Conecte-se conosco

Educação

Do trabalho humilde ao sucesso internacional: ex-aluno da UNIP se forma na Universidade de Utah

Publicados

em

Copyright © 1997-2020 UNIP

A jornada emocionante de Luiz Luz, ex-aluno da UNIP, que venceu obstáculos, incluindo desafios pessoais e o aprendizado da língua inglesa, para conquistar dois diplomas nos Estados Unidos. Sua história de dedicação e motivação para alcançar a educação superior revela o poder transformador do ensino universitário.

No mundo onde a busca por oportunidades parece repleta de desafios, a história de Luiz Luz surge como um verdadeiro exemplo de dedicação, perseverança e coragem para alcançar seus sonhos por meio do Ensino Superior. Nascido em São Paulo, Luiz provou que com vontade e insistência é possível ultrapassar barreiras e trilhar caminhos inimagináveis.

Anúncio


Após se dedicar dois anos como missionário voluntário em tempo integral no Ceará e no Piauí, Luiz retornou a São Paulo, em 2007. Sua vontade de ingressar em uma universidade era imensa, mas seus pais não tinham condições financeiras para arcar com os custos. Mesmo uma instituição pública era inviável, já que precisaria dedicar-se integralmente aos estudos e sua família não conseguiria sustentá-lo durante esse período.

Copyright © 1997-2020 UNIP

Determinado a alcançar sua meta, Luiz mergulhou de cabeça em uma jornada árdua, trabalhando em três empregos diferentes. Sua rotina se dividia entre o atendimento em uma academia de musculação pela manhã, o trabalho de telemarketing à tarde e novamente como atendente na academia à noite. Esse grande esforço, determinação e foco possibilitou que ele se matriculasse na UNIP para fazer o curso de graduação em Relações Internacionais, no campus Paraíso, no período noturno.

Em sua incansável busca pelo conhecimento, aproveitava o tempo de deslocamento ao trabalho para estudar e, mesmo com uma rotina intensa, conseguiu um outro emprego que lhe proporcionou uma renda um pouco melhor. Contudo, a necessidade de constantes viagens internacionais em seu novo trabalho o levou a trancar a matrícula na UNIP e adiar o sonho da faculdade por quatro anos.

Em 2014, consciente da importância da graduação para sua carreira, retomou os estudos na UNIP. Sua perseverança permanecia inabalável. Infelizmente, um novo período de dificuldades pessoais se seguiu e Luiz passou dois anos desempregado, “fazendo apenas bicos” para sobreviver. Porém, ele não se deixou abater, continuando a perseguir seu objetivo de se formar e ir estudar no exterior.

Copyright © 1997-2020 UNIP

Para estudar fora do Brasil, era necessário ter o certificado de proficiência em inglês, algo que não possuía. Ele decidiu, então, investir em um curso do idioma e se preparar para os exames oficiais. Enquanto aguardava a colação de grau e o diploma da UNIP, teve a oportunidade de trabalhar como motorista particular da Delegação Sul-Coreana nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, e, assim, aperfeiçoar o seu domínio da língua inglesa. Após um esforço incansável, conseguiu fazer o teste de proficiência em inglês e alcançou uma excelente nota. Sua dedicação e disciplina o levaram a ingressar na Universidade de Utah, nos Estados Unidos.

Ao chegar em Utah, Luiz enfrentou novos desafios, mas aprendeu a enxergar oportunidades. Ao ver uma vaga de custodian, que acreditava ser um cargo de zelador, agarrou a ocasião, o que não sabia é que a função era de faxineiro e deveria cuidar da limpeza do banheiro da biblioteca da universidade.

Ele então conciliava os estudos com o emprego, e se lembrava das frases de seu falecido pai: “Não importa o que você faz, importa como você faz… Seja o melhor de você onde quer que esteja… Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, todos podem começar um novo fim!” Essas palavras o fez compreender que aquela era uma porta para que pudesse obter todos os documentos necessários, como o Social Security (o CPF norte-americano). “Em poucos meses consegui os documentos para comprovação de rendimentos para poder declarar imposto de renda e ter restituição, e isso me permitiu fazer parte de uma ‘irmandade’ da universidade, podendo receber apoio de ex-professores e ex-alunos, que mantiveram fornecendo recursos para ajudar novos alunos com alto desempenho”, explicou.

A paixão de Luiz pelas áreas de planejamento urbano, questões sociais e políticas crescia cada vez mais, o que o levou a ingressar no mestrado em Planejamento Urbano enquanto ainda cursava Administração Pública. Sua dedicação e empenho em ambas as áreas foram reconhecidas e ele recebeu diversas bolsas de estudo e recompensas.

Copyright © 1997-2020 UNIP

O esforço não passou despercebido. Convidado para ser o orador na formação de sua turma, ele pôde contar aos seus colegas a importância de perseverar em meio às dificuldades e acreditar no poder transformador da educação. Ao longo de sua jornada, Luiz provou que o “querer” é apenas o primeiro passo e o “fazer” é a chave para o sucesso. Hoje, ele é um verdadeiro exemplo de resiliência, superação e sucesso. Além de se formar em Relações Internacionais e Planejamento Urbano, trabalha como Planejador de Recuperação de Desastres, auxiliando o governo de Utah a se preparar para enfrentar desafios naturais e/ou causados pelo homem.

A UNIP é uma instituição que se orgulha de contar com ex-alunos exemplares como Luiz Luz, cuja trajetória de superação e dedicação ao Ensino Superior inspira a todos e mostra a importância do acesso a oportunidades internacionais para o desenvolvimento acadêmico.

Os estudantes que tenham interesse em buscar possibilidades de estudos no exterior, basta acessar a área de Internacionalização Acadêmica da UNIP. Neste espaço, encontrarão informações relacionadas a programas de intercâmbio, bolsas de estudo internacional, parcerias com universidades estrangeiras e todos os procedimentos necessários para uma experiência enriquecedora no exterior.

UNIP.br

Rate this post
Anúncio


Educação

Comissão da UEPB faz convocatória para Banca de Heteroidentificação referente à 4ª Lista de Espera do SiSU 2024.1

Publicados

em

A Comissão de Heteroidentificação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), responsável pela realização dos procedimentos de heteroidentificação de candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as) (pretos/as e pardos/as) convoca todos(as) que optaram pelas cotas raciais e estão na 4ª Chamada da Lista de Espera do Processo Seletivo Unificado (SISU) 2024.1 para matrícula nos cursos de Graduação da UEPB, para realização do procedimento de aferição da autodeclaração racial.

A banca acontecerá nesta exta-feira (22), das 8h às 11h30, de forma remota via Google Meet. Porém, para apresentar-se à banca de heteroidentificação, o(a) candidato(a) deve acessar a Convocatória 5, ler as informações, preencher o formulário e anexar todos os documentos solicitados até às 16:59h desta quinta-feira (21).

Anúncio


O(A) candidato(a) que não preencher o formulário anexando a documentação completa, correta e no prazo estabelecido na Convocatória 5, não será habilitado(a) para comparecer à Banca de Heteroidentificação, implicando na perda da vaga.

A Comissão chama a atenção ainda sobre a forma de envio da documentação que é exclusivamente pelo preenchimento do formulário que consta na Convocatória 5. Não havendo possibilidade de recebimento por e-mail. Mais informações podem ser obtidas pela Comissão de Heteroidentificação da UEPB pelo e-mail: [email protected].

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

UEPB: PROGRAD divulga 2ª chamada do resultado final da Seleção por Nota do Ensino Médio do semestre 2024.1

Publicados

em

A Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou, nesta quarta-feira (20), a 2ª chamada do resultado final da Seleção por Nota do Ensino Médio referente ao semestre letivo 2024/1. Os candidatos aprovados devem enviar para o e-mail da Coordenação do Curso toda a documentação em formato PDF necessária para a matrícula, em seguida, devem comparecer presencialmente à Coordenação para realizar a matrícula.

Os documentos necessários para a matrícula dos aprovados na Seleção por nota do Ensino Médio podem ser acessados AQUI.

Anúncio


A matrícula será realizada única e exclusivamente no dia 22 de março. Quem cursa alguma graduação e vai ingressar em um novo curso precisa cancelar sua atual matrícula para poder efetivar a nova. Quem é estudante da UEPB e deseja cancelar sua matrícula vigente para efetuar matrícula em novo curso, deve enviar a solicitação de cancelamento para o e-mail [email protected].

Somente será permitida a matrícula aos estudantes que apresentarem todos os documentos exigidos. As dúvidas podem ser enviadas diretamente para o e-mail: [email protected]. Confira a lista neste LINK.

Assessoria / UEPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Campus IFPB Guarabira convoca candidatos aprovados nas cotas raciais da Lista de Espera do Sisu 2024

Publicados

em

A Diretora de Desenvolvimento de Ensino do IFPB – Campus Guarabira, CONVOCA, por meio do Edital DDE-GB Nº 11/2024, os candidatos às vagas reservadas para negros (pretos e pardos) e indígenas autodeclarados no ato da inscrição e na pré-matrícula de ingresso nos cursos de graduação oferecidos pelo IFPB,  selecionados através da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2024) para o procedimento de verificação de veracidade da autodeclaração (Clique aqui e confira o Edital DDE-GBNº 11/2024).

O processo de aferição dos(as) candidatos(as) que se autodeclararem negros (pretos e pardos) no momento da pré-matrícula, realizar-se-á por meio de avaliação de critérios fenotípicos, a partir da qual será emitido um parecer que deferirá ou indeferirá a condição declarada pelo(a) candidato(a).

Anúncio


DA CONVOCAÇÃO

Todos os candidatos aprovados e convocados a realizar a pré-matrícula às vagas reservadas para negros (pretos e pardos) através da Lista de Esperado SiSU 2024 deverão apresentar-se no Campus Guarabira, endereço: Rodovia PB 057 KM 02, s/nº – Guarabira, em dia e horário, conforme previsto no ANEXO I deste edital para realizar o procedimento de avaliação da Comissão de Heteroidentificação.

O candidato deverá obrigatoriamente, portar o documento oficial com foto, o qual será solicitado pela banca no momento da apresentação da heteroidentificação.

Lembramos que os candidatos convocados para esta etapa precisam realizar a Pré-matrícula online que vai de 15 a 20 de março através do Portal  do Estudante – https://estudante.ifpb.edu.br/

Todas as informações e a Lista dos candidatos convocados para o procedimento de Heteroidentificação estão disponíveis no EDITAL Nº 11/2024, de 14 de março de 2024 (CLIQUE AQUI).

IFPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas