Conecte-se conosco

Cidades

Rede Cuidar participa de pesquisa que identifica estímulo cerebral em crianças com microcefalia

Publicados

em

A Paraíba é pioneira na realização da Espectroscopia Funcional por Infravermelho Próximo em crianças com microcefalia. Responsável por identificar a melhor área do cérebro a ser estimulada, o exame faz parte do Projeto Infecção Congênita pelo Zika, pesquisa realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a Rede Cuidar, o Departamento de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde, o Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas e o Departamento de Biotecnologia do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A coleta foi realizada entre os dias 04 e 06 de fevereiro no Laboratório de Estudos em Envelhecimento e Neurociência (Laben) da UFPB.

Anúncio


O exame é usado para investigar os níveis de oxigenação da região mais periférica dos tecidos cerebrais das crianças. Uma das pesquisadoras do projeto, Elidianne Araújo, pontua que a Espectroscopia Funcional por Infravermelho Próximo não é um exame invasivo e por isso não é necessário que a criança seja sedada para realizar a coleta. “Esse é um exame por imagem. A criança veste uma touca que possui vários eletrodos. Sentada no colo da mãe, ela vai receber vários estímulos e o aparelho vai coletar informações do cérebro que são enviadas, em tempo real, para o software instalado no computador do pesquisador”, explica.

O cérebro é dividido em várias regiões que são responsáveis pela cognição, motricidade, linguagem e atenção, por exemplo. Identificando os níveis de oxigenação, de hemoglobina e desoxihemoglobina no cérebro da criança examinada, é possível saber quais são as áreas que, porventura, podem apresentar algum distúrbio neurológico.

A coordenadora da Rede Cuidar, Juliana Soares, destaca que esse exame é inédito no mundo. Ela afirma que nunca foi realizado esse tipo de coleta ou não existe esse tipo de parâmetro de oxigenação nas crianças com microcefalia. “De fato, nós só vamos descobrir o que ele representa após realizar o exame e fazer a leitura e interpretação dele, porque esse é o primeiro dado que a gente vai ter em relação a essas crianças”, observa.

Para obter resultados mais precisos, os pesquisadores também realizaram a Espectroscopia Funcional por Infravermelho Próximo em crianças saudáveis sem microcefalia e sem afecções neurológicas. A ideia é fazer um comparativo entre os dois grupos. O exame, na Paraíba, foi realizado em parceria com a Universidade Federal do ABC, São Paulo, por meios dos pesquisadores João Sato e Claudienei Biazoli.

A dona de casa Raissa Castro é uma das mães de criança com microcefalia que participa do projeto desde o início. Para ela, esse exame é uma esperança de compreender as possibilidades de desenvolvimento de seu filho Kennedy, de apenas 4 anos. “O resultado desse exame vai trazer melhoria pra gente. Ele vai trazer um entendimento mais profundo de como o cérebro do meu filho trabalha e isso vai me ajudar a cuidar melhor dele”, completa.

O Projeto Infecção Congênita pelo Zika existe há um ano e tem o objetivo de fazer uma análise global de fatores de risco e intervenção neuromoduladora para crianças com microcefalia.

Paraiba.pb.gov

Rate this post
Anúncio


Guarabira

Loja Pontes Calçados participa de evento de moda do Grupo AREZZO

Publicados

em

O Empresário Rosil Pontes, da loja Pontes Calçados, participou do evento de moda do Grupo AREZZO. O CRUISE COLLECTION tem como principal objetivo fazer a entrada para o verão 2025. Modelagens impactantes . Peças com estilo marcante. Em Agosto na loja Pontes em Guarabira o CRUISE COLLECTION.

A loja Pontes Calçados na cidade  de Guarabira fica localizada na Rua Cônego João Gomes Maranhão, no centro de Guarabira – fone: (83) 3271-8241. Em Mari fica localizada na Rua Gentil Lins, 220, Centro, fone: (83) 3287-1023. Siga Pontes Calçados no instagram: @pontescalcados.

Anúncio


Confira abaixo as fotos do evento:

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Avanço: Policiais militares da Paraíba são capacitados para realizar licitações internacionais

Publicados

em

Mais um avanço administrativo deve acontecer na Polícia Militar da Paraíba, que agora tem integrantes capacitados para realizar licitações internacionais e consórcios. Durante os últimos dois dias (26 e 27 de março), os policiais passaram por uma capacitação com o professor e advogado Jonas Lima, que além de formação no exterior, é atualmente uma das maiores referências do tema no Brasil.

O momento de capacitação faz parte do incentivo do comandante-geral da PM, coronel Sérgio Fonseca, na qualificação do efetivo da agência de contratações da corporação para que possa fazer aquisições do que há de melhor no mercado nacional e internacional para o trabalho policial militar, resultando numa melhor prestação de serviço à população.

Além dos policiais da agência de contratações e demais unidades da Polícia Militar da Paraíba, foram oportunizadas vagas para capacitar também integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Secretaria de Administração Penitenciária, Secretária de Estado da Administração, Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, Casa Militar do Governador, Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) e da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PBSaúde).

Ascom

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Kits pedagógicos são entregues as crianças de Guarabira no incentivo a permanência aos estudos

A LBV beneficiou 115 meninos e meninas da Escola Municipal Juberlita Pereira da Costa na zona rural de Guarabira.

Publicados

em

A Legião da Boa Vontade (LBV) no Estado da Paraíba, conta com duas unidades uma em Campina Grande e João Pessoa, promovendo seu trabalho socioassistencial e educacional para centenas de crianças, adolescentes, mulheres e idosos em situação de vulnerabilidade social. Desenvolve o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em seus Centro Comunitário de Assistência Social e ampara com suas campanhas humanitárias famílias em risco social e extrema pobreza de Alagoa Grande, Algodão de Jandaíra, Guarabira, João Pessoa e Mari.

Entre as campanhas empreendidas pela Instituição é a campanha LBV — Educação: Futuro no Presente! iniciativa de mobilização social que visa incentivar crianças e adolescentes à continuidade dos estudos, além de apoiar famílias que não possuem recursos para a compra dos itens escolares.

Anúncio


Ação da Entidade
Nesta edição, a campanha faz entrega de 18 mil kits de materiais pedagógicos e servir até 31 de março, um milhão de refeições aos atendidos pela LBV em suas mais de 80 unidades socioeducacionais localizadas nas cinco regiões do país.

Dados
De acordo com o Censo Escolar 2022, mais de um milhão de estudantes dos 4 aos 17 anos não estão na escola. Um estudo do Unicef, apontou que no Brasil, 32 milhões de meninas e meninos (63% do total) enfrentam diversas dimensões da pobreza, que os tornam mais suscetíveis ao trabalho infantil, falta de saneamento básico, alimentação balanceada, moradia, entre outros recursos essenciais para o desenvolvimento.

Não se aprende com barriga vazia
Você sabia que uma boa alimentação melhora o desempenho escolar? Por isso, na LBV, os atendidos recebem, diariamente, uma alimentação balanceada — de 2 a 5 refeições. E o leite é um item importante nesse cardápio.

Na Paraíba, a Instituição beneficiou 600 crianças e adolescentes de Campina Grande e João Pessoa as assistidas pelo serviço da LBV em suas Unidades, e ainda, nos municípios de Alagoa Grande, Algodão de Jandaíra e Guarabira com a parceria dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS de cada localidade. Em Mari, a Entidade teve o apoio da Associação Missão de Desenvolvimento Social Severino dos Santos para chegar a cada aluno que recebeu seu kit pedagógico no incentivo a continuidade e permanência dos seus estudos.

Sua doação constrói um futuro no presente!
Para tanto, a Instituição permanece a mobilização de doações que podem ser feitas em seu site www.lbv.org.br ou pela chave: [email protected]. Para saber mais acesse @LBVBrasil no Instagram e no Facebook.

Assessoria / LBV

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas