Conecte-se conosco

Guarabira

Roberto Paulino autoriza posse legal de terrenos para várias famílias da Vila Padre Cícero

Os terrenos foram doados informalmente, agora Roberto Paulino, sem cobrar nada, autorizou a posse legal para as famílias residentes no local

Publicados

em

O ex-governador Roberto Paulino autorizou a regularização fundiária (legalização de posse) para diversas famílias que residem na Vila Padre Cícero em Guarabira, em terrenos doados há vários atrás por sua família, inclusive seu pai, o ex-prefeito de Cuitegi Antonio Paulino Filho (falecido).

A regularização fundiária está sendo providenciada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema-PB) por iniciativa do proprietário legal dos terrenos, o ex-governador Roberto Paulino sem custo algum para os beneficiários.  As famílias receberam os lotes doados pela Família Paulino desde 1966. 

Anúncio


O deputado Raniery Paulino reuniu, na última quinta-feira (27), vários moradores da Vila Padre Cícero e, com procuração de seu pai Roberto Paulino, autorizou a legalização de posse dos terrenos (hoje residências) doados em vida por seu avô. A partir da regularização fundiária, quem morava nos lotes cedidos passará a ser proprietário legal do imóvel.

Ao receberem as escrituras, diversas famílias lembraram dos gestos de bondade de Antonio Paulino Filho. “Era o pai da pobreza. Poucas fazem igual a ele até hoje. Agradecemos a Roberto Paulino e ao deputado Raniery que seguem o mesmo estilo de ajudar os mais pobres de seu pai e de seu avô. A Família Paulino gosta e continua ajudando os mais humildes”, disse um beneficiário dos imóveis.

Breve histórico – Quando o empresário e ex-prefeito de Cuitegi, Antônio Paulino Filho (chamado de ‘o pai da pobreza’) era vivo, as pessoas carentes de Guarabira o procuravam, diariamente, para pedir ajuda de feira, material de construção (telha, tijolo, cimento), remédios e outros benefícios, inclusive terrenos para construírem “uma casinha”.

Como era um empresário de sucesso e de boas posses financeiras (dono de indústria de cachaça, distribuidora de cerveja e refrigerantes, exportação de produtos agrícolas como açafrão, agave, castanha de caju, criação de gado e tinha terras em vários locais da cidade), Antônio Paulino usava de seus próprios recursos para ajudar as famílias carentes de Guarabira e da região.

Sua residência, situada ainda hoje em frente ao prédio da Cagepa em Guarabira, todos os dias tinha fila (não havia pandemia) de pessoas que procuravam “Seu Antônio Paulino” para pedir ajuda. Ninguém saia do local sem a resolução do problema, pois o avô do deputado Raniery fazia questão de ajudar a todos.

Pessoas que moravam de aluguel e famílias sem teto procuravam o pai do ex-governador Roberto Paulino para pedir um “terreninho” afim de construir “uma casinha”. Sensibilizado com a situação, Antonio Paulino doava o terreno, dizendo: “Vou mandar medir um pedacinho de terra para o amigo construir sua casinha. Não paga nada por isso e nem vai pagar”.

Em muitos casos, além de doar o lote, Antônio Paulino ainda ajudava a pessoa a construir, fornecendo gratuitamente o material de construção, a exemplo de cimento, areia, telha e tijolo. Muita gente que recebeu os terrenos fez sua casa, mas não tinha, até hoje, a escritura de propriedade jurídica do imóvel.

O exemplo de “Seu Antônio” foi seguido até hoje, inclusive por seu filho Roberto Paulino que, em sendo proprietário legal de grande parte das terras da Vila Padre Cícero, nunca cobrou nada dos inquilinos e agora autorizou a legação de posse dos terrenos para mais de mil pessoas que lá residem. Muitas das doações foram feitas pelo próprio Roberto Paulino.

Fato a Fato

Rate this post
Anúncio


Apoio

Cidades

Defensoria Pública da Paraíba em Guarabira atende oito cidades da região

Publicados

em

A Defensoria Pública Estadual (DPE) em Guarabira atende jurisdicionados de oito cidades da região, mais as demandas da população guarabirense onde está situada a sede do órgão que presta assistência jurídica gratuita para quem não possui condições financeiras de pagar advogados particulares.

Diariamente, segundo o advogado Marcos Melo (coordenador da DPE em Guarabira), o órgão atende cerca de 40 a 50 pessoas por dia das nove cidades. 

Anúncio


O coordenador disse que a DPE em Guarabira recebe pessoas vindas de Pilões, Cuitegi, Pilõezinhos, Pirpirituba, Araçagi, Duas Estradas, Sertãozinho e Serra da Raíz.

Em razão da grande demanda de casos, Marcos Melo faz questão de destacar o trabalho dos defensores públicos, mas também o apoio prestado pelos estagiários de Direito que, segundo ele, executam o atendimento preliminar das pessoas que chegam à Defensoria.

Em Guarabira, prestam serviços na Defensoria Pública Estadual os estagiários Eunice Kelly de Brito Melo, Fernanda de Sousa Lima, Suéliton Henrique Vidal de Macêdo, Elita Isabelly do Nascimento Oliveira, Fernanda Larissa Cardoso da Costa e Gabrielly Guedes. Além deles, ainda há o estagiários voluntários Joyce Eveli Rocha da Silva e Thamiris de Macena Teodosio.

O horário de expediente no órgão em Guarabira é das 08h às 12h, das segundas às sexta-feiras. A DPE está localizado na Avenida Dom Pedro II, 297, no prédio do antigo Ipep, no Centro da cidade.

Fato a Fato, em 11 de abril de 2024

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

Loja Pontes Calçados participa de evento de moda do Grupo AREZZO

Publicados

em

O Empresário Rosil Pontes, da loja Pontes Calçados, participou do evento de moda do Grupo AREZZO. O CRUISE COLLECTION tem como principal objetivo fazer a entrada para o verão 2025. Modelagens impactantes . Peças com estilo marcante. Em Agosto na loja Pontes em Guarabira o CRUISE COLLECTION.

A loja Pontes Calçados na cidade  de Guarabira fica localizada na Rua Cônego João Gomes Maranhão, no centro de Guarabira – fone: (83) 3271-8241. Em Mari fica localizada na Rua Gentil Lins, 220, Centro, fone: (83) 3287-1023. Siga Pontes Calçados no instagram: @pontescalcados.

Anúncio


Confira abaixo as fotos do evento:

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Kits pedagógicos são entregues as crianças de Guarabira no incentivo a permanência aos estudos

A LBV beneficiou 115 meninos e meninas da Escola Municipal Juberlita Pereira da Costa na zona rural de Guarabira.

Publicados

em

A Legião da Boa Vontade (LBV) no Estado da Paraíba, conta com duas unidades uma em Campina Grande e João Pessoa, promovendo seu trabalho socioassistencial e educacional para centenas de crianças, adolescentes, mulheres e idosos em situação de vulnerabilidade social. Desenvolve o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em seus Centro Comunitário de Assistência Social e ampara com suas campanhas humanitárias famílias em risco social e extrema pobreza de Alagoa Grande, Algodão de Jandaíra, Guarabira, João Pessoa e Mari.

Entre as campanhas empreendidas pela Instituição é a campanha LBV — Educação: Futuro no Presente! iniciativa de mobilização social que visa incentivar crianças e adolescentes à continuidade dos estudos, além de apoiar famílias que não possuem recursos para a compra dos itens escolares.

Anúncio


Ação da Entidade
Nesta edição, a campanha faz entrega de 18 mil kits de materiais pedagógicos e servir até 31 de março, um milhão de refeições aos atendidos pela LBV em suas mais de 80 unidades socioeducacionais localizadas nas cinco regiões do país.

Dados
De acordo com o Censo Escolar 2022, mais de um milhão de estudantes dos 4 aos 17 anos não estão na escola. Um estudo do Unicef, apontou que no Brasil, 32 milhões de meninas e meninos (63% do total) enfrentam diversas dimensões da pobreza, que os tornam mais suscetíveis ao trabalho infantil, falta de saneamento básico, alimentação balanceada, moradia, entre outros recursos essenciais para o desenvolvimento.

Não se aprende com barriga vazia
Você sabia que uma boa alimentação melhora o desempenho escolar? Por isso, na LBV, os atendidos recebem, diariamente, uma alimentação balanceada — de 2 a 5 refeições. E o leite é um item importante nesse cardápio.

Na Paraíba, a Instituição beneficiou 600 crianças e adolescentes de Campina Grande e João Pessoa as assistidas pelo serviço da LBV em suas Unidades, e ainda, nos municípios de Alagoa Grande, Algodão de Jandaíra e Guarabira com a parceria dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS de cada localidade. Em Mari, a Entidade teve o apoio da Associação Missão de Desenvolvimento Social Severino dos Santos para chegar a cada aluno que recebeu seu kit pedagógico no incentivo a continuidade e permanência dos seus estudos.

Sua doação constrói um futuro no presente!
Para tanto, a Instituição permanece a mobilização de doações que podem ser feitas em seu site www.lbv.org.br ou pela chave: [email protected]. Para saber mais acesse @LBVBrasil no Instagram e no Facebook.

Assessoria / LBV

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas