Transbordamento de açudes causa três mortes no RN – brejo.com
Conecte-se conosco

Nordeste

Transbordamento de açudes causa três mortes no RN

Publicados

em

Três homens morreram afogados em açudes que transbordaram no Rio Grande do Norte, devido às chuvas no Estado. Os corpos foram encontrados pelos bombeiros nesta quarta (5), nas cidades de Várzea, Boa Saúde e São José de Mipibu (RN). Eles estavam desaparecidos desde domingo.

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Kleiber Bandeira, os três tinham entre 40 e 50 anos e morreram levados pela correnteza que se formou com o transbordamento.

Ontem, as chuvas deixaram toda a região do Vale do Açu, no oeste do Rio Grande do Norte, em estado de alerta devido à possibilidade de transbordamento das barragens com a elevação do nível de água.

O município de Ipanguaçu decretou estado de emergência, que pode facilitar o acesso a recursos do governo federal. O tenente-coronel Josenildo Accioly, do Corpo de Bombeiros, informa que já foi encaminhado um pedido de ajuda federal.

Quatro bairros de Ipanguaçu foram inundados e há quase mil pessoas desabrigadas, segundo informações da Defesa Civil do Estado. Segundo o capitão Kleiber Bandeira, estas pessoas estão indo para abrigos em locais públicos. A Secretaria Estadual de Assistência Social informou que providenciou cestas básicas e colchões para os desabrigados.

A cidade de Natal também sofreu com a chuva. Ontem se formaram 15 pontos de alagamento, de acordo com os bombeiros, mas a situação já se normalizou com a redução das chuvas.

Segundo a Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), de ontem para hoje, houve 14mm de chuva em Ipanguaçu, nível considerado normal. O que preocupa os meteorologistas é a chuva em outras cidades da região, como Caicó, onde caíram 30mm, pois a água se acumula rapidamente no vale. Também há chuvas intensas em Mossoró e Apodi, no oeste do Estado. Cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado.

Gilmar Bristot, meteorologista da Emparn, afirma que a chuva está acima da média em várias regiões do RN, como a chapada do Apodi e o Vale do Açu, devido ao fenômeno La Niña (resfriamento das águas do Pacífico, que aumenta as chuvas no Nordeste do Brasil). Porém, ele alerta que as enchentes não são causadas só pela chuva, pois a construção de açudes de forma incorreta causa assoreamento do rio, aumentando o risco de enchentes.

Folha Online

Cultura

Fest Bossa & Jazz divulga resultado do “Novos Talentos do RN” e se prepara para desembarcar em Natal nesta quarta

Publicados

em

O Festival oferece uma programação gratuita que inclui shows, oficinas, workshops e caminhadas ecológicas.

A segunda etapa do Fest Bossa & Jazz dispara o relógio para dá início ao Circuito 2016, com atrações locais, nacionais e internacionais compondo a programação gratuita. Após duas semanas de seleção ocorrida dentro das Prévias do Fest Bossa & Jazz Circuito 2016, o edital “Novos Talentos do RN” divulga os nomes dos vencedores que farão parte da programação deste grande Festival. Integram a equipe de artistas, o compositor, arranjador e pianista Frank Lemos (Palco Natal) e o jovem guitarrista e violonista, Nino Costa (Palco Pipa).

Marque na agenda. Natal-RN recebe o Festival nos dias 24 e 25 com oficinas, workshops e shows gratuitos, enquanto, na paradisíaca praia da Pipa, em Tibau do Sul – RN acontecem palestras e caminhadas ecológicas, em parceria com o Projeto TAMAR. Este ano algumas ações, como as citadas, ocorrem paralelamente, mas os shows gratuitos só adentram a praia da Pipa do dia 26 ao dia 28. Confira abaixo os artistas que estarão presentes nos dois polos e programe-se para curtir mais uma bela edição do Fest Bossa & Jazz.

FEST_BOSSA_RN2

O palco da Praça Ecológica de Ponta Negra vai contar com as seguintes atrações musicais: Clara Menezes, Frank Lemos, selecionado do “Novos Talentos do RN”; Filó Machado (SP), Dani e Débora Gurgel Quarteto (SP), além das atrações internacionais Grana Louise e Mark Lambert, Estados Unidos (EUA). As oficinas previstas na programação de Natal serão realizadas nas unidades SESC Zona Norte (dia 24 – 8h às 11h e das 14h às 17h) e SESC Cidadão Ponta Negra ( dia 25 – 9h às 12h e das 14h às 17h)

Na Praia da Pipa, durante o dia, também acontecem palestras, oficinas e workshops para, a noite, ter o palco iluminado ao som de Nino Costa, selecionado do “Novos Talentos do RN”; Mestrinho (SE), Sesi Big Band convida Lenine (PE); Sunset Session – Tamareando com Sérgio Groove e Yrahn Barreto (RN); Mad Dogs (RN) convida Chico Chico – Filho de Cássia Eller, Julia Vargas e Rodrigo Garcia (RJ); Bossacucanova (RJ) e Raphael Wressnig (Áustria). E, após todas as atrações, tanto em Natal quanto em Pipa, a partir da meia noite tem Jam Session – quando os músicos presentes se unem com o Fest & Bossa Trio para tocarem.

O Festival conta com o patrocínio da Cosern – Grupo Neoenergia e Oi através do Governo do Estado do Rio Grande do Norte pela Lei Câmara Cascudo com apoio cultural da Oi Futuro, Cyrela Plano & Plano, SESI Sistema FIERN, Luck Receptivo, parceria do SESC Sistema Fecomércio, Castelo Casado – Iluminações e Estrutura e promoção da Inter TV Cabugi. A realização fica por conta de Juçara Figueiredo Produções, Secretaria de Turismo do Governo do RN, RN Sustentável e Emprotur através do Banco Mundial.

Para saber mais sobre as atrações e os workshops que acontecem durante o evento, acesse www.festbossajazz.com.br ou acompanhe as novidades pelas mídias sociais do Festival.

Assessoria

Continue lendo

Ciência

Adolescentes encontram fósseis de mastodonte de cerca de 10 mil anos no RN

Publicados

em

Crédito: UFRN

Fragmentos de fósseis de um pré-histórico mastodonte foram encontrados em uma fazenda do município de Florânia (RN), região central do Estado, a 229 km de Natal. Segundo pesquisadores da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), o material é composto por pedaços da presa de marfim e da mandíbula com dentes molares do animal.

O material foi recolhido pela equipe do MCC (Museu Câmara Cascudo), da UFRN, e levado para análise em Natal, na sexta-feira (12). Os fósseis passarão por processo de limpeza e, depois, pesquisadores farão estudos complementares para datação do material.

Esta é a primeira vez que fósseis de mastodonte são encontrados em Florânia. Segundo pesquisadores da UFRN, fósseis do animal já foram descobertos em todos os Estados brasileiros, com exceção do Tocantins. Os mastodontes viveram há cerca de 10.000 anos nas Américas do Norte e do Sul. A espécie é da família dos mamutes.

A descoberta em Florânia ocorreu quando dois adolescentes, Ana Karollina da Silva, 12, e o irmão dela Edvan Galdino Neto, 14, se banhavam no rio de uma fazenda, na semana passada. Eles observaram no leito que havia materiais semelhantes aos ossos de um animal pré-histórico e chamaram o pai, Edmilson Galdino, que é vaqueiro da fazenda.

pesquisador-mostra-fosseis-de-mastodonte-encontrados-no-rnGaldino informou sobre o achado ao proprietário da fazenda, que acionou o arqueólogo Astrogildo Cruz. O pesquisador analisou o potencial do material junto com o arqueólogo Orlando Figueredo, professor de Geologia da UFRN, e informaram a descoberta dos fósseis ao Museu Câmara Cascudo.

A paleontóloga e diretora do MCC, Maria de Fátima Ferreira dos Santos, coordenou os trabalhos de expedição em Florânia e confirmou a existência do fóssil. O museu faz parte da Rede Universitária de Museus da UFRN e possui um setor de paleontologia com metodologias de coleta de amostras e dados em campo para embasamento e organização das coleções científicas. Agora os fósseis serão estudados pela Universidade.

Fonte: noticias.uol

Continue lendo

Nordeste

Agricultores do Nordeste ganham prazo para renegociação das dívidas; veja vídeo

Publicados

em

O benefício está previsto no relatório da Medida Provisória 707/2015, aprovado na manhã desta terça-feira (19). Pela MP, ficam suspensas a inscrição na dívida ativa e a cobrança judicial. O presidente da comissão mista que analisa a matéria, senador Fernando Bezerra (PSB-PE), explica a proposta, veja o vídeo.

Agência Senado

Continue lendo

Mais Lidas