Amaral (Anpar Hotelaria), entre outras lideranças.

Expectativa à flor da pele — Durante o evento, era grande a expectativa dos artesãos para o 37° Salão do Artesanato — sentimento compartilhado tanto entre os artesãos quilombolas, os grandes homenageados, como artesãos de outras tipologias. A localização privilegiada e a ampliação do espaço são fatores apontados para que eles nutram boas expectativas. 

Gileide Ferreira é presidente da Associação Louceiras Negras da Serra do Talhado, em Santa Luzia, no Sertão paraibano. “Mal acredito que o dia está chegando. É um sentimento de valorização que temos com essa homenagem. Através de nossas peças, vamos trazer pra cá parte importante da nossa história, do nosso  povo. E essa é a parte que deixa a gente mais feliz”, comentou.

Tereza Júlio é do município de Cabedelo. Trabalha com escamas e diz que as expectativas são as melhores possíveis. “O espaço é sensacional, amplo, bem localizado. Não tenho dúvida de que será um sucesso para todos nós”, disse.

 Apresentações artísticas – O show de abertura do Salão do Artesanato será feito pela cantora Sandra Belê. “Essa parte musical também contará – nas mais de três semanas de Salão – com nomes como Nathalia Bellar, Filosofino, Tambores do Forte e Vó Mera”, falou Bia Cagliani, presidenta da Funesc, enfatizando que as atrações não serão apenas na área musical, mas também na cultura popular, contação de histórias e cordel.

Ela também destacou a importância para a cena cultural paraibana, pois as apresentações acontecerão em um evento com centenas de expositores e que deve atrair mais de 100 mil visitantes de várias partes do Brasil e até do exterior (uma vez que esse é um período de alta estação para o turismo paraibano). “Muito nos honra poder colaborar com um evento dessa magnitude, explicitando também através das apresentações artísticas a força de nossa cena cultural”, disse ela.

 Segurança – Outra novidade desse ano é que a segurança do Salão de Artesanato da Paraíba será reforçada com a instalação de câmeras de monitoramento da Segurança Pública dentro do evento. Os equipamentos irão gerar imagens da movimentação interna do Salão para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que também controla as câmeras instaladas  em toda região metropolitana de João Pessoa.

Equipamentos com capacidade de reconhecimento facial também serão instalados na entrada do evento. Com a tecnologia, é possível prevenir ocorrências e identificar envolvidos em qualquer situação que demande a ação direta dos órgãos operativos de segurança – Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

Os homenageados – O artesanato quilombola é uma expressão da cultura, da ancestralidade e da identidade dessas comunidades, símbolo de resistência e de valor humanitário inestimável. Autênticas obras de arte, toda a produção artesanal é feita de materiais naturais, tradicionais e afetivos, refletindo as crenças e os valores dos quilombolas.

Entre as principais tipologias existentes nas comunidades quilombolas, estão a cerâmica, feita há séculos, com barro, água e fogo e utilizada no cotidiano da comunidade; o trançado, feito com fibras naturais, como palha, cipó e madeira, resultando em uma variedade de objetos, como cestos, chapéus, bolsas e tapetes; a tecelagem, com a confecção de tecidos com algodão, linho e seda; e a pintura, retratando principalmente o cotidiano e o respeito que os quilombolas têm pela natureza. 

O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão, em 1888. No entanto, a existência de quilombos como espaço de desenvolvimento e resistência era registrada desde 1580, com o surgimento do Quilombo dos Palmares, um dos mais conhecidos da história. Aqui na Paraíba, são 46 comunidades quilombolas com certificação, espalhadas por 25 municípios, entre os quais Santa Luzia, no Sertão paraibano, e Serra Branca, no Cariri.

 37° Salão do Artesanato Paraibano 

 Período: 12 de janeiro a 4 de fevereiro 

 Horário: 15h às 22h (todos os dias da semana)

 Entrada: gratuita (mas organização pede que seja levado 1 kg de alimento não perecível)

 Endereço: Almirante Tamandaré, 229 (Tambaú)

Fonte: GovPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Parque aquático abre 50 vagas de emprego em João Pessoa

Publicados

em

Foto: Divulgação/Assessoria

Acquaí Park abriu 50 vagas de emprego em João Pessoa. As oportunidades são para executivo de vendas autônomo. Segundo a empresa, o objetivo é reforçar a equipe comercial do Acquaí Park e impulsionar ainda mais a venda do AcquaíPass Fundador.

As 50 vagas disponíveis são no formato de contrato autônomo e não é necessário o candidato ser ou constituir Pessoa Jurídica (PJ). Os requisitos básicos incluem ensino médio completo e disponibilidade de horário. Experiência em vendas e negociações é desejável, mas o foco, a disposição e a determinação serão igualmente valorizados, segundo relata o Acquaí Park.

Anúncio


Os interessados em fazer parte da equipe do grupo Airy Hotels & Leisure, grupo espanhol que já tem outros empreendimentos prontos na Paraíba, podem enviar currículo para o *email [email protected]*.

ClickPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Brasil Cachaças em João Pessoa: Confira a Programação do 3º Seminário de Cachaças

Publicados

em

Foto: Reprodução/Divulgação

A programação do seminário terá palestras de chefs de cozinha e sommeliers sobre as experiências gastronômicas com o destilado; conversas com especialistas na produção da cachaça; talks sobre sustentabilidade, inovação e os desafios do setor produtivo e das demais atividades relacionadas à bebida.

“A cachaça é parte fundamental da nossa história, cultura e identidade. Nossa missão é exaltá-la, reconhecendo o legado de gerações que se dedicaram à produção dessa bebida tão brasileira”, explica a organizadora do Brasil Cachaças, Fernanda Melo

Anúncio


O 3º Seminário de Cachaças do Brasil oferecerá uma oportunidade única de aprendizado para os apaixonados pela cachaça. Os ingressos estão disponíveis por R$100,00 para meia entrada e meia social, mediante a doação de um quilo de alimento, e R$200.00 a inteira. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento: https://www.brasilcachacas.com ou na plataforma Sympla, pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/brasil-cachacas-2023-iii-seminario-e-feira-de-cachacas-do-brasil/1979937?qrcode=true

Programação do Seminário de Cachaças do Brasil:

– 8h: ​Credenciamento
– 8h30: ​Aromas, Sabores e Saberes da Cachaça – Sommelier e Embaixador da Cachaça Mauricio Maia.
– 9h10​: Perguntas
– 9h20​: Boas práticas em produção de cachaça – Case Cachaça Wiba SP – Wilson Barros
-10h: Perguntas
-10h10: ​Cachaça: uma produção associada ao turismo – Case Engenho Triunfo PB – Maria Júlia Baracho
-10h50: ​Perguntas
-11h30​: O desafio da publicidade das cachaças – Case Princesa Isabel ES – Adão Célia
– 12h10​:Perguntas
– 12h20:​Inovar, diversificar para aumentar o faturamento – Dra. Lorena Simão MG
– 13h: ​Perguntas
– 13h10: ​Intervalo (Indicação de almoços e lanches no térreo do Shopping Sebrae)
– 14h10: ​Cachaça e Gastronomia PB – Chef Walter Ulysses
– 15h30: ​Sustentabilidade nos Engenhos de Cachaça – Case Engenho Sanhaçu PE – Elk Barreto
– 16h10: ​Perguntas
– 16h20: ​Encerramento

Sobre o Brasil Cachaças

O Brasil Cachaças 2023 conta com patrocínio do SEBRAE e Banco do Nordeste do Brasil, apoio do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq/PB), Prefeitura Municipal de João Pessoa, Instituto Brasileiro de Cachaça (IBRAC), Associação Nacional de Cachaças de Alambique (Anpaq), Federação do Comércio do Estado da Paraíba (Fecomércio/PB), Serviço Social do Comércio (Sesc/PB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac/PB), Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/PB).

F5online

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas