Conecte-se conosco

Guarabira

7ª Semana de Geografia do CH tem início com debate sobre o cenário político brasileiro

Publicados

em

Fotos: Jarbelle Bezerra

Com o tema “Desafios e perspectivas da ciência geográfica frente ao cenário sociopolítico brasileiro”, tiveram início, nessa segunda-feira (4), no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, as atividades referentes à 7ª Semana de Geografia (SEMAGEO). Trata-se de um evento que tem a interdisciplinaridade como característica fundamental, predominando a troca de saberes e experiências entre estudantes, professores e pesquisadores de diferentes áreas das Ciências Humanas.

Coordenada pelo Centro Acadêmico de Geografia Professor Milton Santos, em parceria com o Departamento de Geografia do Centro de Humanidades (CH), a iniciativa, que convida a comunidade acadêmica para pensar em possíveis caminhos e propostas que defendam e exerçam uma geografia cidadã, foi prestigiada por diversos docentes do Campus III, inclusive pelas professoras Luciene Vieira de Arruda e Ivonildes Fonseca, diretora adjunta do CH, que destacou a importância do evento para o fortalecimento e a ampliação de horizontes conceituais na esfera política.

Anúncio


Pautada por problemáticas que norteiam a conjuntura política contemporânea, a abertura da SEMAGEO se deu com a realização da mesa redonda “Geografia política e geografia no Brasil: os golpes e contra golpes e o neoliberalismo”, que teve como debatedor o professor Matusalém Lima da Silva, que atua na rede estadual de ensino; além dos docentes Agassiz de Almeida Filho e Belarmino Mariano Neto, ambos vinculados, respectivamente, aos Departamentos de Direito e Geografia do Centro de Humanidades.

Em sua explanação, o professor Matusalém tratou sobre o que ele denominou de nova roupagem da política neoliberal e de sua relação com as questões atuais, enfocando também a atuação dos meios de comunicação nesse processo: “A mídia vem desempenhando um papel de manipulação da realidade, ao maquiar números para transparecer uma estabilidade econômica e política, que é meramente aparente”, disse o docente.

Para o professor Agassiz, o contexto político que se vivencia hoje implica em pensar o futuro da Democracia no Brasil, reflexão que dever ter, segundo o docente, como ponto de partida o que ele classificou como “golpe de 2016” e “ruptura do regime democrático”, em referência ao impeachment presidencial ocorrido naquele ano. O professor, que é mestre em Direito Constitucional, considerou que é fundamental, na busca pela saída da crise política e institucional, o envolvimento da sociedade na tomada de decisões e na reconstrução da Democracia. “Não podemos ter Democracia sem a participação popular, esse elemento é essencial para o Estado democrático de direito”, frisou.

Já o Professor Belarmino Mariano Neto compartilhou sua experiência de militante político e seu conhecimento acadêmico ao traçar um quadro histórico das configurações geopolíticas de conjunturas nas quais os direitos e a Democracia se encontravam suspensos. Nessa direção, fez uma abordagem sobre governos militares, redemocratização no Brasil e o que se definiu como golpe no passado e como o conceito poderia ser aplicado aos acontecimentos recentes da história brasileira.

O chefe do Departamento de Geografia, professor Lanusse Tuma, parabenizou o Centro Acadêmico e os professores do Departamento de Geografia pelo empenho para transformar a SEMAGEO em um evento de grande relevância acadêmica e social. “Tem-se uma iniciativa cuja consolidação se torna evidente a cada ano. Com certeza, teremos uma semana produtiva, de muito debate e enriquecimento intelectual, tendo como base a geopolítica e a conjuntura que o Brasil enfrenta no momento”, disse Lanusse.

Por sua vez, o estudante Roberto Borges, um dos representantes do Centro Acadêmico Milton Santos, agradeceu a todos os envolvidos e destacou o grande interesse dos alunos do Centro de Humanidades e de outras instituições para participar do evento, demonstrando, segundo ele, a significância da sétima edição da SEMAGEO.

A programação, que segue até sexta-feira (8), é composta por minicursos, mesas redondas, Grupos de Trabalho e Aula de Campo. Clique aqui e obtenha mais informações.

Por Simone Bezerrill/Ascom-CH

Fotos: Jarbelle Bezerra

Rate this post
Anúncio


Cultura

FIAN 2023: Divulgada relação dos artistas para a quinta edição, em Guarabira

Confira a relação dos 88 Artistas e as obras selecionadas.

Publicados

em

A quinta edição do Festival Internacional de Arte Naif (FIAN 2023), na cidade de Guarabira, já está com a relação definitiva dos 88 artistas que estarão expondo suas obras a partir de 25 de maio. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, juntamente com o Ateliê Adriano Dias, já recebeu a lista da curadoria com a divulgação das obras selecionadas.

Clique aqui e acesse a lista

Anúncio


Desde o dia 15 de fevereiro, quando foi lançado o edital de inscrições para todo o Brasil e outros países, artistas da Arte Naif tiveram um prazo de 45 dias para inscrições e apresentar propostas de trabalho dentro da temática deste ano: o universo do Pavão Misterioso, considerando que em 2023 está sendo comemorado o centenário da obra em cordel “Romance do Pavão Misterioso”, de autoria de José Camelo de Melo Rezende, poeta nascido no município de Guarabira.

Ao longo de 45 dias, inscreveram-se 180 artistas de 17 estados brasileiros, além de outros pertencentes a oito países. Apesar do grande número de inscritos, a Comissão de Seleção elegeu 68 participantes, pois entendeu que foram propostas identificadas com a temática estabelecida em edital, o Pavão Misterioso.

Essa comissão foi composta por nomes como Jaqueline Finkelstein, Beto Fernandes, Manoel Onofre, Valdeck de Garanhuns e Adriano Dias. Foram selecionados esses 68 e outros 20 artistas que virão como convidados, pois a exposição terá uma sala específica em xilogravura que vai homenagear o xilógrafo pernambucano J. Borges, um importante nome da xilogravura no Brasil.

José Francisco Borges, conhecido artisticamente como J. Borges, é um dos mais famosos xilógrafos de Pernambuco, nasceu em 1935 na cidade de Bezerros, no interior de Pernambuco, onde vive até hoje. Ele estará em Guarabira nessa quinta edição do Fian, como homenageado e convidado especial.

O FIAN 2023 acontecerá de 25 a 30 de junho na cidade de Guarabira. Devido à homenagem aos 100 anos do Romance do Pavão Misterioso, a exposição percorrerá outros municípios paraibanos depois de Guarabira – a exemplo de Sousa, Monteiro, Campina Grande e João Pessoa. Confira abaixo a relação dos 68 artistas selecionados, com indicação das obras e local de origem.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

ANIVERSÁRIO DA CIDADE: Prefeitura não terá expediente nesta sexta (26)

Publicados

em

As repartições públicas municipais de Guarabira sofrerão alteração no expediente devido ao feriado municipal alusivo à emancipação política do município, comemorado na próxima sexta-feira 26. Serviços essenciais, a exemplo da coleta de lixo e de fiscalização de trânsito serão preservados.

DENTRO DO MÊS: Mantendo a política salarial dentro do mês trabalhado, nos próximos dias 29 e 30 serão realizados os pagamentos dos servidores referente ao mês de novembro, a informação foi repassada pela Secretaria de Administração do Município.

Anúncio


Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

IMPERDÍVEL: Mix Festas e Descartáveis realiza Curso de Salgados e Panetones nesta quarta, 10

Publicados

em

Nesta quarta-feira, 10, a Mix Festas e Descartáveis irá realizar os Curso de Salgados Tradicionais com Massa de Empada Versátil pela manhã e pela tarde o Curso de Panetones.

Pela manhã será ministrado o curso de salgados das 9 às 13h00. No curso será ensinado sobre: pão com creme de queijo, coxinha, pastel e empada com massa versátil.

Anúncio


Nesta quarta-feira, 10, a Mix Festas e Descartáveis irá realizar o Curso de Panetones. Você irá aprender nesta aula:

  • Panetone,
  • Chocotone e
  • Panetone Trufado

Taxa de Inscrição: R$ 120,00 – ou 2x de 65,00 no cartão. Vagas limitadas!

Horário: PERÍODO DA TARDE: 13h às 17h. Com as professoras Tia Neves e Dayanny.


A Mix Festas e Descartáveis neste momento de pandemia mantém a sala de cursos funcionando com número reduzido de alunos e respeitando o distanciamento. Portanto garanta já sua vaga!

A loja disponibiliza de recipiente com álcool 70% INPM para a higienização dos participantes. A loja informa para que todos os participantes dos cursos ministrados, levar máscaras de proteção, pois é necessário a utilização da mesma no recinto.

A loja Mix Festas e Descartáveis fica localizada na Rua Augusto de Almeida, 48, ao lado do ENSL (Educandário Nossa Senhora de Lourdes), também conhecido como “Colégio de Socorro Amorim”, no Centro de Guarabira, fone: (83) 3271-8100.

Siga a Festas e Descartáveis nas redes sociais: instagram.com/mixfestasedescartaveis e facebook.com/festasedescartaveis

Nesta mesma quarta-feira, na Mix Festas e Descartáveis, dia 10 terá a apresentação e degustação dos chantilly MasterMartini com o Chef Jailson.

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas