Conecte-se conosco

Cidades

MPPB e secretarias discutem solução para sobrecarga de internações infantis, em JP

Publicados

em

Dez pacientes sem síndrome gripal internados no Hospital Valentina deverão ser remanejados para o Hospital Arlinda Marques; MPPB alerta para a importância da vacinação infantil contra a covid-19 para diminuir número de infectados e pressão em hospitais.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) realizou, na tarde desta segunda-feira (7/02), uma audiência com gestores da saúde do Estado e dos municípios de João Pessoa e Campina Grande para discutir o aporte de leitos para internação de crianças com covid-19, tendo em vista o aumento de casos da doença provocados pela variante Ômicron do coronavírus, situação que é agravada pela baixa cobertura vacinal ainda registrada no público pediátrico.

Anúncio


O principal problema discutido na audiência realizada por videoconferência foi a sobrecarga já registrada no Hospital Valentina Figueiredo, referência para covid-19 na rede municipal de saúde da capital. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-JP), a unidade está com todos os leitos de enfermaria covid ocupados (o que representa 30 pacientes infantis) e já há uma fila de espera de, pelo menos, sete crianças aguardando internação.

Para resolver a situação de forma emergencial, ficou acordado com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB), a transferência dos 10 pacientes internados no Valentina com outras enfermidades (sem síndrome gripal, portanto) para o Hospital Infantil Arlinda Marques. O objetivo é a liberação dessas vagas na unidade hospitalar do município para que ele possa acolher os pacientes infantis com covid.

Participaram da reunião as promotoras de Justiça Maria das Graças Azevedo (que atua na defesa da Saúde em João Pessoa), Adriana Amorim (que atua na defesa da Saúde em Campina Grande) e Fabiana Lobo (coordenadora do Centro de Apoio Operacional em matéria da Saúde do MPPB), a secretária de Saúde de João Pessoa, Margareth Diniz, o secretário executivo da Saúde do Estado, Daniel Beltrammi, além de gestores do setor de Regulação das secretarias e dos hospitais Valentina e da Criança e do Adolescente de Campina Grande.

Na ocasião, a secretária Margareth Diniz falou que a ideia do município era remanejar, além dos pacientes internados sem síndrome gripal, os leitos psiquiátricos para pacientes pediátricos do Hospital Valentina para a rede estadual, o que viabilizaria a abertura de 30 leitos de enfermaria, transformando a unidade em serviço exclusivo para atender pacientes pediátricos com covid em João Pessoa. A proposta não foi aceita pelo Estado, uma vez que os leitos para pacientes psiquiátricos são alvo de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre MPPB e o município e que a rede estadual não possui serviço especializado de internação psiquiátrica para crianças na primeira infância. O secretário Daniel Beltrami sugeriu que a demanda por internação psiquiátrica infantil fosse absorvida, temporariamente, pela rede substitutiva, formada por hospital-dia e pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), o que não foi aceito pela Promotoria de Justiça da capital nem pela SMS-JP.

Campina Grande

Na audiência, a direção do Hospital da Criança de Campina Grande destacou que, apesar de registrar a maior taxa de internação de crianças e adolescentes desde o início da pandemia, ainda há vagas na unidade. Atualmente, o serviço possui 12 crianças (com idades de quatro meses a 15 anos) internadas com covid-19 em enfermaria, sendo que sete delas estão usando aporte de oxigênio. O hospital também se prontificou a receber pacientes da capital, caso haja lotação na rede.

Apelo à vacinação

As representantes do MPPB destacaram a importância da vacinação infantil contra a covid-19 para diminuir o contágio, o número de infectados e agravamentos que necessitam de internação e acabam por sobrecarregar o sistema de saúde público e também privado. Elas fazem um apelo aos pais e responsáveis para que imunizem suas crianças de 5 a 11 anos de idade e lembram que as duas vacinas disponibilizadas (Coronavac e Pfizer) foram aprovadas pelo órgão regulador competente – a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que atestou a segurança e eficácia dos imunizantes – e são recomendadas por órgãos renomados como as sociedades brasileira de Pediatria, Imunologia e Infectologia.

Assessoria/MPPB

Rate this post
Anúncio


Cultura

Peça teatral de Guarabira se apresenta em Caruaru-PE

Publicados

em

Com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, da Prefeitura Municipal de Guarabira, o espetáculo de teatro “Histórias de Lua e Sol”, do ator, autor e diretor Vando Farias, chega ao agreste Pernambucano, na cidade de Caruaru-PE, para participar, como único representante da Paraíba, na programação do festival para o “Abril para o Teatro” daquele município, nesta sexta, dia 19 de Abril de 2024.

A secretaria Municipal de Cultura de Guarabira, sempre atenta à  valorização  do artista e da Companhia do Prato, grupo fundado por Vando Farias e o saudoso Roberto Di Freitas (in memorian), colabora, desde sua primeira peça, “A Batalha da Vírgula contra o Ponto Final”, para a circulação em várias  destas cidades.

Anúncio


“Histórias de Lua e Sol” vai para sua apresentação de número 64, em quase dois anos ininterruptos de criação e circulação. A peça já passou por 14 municípios em 4 estados do Brasil: Paraíba, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal, com cerca de 6.500 espectadores tendo visto a peça. 

O premiado espetáculo teve 10 indicações de prêmios em festivais de teatro e angariou seis no total de sua caminhada, como: Melhor Ator e Melhor Cenário, no Festival de Teatro para Crianças de Caruaru-PE, 2022; Melhor Ator Revelação, Melhor Direção e Terceira Melhor peça paraibana de 2023 no Prémio Ednaldo do Egypto, ocorrido em João  Pessoa.

O espetáculo tem atuação, cenário e direção de Vando Farias, com a contraregragem e manipulação de boneco de Jusieux Santos.

Sinopse

A peça “Histórias de Lua e Sol” mergulha na jornada emocional de Augusto, um menino de doze anos que se refugia no papel de Sr. Tick, o Grande Tempo, movido pelo medo de perder a oportunidade de crescer. Num contexto pandêmico, onde a realidade se entrelaça com a fantasia, Augusto (ou Sr. Tick) embarca em uma missão improvável: encolher a Lua para carregá-la consigo numa bolsa.

À medida que a trama se desenrola, Augusto confronta não apenas um dragão físico, mas também seus próprios medos. Seus companheiros de jornada incluem uma girafa amiga, daltônica e com nuances complexas, e um elefante próximo do fim de sua jornada terrena. Juntos, enfrentam desafios que transcendem a realidade, explorando valores como respeito, lealdade e a complexidade das mentiras.

O espetáculo utiliza técnicas de teatro de bonecos, sombras e animação para criar um mundo visualmente envolvente. “Histórias de Lua e Sol” é mais do que uma simples narrativa; é uma exploração poética sobre o valor dos sonhos, a coragem de enfrentar temores profundos e a resiliência que se manifesta nos laços de amizade. Uma experiência que toca o público, instigando reflexões sobre a vida, a morte e os significados que atribuímos aos nossos próprios contos.

Ficha técnica:

Texto, Direção, Cenografia e Atuação: Vando Farias.

Iluminação: Victor Hugo

Figurino: Francisco Jr.

Bonecos: Mestre Cloves e Marcílio Vidal

Sonoplastia: Hegladson Mendonça e Vando Farias

Contra-regras/ atores manipuladores: Alexandro Galdino e Jusieux Santos.

Fotos: Tham Toscano/ Alexandre Marques e Girlene Ferreira.

Com Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

XVIII Corrida Tiradentes chega a Campina Grande neste domingo (21)

Publicados

em

Foto: Ascom/PMPB

Tradicional competição realizada pela Polícia Militar para atletas e público em geral, a XVIII Corrida Tiradentes chega à Campina Grande neste próximo domingo (21). Com provas de 3, 5 e 10 quilômetros, a competição já um sucesso em número de inscritos (foto acima ilustrativa).

Os participantes irão concorrer nas categorias Geral, masculina e feminina, e categoria Policial Militar. A prova deverá começar às 6h, na rua Janúncio Ferreira, nº 800, no Centro de Campina Grande, na sede do 10º Batalhão de Polícia Militar.

Anúncio


Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Lançado calendário 2024 das plenárias do Orçamento Democrático Estadual no próximo dia 29

Publicados

em

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (15), durante o programa semanal Conversa com o Governador, a data de lançamento do calendário das plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE) 2024. O evento acontecerá no dia 29 de abril, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 10h.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual adiantou que as audiências serão iniciadas no dia 3 de maio e todas as demais datas e municípios que sediarão as plenárias do ODE serão divulgados no dia 29. “Nós faremos, mais uma vez, uma grande festa da democracia participativa, ouvindo o povo, dando respostas rápidas às demandas. O Orçamento Democrático vem, ao longo dos anos, aumentando o número de participantes por conta da sua credibilidade porque o governo apresenta um nível de resolutividade muito alto”, frisou. 

Anúncio


O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas