Conecte-se conosco

Cultura

FIAN 2023: Festival de Arte Naif tem início nesta quinta (25) em Guarabira

Publicados

em

A cidade de Guarabira é palco de mais uma edição do Festival Internacional de Arte Naif (FIAN), que acontece em sua quinta edição, desde esta quinta-feira (25), reunindo artistas de vários estados do Brasil e de outros países.

A abertura acontece a partir das 19 horas no centro da cidade, ao lado da Praça João Pessoa, com solenidade de premiação aos artistas, homenagens e shows musicais. Após a solenidade de abertura, o público será convidado a visitar a exposição nas dependências do Casarão da Cultura, onde poderão contemplar mais de 80 obras dos artistas que foram selecionados através de edital.

Anúncio


Desde a última terça-feira, a cidade está recebendo as presenças de artistas participantes da mostra, de cerca de 20 estados do Brasil, além de visitantes de outros países. Na noite dessa quarta-feira (24), os visitantes já foram recebidos com uma apresentação da peça teatral “O Pavão Misterioso e o Romance da Donzela”, espetáculo da Cia. Cênica Torre de Papel, da diretora Nana Rodrigues, que vem fazendo sucesso nas apresentações realizadas em várias cidades e recebendo prêmios em festivais nacionais de teatro.

Neste ano, o Festival Internacional de Arte Naif entra na programação do Ano Cultural do Pavão Misterioso, que já teve sua largada em evento recente no Teatro Municipal Geraldo Alverga, quando aconteceram várias homenagens e outras atrações alusivas ao centenário da famosa obra literária.

O artista pernambucano J. Borges, um dos mais importantes xilógrafos do Brasil, será o homenageado desta edição pela sua história e atuação no ramo da literatura de cordel. Outra homenagem, em memória, será para o guarabirense Madriano Basílio, artista que deixou um grande legado de importantes obras na estética da Arte Naif. 

Além das homenagens, da exposição e do anúncio da premiação, o evento contará com apresentações de trios de forró na Praça João Pessoa, como Messias do Acordeon e Amaral Bagaço de Cana.

SERVIÇO:

Festival Internacional de Arte Naif

Data: 25 de Maio (quinta-feira)

Local: Casarão da Cultura / Praça João Pessoa

Hora: 19:00h.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Cultura

Jogos Indígenas 2023 serão abertos nesta quarta-feira, na Baía da Traição

Publicados

em

Reprodução

A Aldeia São Francisco, no município da Baía da Traição, sedia, nesta quarta-feira (29), a solenidade de abertura dos Jogos Indígenas 2023. O evento terá cinco dias de duração, com início às 9h, e na oportunidade haverá a apresentação da dança do toré, além do desfile dos participantes, que integram os povos Potiguaras, oriundos do Litoral Norte da Paraíba.

As modalidades disponíveis dos Jogos são as típicas indígenas como: canoagem, corrida do toro, arco e flecha, arremesso de lança e natação no rio, mescladas com algumas tradicionais (futebol de campo, futsal e mini-maratona). De acordo com a coordenação, podem participar do evento, atletas do sexo masculino e feminino. A expectativa é que representantes de mais de 30 aldeias participem das provas.

“Depois de tantos eventos que o Governo do Estado realizou ao longo de 2023, agora chegou a hora dos Jogos Indígenas, que será mais uma grande festa do esporte na Paraíba. Realizar esse evento faz valorizar a cultura desses povos que tanto fizeram pelo país e continuam fazendo e por isso, merecem toda a atenção no que diz respeito a estar inserido no calendário esportivo”, observou o secretário da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Lindolfo Pires.

Anúncio


Os Jogos Indígenas da Paraíba são realizados pelo Governo do Estado por meio da Sejel com apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e contam com parceria das prefeituras de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Guarabira realiza Rota Cultural Raízes do Brejo neste fim de semana

Publicados

em

A cidade de Guarabira participa esta semana da Rota Cultural Raízes do Brejo. De sexta (24) até domingo (26) uma vasta programação estará disponível com diversas atividades para toda população local e turistas. Este é o segundo ano que o município integra a programação da rota cultural, que já está em sua 5ª edição. 

Com o tema “Cultura e tradição nos 100 anos do pavão” a programação (confira na íntegra logo abaixo) conta com apresentações culturais com grupos da cidade, atividades voltadas para guias turísticos, shows em praça pública, e solenidade religiosa.

Anúncio


“Mais um ano em que Guarabira mostrará todo o seu potencial turístico e cultural. Serão três dias intensos com atividades para todo os gostos, e que valorizam nossa identidade regional, assim como atrai turistas para o município. A Prefeitura de Guarabira tem como parceiros a PBTur e o Fórum de Turismo do Brejo nessa empreitada de ressaltar nossos talentos artísticos e estimular a geração de renda e oportunidade para os empreendedores locais por meio do Raízes do Brejo”, destacou o prefeito Marcus Diogo.

Segue abaixo a programação completa:

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Divulgada Festa da Padroeira de Bananeiras; veja a programação

Publicados

em

A programação oficial da festa da padroeira de Bananeiras, brejo Paraibano, foi divulgada pelo prefeito Matheus Bezerra, na manhã desta terça-feira (14).

A festa será dias 05, 06 e 07 de Janeiro.

Anúncio


Dia 05 – Eric Land, Banda Encantus e Lucas Aboiador;

Dia 06 – Desejo de Menina, Bizay e Thiago Freitas.

Dia 07 – Pagode do Braz e Pagode Som da Raça.

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas