Conecte-se conosco

Cidades

São João 2023: Paraíba zera ocorrências graves em locais de festa e Campina Grande fecha semestre com menor número de crimes contra a vida desde 2010

Publicados

em

A Segurança Pública da Paraíba apresentou nesta segunda-feira (3) os resultados da Operação São João em todo o mês de junho. Os dados divulgados durante coletiva de imprensa com a presença do vice-governador Lucas Ribeiro, e do secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, entre outras autoridades, abrangeram reduções de crimes contra a vida, de crimes patrimoniais e ainda detalhes sobre o emprego de tecnologia de videomonitoramento no período, com destaque para a redução de 6,3% dos casos de assassinatos no Estado durante o mês junino, em relação ao mesmo período do ano passado, e para o fato de nenhum desses crimes ter sido registrado em locais de festa ou em entornos dos eventos juninos.

Com o fechamento do semestre, Campina Grande registrou ainda queda de 33% dos crimes contra a vida, em relação aos mesmos seis meses de 2022. De janeiro a junho, foram registrados 14 Crimes Violentos Letais Intencionais – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte na cidade, o menor número em toda a série histórica desde 2010.

Anúncio


Nos crimes patrimoniais, a Segurança Pública reduziu 22% das ocorrências no mês de junho, sendo a queda 46% nos registros em Campina Grande. Também houve menos casos de crimes contra instituições financeiras (-87%) no 1º semestre em Campina Grande, em comparação ao mesmo período de 2022.

Por meio da tecnologia de videomonitoramento e reconhecimento facial realizada pelo Centro Integrado de Comando e Controle, foi possível dar cumprimento a 18 mandados de prisão de pessoas procuradas pela Justiça pelos crimes de homicídio, roubo e tráfico. Todas as prisões foram cumpridas dentro do Parque do Povo. Além disso, 14 veículos roubados ou furtados foram recuperados e devolvidos aos seus proprietários.

CICC-CG (Imagens: arquivo EM/5)

Outro tipo de tecnologia utilizada nos festejos foram as ‘bodycams’ – câmeras corporais acopladas ao fardamento de policiais e que geraram imagens para o CICC, juntamente com imagens aéreas captadas pelos drones da Polícia Militar.

O secretário Jean Nunes frisou a integração entre as forças de Segurança e entre as secretarias de Estado para esses resultados. “Trabalhamos de forma articulada e da mesma forma que estávamos juntos para anunciar e lançar o desafio da Operação São João, no dia 23 de maio, estamos aqui agora apresentando esses resultados que representam o investimento que o Governo do Estado tem feito na segurança dos cidadãos. Os números estão aí, fruto do esforço de nosso efetivo, do uso de tecnologia e da prontidão que tivemos para atender a mais de 700 eventos, em todo o território paraibano. É a capacidade que o Governo, com o governador João Azevêdo, para dar respostas em grandes eventos”, detalhou.

O vice-governador Lucas Ribeiro parabenizou todos os agentes de segurança pública envolvidos nos trabalhos dos festejos. “O que apresentamos aqui foram resultados expressivos e que refletem o compromisso da gestão estadual, por meio dos investimentos em tecnologia e valorização do efetivo, com a segurança da população. Faço um reconhecimento especial à dedicação das nossas forças de segurança, que atuaram em mais de 200 municípios no estado e reforço o nosso compromisso, que é sempre proporcionar um ambiente seguro e tranquilo para nossa população”, destacou.

Policiamento em Bananeiras (Imagens: arquivo EM/5)

Além do vice-governador e do secretário da Segurança, também estiveram na coletiva o secretário de Saúde, Jhony Bezerra – que apresentou o balanço de atendimentos e ações do programa Coração Paraibano dentro do período junino, além de transportes aeromédicos realizados em parceria com a Segurança Pública, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, o secretário-executivo da Segurança, Lamark Donato, o secretário-executivo de Cultura, Cicinho Lima, o promotor de Campina Grande, Oswaldo Barbosa, além de gestores dos órgãos operativos da pasta – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e superintendência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Coletiva desta segunda-feira (03). (Foto: Secom-PB)

Mais números – De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística da Segurança e da Defesa Social (Sesds), um total de 796 eventos foi atendido pelas forças de segurança em 209 municípios paraibanos, de 27 de maio até 2 de julho. Somente na cidade de Campina Grande foram 172 eventos juninos, de 1º de junho até 2 de julho, recebendo um público estimado de 2,5 milhões de pessoas no Parque do Povo.

A Polícia Civil registrou 529 procedimentos na Delegacia do Forró, no Parque do Povo. Além disso, 33 mil pessoas foram abordadas pela Polícia Militar nos eventos. O Corpo de Bombeiros Militar atendeu 1.140 pessoas nos eventos juninos, em socorros e prevenções, e o Detran foi responsável pela realização de 1.168 testes de alcoolemia, na Operação Lei Seca, em todo o mês de junho.

Secom

Rate this post
Anúncio


Guarabira

Loja Pontes Calçados participa de evento de moda do Grupo AREZZO

Publicados

em

O Empresário Rosil Pontes, da loja Pontes Calçados, participou do evento de moda do Grupo AREZZO. O CRUISE COLLECTION tem como principal objetivo fazer a entrada para o verão 2025. Modelagens impactantes . Peças com estilo marcante. Em Agosto na loja Pontes em Guarabira o CRUISE COLLECTION.

A loja Pontes Calçados na cidade  de Guarabira fica localizada na Rua Cônego João Gomes Maranhão, no centro de Guarabira – fone: (83) 3271-8241. Em Mari fica localizada na Rua Gentil Lins, 220, Centro, fone: (83) 3287-1023. Siga Pontes Calçados no instagram: @pontescalcados.

Anúncio


Confira abaixo as fotos do evento:

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Avanço: Policiais militares da Paraíba são capacitados para realizar licitações internacionais

Publicados

em

Mais um avanço administrativo deve acontecer na Polícia Militar da Paraíba, que agora tem integrantes capacitados para realizar licitações internacionais e consórcios. Durante os últimos dois dias (26 e 27 de março), os policiais passaram por uma capacitação com o professor e advogado Jonas Lima, que além de formação no exterior, é atualmente uma das maiores referências do tema no Brasil.

O momento de capacitação faz parte do incentivo do comandante-geral da PM, coronel Sérgio Fonseca, na qualificação do efetivo da agência de contratações da corporação para que possa fazer aquisições do que há de melhor no mercado nacional e internacional para o trabalho policial militar, resultando numa melhor prestação de serviço à população.

Além dos policiais da agência de contratações e demais unidades da Polícia Militar da Paraíba, foram oportunizadas vagas para capacitar também integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Secretaria de Administração Penitenciária, Secretária de Estado da Administração, Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, Casa Militar do Governador, Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) e da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PBSaúde).

Ascom

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Kits pedagógicos são entregues as crianças de Guarabira no incentivo a permanência aos estudos

A LBV beneficiou 115 meninos e meninas da Escola Municipal Juberlita Pereira da Costa na zona rural de Guarabira.

Publicados

em

A Legião da Boa Vontade (LBV) no Estado da Paraíba, conta com duas unidades uma em Campina Grande e João Pessoa, promovendo seu trabalho socioassistencial e educacional para centenas de crianças, adolescentes, mulheres e idosos em situação de vulnerabilidade social. Desenvolve o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em seus Centro Comunitário de Assistência Social e ampara com suas campanhas humanitárias famílias em risco social e extrema pobreza de Alagoa Grande, Algodão de Jandaíra, Guarabira, João Pessoa e Mari.

Entre as campanhas empreendidas pela Instituição é a campanha LBV — Educação: Futuro no Presente! iniciativa de mobilização social que visa incentivar crianças e adolescentes à continuidade dos estudos, além de apoiar famílias que não possuem recursos para a compra dos itens escolares.

Anúncio


Ação da Entidade
Nesta edição, a campanha faz entrega de 18 mil kits de materiais pedagógicos e servir até 31 de março, um milhão de refeições aos atendidos pela LBV em suas mais de 80 unidades socioeducacionais localizadas nas cinco regiões do país.

Dados
De acordo com o Censo Escolar 2022, mais de um milhão de estudantes dos 4 aos 17 anos não estão na escola. Um estudo do Unicef, apontou que no Brasil, 32 milhões de meninas e meninos (63% do total) enfrentam diversas dimensões da pobreza, que os tornam mais suscetíveis ao trabalho infantil, falta de saneamento básico, alimentação balanceada, moradia, entre outros recursos essenciais para o desenvolvimento.

Não se aprende com barriga vazia
Você sabia que uma boa alimentação melhora o desempenho escolar? Por isso, na LBV, os atendidos recebem, diariamente, uma alimentação balanceada — de 2 a 5 refeições. E o leite é um item importante nesse cardápio.

Na Paraíba, a Instituição beneficiou 600 crianças e adolescentes de Campina Grande e João Pessoa as assistidas pelo serviço da LBV em suas Unidades, e ainda, nos municípios de Alagoa Grande, Algodão de Jandaíra e Guarabira com a parceria dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS de cada localidade. Em Mari, a Entidade teve o apoio da Associação Missão de Desenvolvimento Social Severino dos Santos para chegar a cada aluno que recebeu seu kit pedagógico no incentivo a continuidade e permanência dos seus estudos.

Sua doação constrói um futuro no presente!
Para tanto, a Instituição permanece a mobilização de doações que podem ser feitas em seu site www.lbv.org.br ou pela chave: [email protected]. Para saber mais acesse @LBVBrasil no Instagram e no Facebook.

Assessoria / LBV

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas