Conecte-se conosco

Saúde

João Pessoa tem 37 áreas com alto índice de infestação pelo Aedes aegypti, diz secretaria; veja lista

Publicados

em

Foto: Divulgação/Aedes aegypti

Cinco áreas com maior índice estão localizadas no Bairro das Indústrias, Cruz das Armas, Ernani Sátiro, Mumbaba e Oitizeiro.

O mosquito Aedes aegypti é o principal transmissor de dengue, zika e chikungunya em regiões urbanas do Brasil — Foto: João Paulo Burini/Getty Images via BBC

Anúncio


Pelo menos 37 áreas de João Pessoa têm um alto índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Os dados são de uma pesquisa divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta segunda-feira (15).

Conforme o levantamento, as cinco áreas com maior índice estão localizadas no Bairro das Indústrias, Cruz das Armas, Ernani Sátiro, Mumbaba e Oitizeiro (veja a lista completa abaixo).

Localidades com alto índice de infestação pelo Aedes aegypti em JP

  1. Bairro das Indústrias
  2. Cruz das Armas
  3. Ernani Sátiro
  4. Mumbaba
  5. Oitizeiro
  6. Cristo
  7. Geisel
  8. Funcionários
  9. Gramame
  10. Grotão
  11. João Paulo II
  12. Varjão
  13. José Américo
  14. Mangabeira
  15. Barra de Gramame
  16. Muçumagro
  17. Paratibe
  18. Valentina
  19. Alto do Céu
  20. Ipês
  21. Centro
  22. Ilha do Bispo
  23. Jaguaribe
  24. Varadouro
  25. Altiplano
  26. Bancários
  27. Bessa
  28. Cabo Branco
  29. Castelo Branco
  30. Jardim Cidade Universitária
  31. Jardim Oceania
  32. Manaíra
  33. Miramar
  34. Pontal dos Seixas
  35. Portal Sol
  36. São José
  37. Torre

Segundo a secretaria de saúde, as localidades que estão na lista não possuem alto índice de infestação em toda a extensão, mas em algumas partes.

Todas as áreas, segundo a SMS, vão receber ações intensificadas de controle do mosquito com batidas de focos, capturas de larvas e eliminação ou tratamento focal.

A pesquisa foi realizada em conjunto pela Vigilância Ambiental, Fiocruz e o Ministério da Saúde. Durante o levantamento foram utilizadas Armadilhas Ovitrampas, que recolhem os ovos do Aedes aegypti. Em apenas duas semanas, pelo menos 15.026 ovos foram coletados.Em 2020, pelo menos 2.610 casos de dengue na Capital e 752 de chikungunya foram registrados em João Pessoa. Neste ano, nos meses de janeiro e fevereiro, foram notificados 157 casos de dengue e nove de chikungunya.

Quem souber de localidades com possíveis focos do Aedes aegypti, pode denunciar por meio do número (83) 3214-5718.

Fonte: G1 PB

Rate this post
Anúncio


Saúde

Hospital Regional de Guarabira recebe 48 camas elétricas adquiridas através de emenda de Raniery Paulino

Publicados

em

Uma emenda do deputado federal Raniery Paulino garantiu a aquisição de 48 camas elétricas para o Hospital Regional de Guarabira.

A emenda de n° 221/2023, no valor de mais de 526 mil reais, destinadas pelo deputado federal Raniery Paulino, foi utilizada para a compra de 48 novas camas elétricas para o Hospital Regional de Guarabira.

Anúncio


Raniery é o deputado que mais destina recursos para o Hospital Regional de Guarabira, que é referência para mais de 25 municípios paraibanos.

“Sou o deputado que mais destinou recursos para o Hospital Regional de Guarabira, hoje fico muito feliz com a aquisição de quase 50 camas elétricas que chegaram ao hospital e já estão beneficiando toda a população de Guarabira e do brejo paraibano”.

O Hospital Regional de Guarabira atende cerca de 25 cidades do brejo e agreste paraibano, totalizando uma população de mais de 300 mil pessoas.

Diário de Notícias

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Saúde de Guarabira inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza

Publicados

em

Teve início nesta segunda-feira, 18/3, a Campanha de Vacinação contra a Influenza (Gripe) em Guarabira. De modo tradicional a mobilização ocorre nacionalmente entre os meses de abril e maio, neste ano, foi antecipada em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. 

O Ministério da Saúde antecipou a campanha para 25/3, porém, já que os municípios estão todos abastecidos com o imunizante, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, junto com o próprio MS e as secretarias municipais paraibanas, decidiu antecipar para esta segunda, com Dia D marcado para ser realizado no dia 13/4, encerrando-se em 31/5.

Anúncio


A coordenadora de Vigilância Epidemiológica Elicácia Cunha, da Secretaria Municipal de Saúde de Guarabira, ressaltou da disponibilidade da vacina nas UBS. “Estamos antecipando para esta segunda, dia 18 de março, a campanha de vacinação contra a gripe, alinhada com a SES. Afirmamos que todas as salas de vacinas das nossas UBSs estão abastecidas com a vacina, que o público-alvo já pode se direcionar a unidade mais próxima para se imunizar”, informou.

De acordo com o MS, a vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas. A pasta informa ainda que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Veja quem pode se vacinar:

• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

• Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;

• Trabalhadores da Saúde;

• Gestantes;

• Puérperas;

• Professores dos ensinos básico e superior;

• Povos indígenas;

• Idosos com 60 anos ou mais;

• Pessoas em situação de rua;

• Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

• Profissionais das Forças Armadas;

• Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

• Pessoas com deficiência permanente;

• Caminhoneiros;

• Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

• Trabalhadores portuários;

• Funcionários do sistema de privação de liberdade;

• População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Documentos necessários para se vacinar contra a influenza: CPF ou cartão do SUS.

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Opera Paraíba realiza mais de 700 cirurgias em 13 cidades paraibanas

Publicados

em

O programa Opera Paraíba, criado pelo Governo do Estado para agilizar o acesso às cirurgias eletivas, esteve em 13 municípios das três macrorregiões de saúde do estado, nesse fim de semana. Da sexta-feira (15) até esse domingo (17), foram ofertadas 714 cirurgias. Os procedimentos foram nas especialidades de cirurgia-geral, ginecológica, oftalmológica e pediátrica.

Na cidade de São Bento, o programa realizou, pela primeira vez, cirurgias através do Opera Paraíba. Foram oferecidas 150 cirurgias de catarata. A aposentada Rita Petrolina, de 72 anos, foi uma das beneficiadas e conta que já não conseguia fazer bem os trabalhos diários. “Em casa, eu já estava com dificuldade para fazer minhas coisas por conta da vista, aí já fiz cirurgia em um olho e agora estou fazendo no outro, para ficar cem por cento”, lembrou.

Anúncio


O Hospital Regional de Cajazeiras também recebeu a equipe itinerante do programa e ofereceu, em dois dias, 240 cirurgias de catarata. Ainda no Sertão, na cidade de Catolé do Rocha, o Opera contemplou 75 pessoas com cirurgias gerais.

Em Campina Grande, o Hospital de Clínicas realizou, por meio do programa, 40 procedimentos pediátricos, de hérnia e fimose. O Opera também esteve em Patos, Sousa, Santa Luzia, Itabaiana, Monteiro, Queimadas, João Pessoa, Solânea e Guarabira.

O secretário de saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, explica que a proposta é expandir o programa, visando oferecer mais procedimentos de novas especialidades. “Hoje, o Opera Paraíba está presente em todas as regiões do estado, graças ao compromisso de interiorização da saúde assumido pelo Governo do Estado para suprir o vazio assistencial que as cidades enfrentavam, especialmente no interior. Nosso objetivo é poder ampliar o número de procedimentos e atender demandas de novas especialidades”, destacou.

Para ser atendido, o usuário precisa procurar a Secretaria de Saúde de seu município ou fazer o cadastro acessando a página operaparaiba.pb.gov.br.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas