Conecte-se conosco

Guarabira

Guarabira recebe etapa do 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Paraíba

Publicados

em

O 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Paraíba teve como sede, na última sexta-feira (18), a cidade de Guarabira. Realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), o evento ocorreu nos períodos da tarde e da noite, numa parceria entre o Campus III e a Prefeitura Municipal. Como de costume, a programação se deu nas instalações da Universidade e em uma área pública do município, previamente escolhida pelo coordenador local.

No Campus III, o Encontro aconteceu no miniauditório, tendo como mestre de cerimônias o poeta e servidor da UEPB Lino Sapo. A abertura foi prestigiada pelo pró-reitor Cultura da UEPB, José Cristóvão de Andrade; pelo secretário de Cultura, Percinaldo Toscano, também coordenador do evento em Guarabira; pelo assessor da Procult, Agnaldo Barbosa; pela diretora adjunta do Centro de Humanidades (CH), Cleoma Toscano Henriques; pelo diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Laplace Guedes; e pelo secretário do CH, Baltazar Filho.

Anúncio


O pró-reitor de Cultura apontou que o Encontro vem cumprindo a sua missão de defesa e valorização do sanfoneiro e do tocador de fole. “A cada dia surgem novas tecnologias, novos estilos surgem, mas dentro da nossa própria casa vemos o distanciamento dessa valorização. Se em cada cidade nós não cuidarmos disso, nossos artistas serão cada vez mais excluídos, isso será reproduzido a título de modernidade e sabemos que não é. É importante ter esse percentual de artistas incluídos na grade junina. Em Caruaru, por exemplo, no ano passado, 75% da programação era composta por artistas regionais. Nosso desejo é continuar reforçando isso e levando esse debate para a imprensa”, ressaltou.

Para Percinaldo, a parceria estabelecida entre a UEPB e a Prefeitura significa conquistas em prol de toda a comunidade. “É uma sinalização de que juntos podemos alcançamos nossos objetivos. O evento tem grande valor e nós abraçamos a causa sem nenhuma hesitação por ser um investimento na cultura popular”, disse. Cleoma, Laplace e Baltazar externaram a satisfação por receberem mais uma edição do Encontro, sempre enfatizando a qualidade do evento e seu desejo de transmissão e preservação da arte regional. Para eles, o Encontro significa enfrentar um mercado que gradualmente busca sufocar a música de raiz.

Em seguida, procedeu-se com a aula espetáculo efetivada por Luizinho Calixto. Na ocasião, Luizinho comentou o quanto o forró verdadeiro, tradicional, segue vivo. “Ano passado fui convidado a participar do festival de forró pé-de-serra que é efetuado em Belo Horizonte. Lá se ouvia Gerson Filho, Abdias, Pedro Sertanejo, Dominguinhos. Muitas vezes eu me pergunto por que, na maioria das vezes, os ouvidos de hoje em dia só escutam música de baixíssima qualidade. Há rádios em que se paga para não tocarem Luiz Gonzaga. Eu mesmo presenciei isso acontecer. Sem Luiz Gonzaga não existiria Dominguinhos. Sivuca não seria divulgado, não no Brasil”, disse.

Luizinho contou ainda sobre a turnê que fez em 2017 integrando o Festival de Forró de Zurique. “Na Europa, quase todo final de semana ocorrem festivais semelhantes. Há pessoas de todos os lugares que se pode imaginar, da Irlanda do Norte, Londres, Rússia, Suíça, França”, acrescentou. Após a preleção de Luizinho, ainda no auditório, iniciaram as apresentações dos inscritos, acompanhados pelos professores do Centro Artístico Cultural da UEPB, João Batista e Erivan Ferreira. Também se exibiram João e Marcelo Calixto, além do sanfoneiro mirim Raí Bezerra.

Da equipe da Procult participaram, ainda, os servidores Alberto Alves e Igor de Carvalho. À noite o espetáculo continuou, tendo como sede o Memorial do Cordel José Camelo de Melo Resende.

A sanfona e seus admiradores

Admirador da sanfona, o guarabirense Paulo Atanásio fez questão de prestigiar a apresentação dos sanfoneiros no Centro de Humanidades. “Já assisti muitos festivais com Marinês e Gonzagão. A sanfona é um instrumento musical que me encanta. Quando soube do evento, não pensei duas vezes. É, sem dúvida, um resgate da cultura nordestina”, disse.

Pela segunda vez o artista Éricles Barbosa, 21, se inscreveu para participar do Encontro de Sanfoneiros. Natural da cidade de Guarabira, há três anos desempenha sua arte. Para ele, que vem de uma tradicional família de sanfoneiros, o evento representa uma oportunidade para aprender cada vez mais com os grandes mestres. “Além do prazer de ver os amigos da região tocando, é sempre uma satisfação ouvir as palavras dos mestres aqui reunidos, sobretudo as de Luizinho Calixto. Isso é o que nos motiva a voltar a cada edição”, relatou Éricles, que foi premiado com o Troféu Dominguinhos na etapa local do 1º Encontro de Sanfoneiros, como destaque no acordeon.

O experiente sanfoneiro Novinho do Acordeon também esteve presente no evento. Com 66 anos de idade e mais de 40 anos de profissão, o guarabirense destacou que o Encontro de Sanfoneiros significa, para ele, compartilhar o prazer de tocar sanfona. “Esse instrumento está no sangue. O gosto pela sanfona está na nossa família desde a época dos meus avós”, concluiu.

Texto: Simone Bezerrill e Oziella Inocêncio
Fotos: Hugo Tabosa, Lisiane Santos de Almeida e Uirá Agra

Rate this post
Anúncio


Cultura

FIAN 2023: Divulgada relação dos artistas para a quinta edição, em Guarabira

Confira a relação dos 88 Artistas e as obras selecionadas.

Publicados

em

A quinta edição do Festival Internacional de Arte Naif (FIAN 2023), na cidade de Guarabira, já está com a relação definitiva dos 88 artistas que estarão expondo suas obras a partir de 25 de maio. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, juntamente com o Ateliê Adriano Dias, já recebeu a lista da curadoria com a divulgação das obras selecionadas.

Clique aqui e acesse a lista

Anúncio


Desde o dia 15 de fevereiro, quando foi lançado o edital de inscrições para todo o Brasil e outros países, artistas da Arte Naif tiveram um prazo de 45 dias para inscrições e apresentar propostas de trabalho dentro da temática deste ano: o universo do Pavão Misterioso, considerando que em 2023 está sendo comemorado o centenário da obra em cordel “Romance do Pavão Misterioso”, de autoria de José Camelo de Melo Rezende, poeta nascido no município de Guarabira.

Ao longo de 45 dias, inscreveram-se 180 artistas de 17 estados brasileiros, além de outros pertencentes a oito países. Apesar do grande número de inscritos, a Comissão de Seleção elegeu 68 participantes, pois entendeu que foram propostas identificadas com a temática estabelecida em edital, o Pavão Misterioso.

Essa comissão foi composta por nomes como Jaqueline Finkelstein, Beto Fernandes, Manoel Onofre, Valdeck de Garanhuns e Adriano Dias. Foram selecionados esses 68 e outros 20 artistas que virão como convidados, pois a exposição terá uma sala específica em xilogravura que vai homenagear o xilógrafo pernambucano J. Borges, um importante nome da xilogravura no Brasil.

José Francisco Borges, conhecido artisticamente como J. Borges, é um dos mais famosos xilógrafos de Pernambuco, nasceu em 1935 na cidade de Bezerros, no interior de Pernambuco, onde vive até hoje. Ele estará em Guarabira nessa quinta edição do Fian, como homenageado e convidado especial.

O FIAN 2023 acontecerá de 25 a 30 de junho na cidade de Guarabira. Devido à homenagem aos 100 anos do Romance do Pavão Misterioso, a exposição percorrerá outros municípios paraibanos depois de Guarabira – a exemplo de Sousa, Monteiro, Campina Grande e João Pessoa. Confira abaixo a relação dos 68 artistas selecionados, com indicação das obras e local de origem.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

ANIVERSÁRIO DA CIDADE: Prefeitura não terá expediente nesta sexta (26)

Publicados

em

As repartições públicas municipais de Guarabira sofrerão alteração no expediente devido ao feriado municipal alusivo à emancipação política do município, comemorado na próxima sexta-feira 26. Serviços essenciais, a exemplo da coleta de lixo e de fiscalização de trânsito serão preservados.

DENTRO DO MÊS: Mantendo a política salarial dentro do mês trabalhado, nos próximos dias 29 e 30 serão realizados os pagamentos dos servidores referente ao mês de novembro, a informação foi repassada pela Secretaria de Administração do Município.

Anúncio


Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

IMPERDÍVEL: Mix Festas e Descartáveis realiza Curso de Salgados e Panetones nesta quarta, 10

Publicados

em

Nesta quarta-feira, 10, a Mix Festas e Descartáveis irá realizar os Curso de Salgados Tradicionais com Massa de Empada Versátil pela manhã e pela tarde o Curso de Panetones.

Pela manhã será ministrado o curso de salgados das 9 às 13h00. No curso será ensinado sobre: pão com creme de queijo, coxinha, pastel e empada com massa versátil.

Anúncio


Nesta quarta-feira, 10, a Mix Festas e Descartáveis irá realizar o Curso de Panetones. Você irá aprender nesta aula:

  • Panetone,
  • Chocotone e
  • Panetone Trufado

Taxa de Inscrição: R$ 120,00 – ou 2x de 65,00 no cartão. Vagas limitadas!

Horário: PERÍODO DA TARDE: 13h às 17h. Com as professoras Tia Neves e Dayanny.


A Mix Festas e Descartáveis neste momento de pandemia mantém a sala de cursos funcionando com número reduzido de alunos e respeitando o distanciamento. Portanto garanta já sua vaga!

A loja disponibiliza de recipiente com álcool 70% INPM para a higienização dos participantes. A loja informa para que todos os participantes dos cursos ministrados, levar máscaras de proteção, pois é necessário a utilização da mesma no recinto.

A loja Mix Festas e Descartáveis fica localizada na Rua Augusto de Almeida, 48, ao lado do ENSL (Educandário Nossa Senhora de Lourdes), também conhecido como “Colégio de Socorro Amorim”, no Centro de Guarabira, fone: (83) 3271-8100.

Siga a Festas e Descartáveis nas redes sociais: instagram.com/mixfestasedescartaveis e facebook.com/festasedescartaveis

Nesta mesma quarta-feira, na Mix Festas e Descartáveis, dia 10 terá a apresentação e degustação dos chantilly MasterMartini com o Chef Jailson.

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas