Conecte-se conosco

Educação

6º CONJUR encerra atividades com conferência do ex-ministro José Eduardo Cardozo em Guarabira

Publicados

em

Fotos: Adriano Santos

Professores, estudantes, advogados, empresários e políticos prestigiaram, na noite da última sexta-feira (27), na sala de projeção do Shopping Cidade Luz, em Guarabira, a conferência do ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União José Eduardo Cardozo. A atividade marcou o encerramento do 6º Congresso Jurídico Nacional (CONJUR), que promoveu durante toda a semana uma série de debates pautados pelo eixo-temático “Democracia e corrupção: os limites do poder”.  Tratou-se de uma iniciativa do Centro Acadêmico de Direito Antônio Cavalcante (CADI), em parceria com o Departamento de Ciências Jurídicas do Centro de Humanidades do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), contando ainda com o apoio de diversos setores da sociedade.

A partir do tópico “A crise do Estado Democrático de Direito”, José Eduardo Cardozo privilegiou em sua explanação alguns pontos considerados por ele indispensáveis ao debate, tais como: Estado de Exceção, soberania popular, representatividade política, limites ao poder, garantias constitucionais e combate à corrupção. Dirigindo-se a um público composto, em sua maioria, por discentes, Cardozo iniciou a fala chamando atenção para o fato de que é essencial a um advogado ter consciência de seu dever profissional.

Anúncio


“Participava de uma palestra, ainda no começo da faculdade, no período da Ditadura Militar, quando um aluno perguntou ao professor como deve agir um advogado diante de um processo no qual o juiz se comporta de forma parcial. O professor foi enfático em sua resposta, afirmando que é preciso sempre cumprir o papel de advogado, para que sua voz seja ouvida para além dos tribunais, para que todos saibam que ali se cometeu uma injustiça. De certa forma, me vi em situações como essa em muitos momentos de minha vida”, relatou.

Em seguida, José Eduardo traçou um quadro histórico em relação ao surgimento da concepção de Estado de Direito, apontando as transformações verificadas nessa esfera a partir do final do século XVIII. O palestrante fez questão de destacar que não é possível abordar leis e normas jurídicas à margem do processo histórico, e que jamais a história deveria ser uma disciplina negligenciada nos cursos de direito, pois acredita que essa área do saber explica tudo no âmbito das ciências humanas e sociais.

Para José Eduardo, a Democracia e os limites do poder encontram-se em crise, não apenas no Brasil, mas em diversas partes do mundo. Tem-se, por um lado, de acordo com o advogado, um Estado de Direito minado pela corrupção, que, por sua vez, gera desigualdade social: “Quando há desvios de verbas públicas, a oferta dos serviços públicos piora, sendo o pobre o principal prejudicado, porque não tem alternativa”. Por outro, aponta que se tem, diante de um Estado de Direito em colapso, um crescente nível de intolerância ao outro, que é sempre visto de forma diferente e desigual, provando, assim, um fenômeno de negação da Democracia.

José Eduardo ressaltou que a corrupção deve ser combatida com vigor, mas dentro da lei, das garantias constitucionais. Ele afirmou que o combate à corrupção não se dá apenas com código penal, sendo fundamental uma mudança de natureza estrutural, de mentalidade, diante de um sistema político que gera corrupção e de uma cultura política permissível à corrupção.  “A cada um de nós, que temos a concepção de democracia do Estado de Direito, só nos cabe resistir, falar, para que nossas vozes sejam ouvidas para além das salas de audiências”, concluiu.

O professor Antônio Cavalcante, do Departamento de Ciências Jurídicas do CH, parabenizou o CADI pelo evento, por propor um debate atual e oportuno, reunindo profissionais importantes do cenário jurídico. Também relatou a admiração que sente pelo ex-ministro Eduardo Cardozo: “Admiro sua firmeza na luta pelo que acredita, e a elegância como conduz seu agir, fazendo sempre a crítica com respeito, não vendo o outro como o inimigo a ser destruído”. Ainda estiveram presentes no evento: o professor Laplace Guedes, diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB, que, na ocasião, representou o reitor Antônio Guedes Rangel Junior; a diretora adjunta do CH, professora Cléoma Toscano; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba, Carlos Fábio; além de representantes da OAB-Subsecção Guarabira e vereadores dos municípios de João Pessoa e Guarabira.

O 6º CONJUR teve como objetivo principal promover um debate amplo sobre sistema democrático e relações de poder, tendo a conjuntura política brasileira como ponto de partida para as discussões. O presidente do CADI, o estudante Yoseph Vaz, agradeceu a cada um dos membros da diretoria pelo empenho na organização do evento e aos colaboradores externos por terem acreditado na proposta. “O CONJUR é muito esperado pelos estudantes de direito. A cada edição, conseguimos elevar o nível do congresso. Nosso sentimento é de dever cumprido”, disse Yoseph.

Foram três dias de atividades, em que mais de 200 inscritos assistiram palestras proferidas por relevantes nomes do campo jurídico e da ciência política, bem como por advogados renomados, representantes da Controladoria Geral da União e do Ministério Público de Contas da Paraíba. O evento ainda contou com a experiência e contribuição de professores da UEPB, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ascom-CH

Rate this post
Anúncio


Educação

Aluna egressa do Doutorado da UNIP participa de workshop do Instituto da Qualidade Automotiva

Publicados

em

O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) realizou o Workshop Sustentabilidade na qualidade automotiva: desafios e oportunidades, reunindo representantes de diversas empresas do setor, no dia 27 de julho.

O encontro contou com a participação da especialista do IQA, doutora Cristhiane Elisa dos Santos. Aluna egressa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UNIP, ela concluiu seu doutorado sob a orientação da professora doutora Cecília Almeida.

Anúncio


Em sua palestra, Cristhiane dos Santos falou sobre os desafios e oportunidades da sustentabilidade corporativa e sua relação direta com a busca pela qualidade.

Em agradecimento a todos os professores do Laboratório de Produção e Meio Ambiente (LaProMA), a palestrante comentou sobre a oportunidade de poder aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em seu doutorado: “Professores, foi um processo longo e rígido. Sempre tive como motivação suas palavras. Principalmente quando questionaram o grupo sobre como levar o conhecimento acadêmico ao mercado. O modelo de cinco setores (5 SEnSU) foi apresentado a toda a cadeia automotiva. Dessa forma, todo conhecimento gerado no LaProMA será compartilhado e popularizado. Muito obrigada.”

workshop faz parte da iniciativa do IQA Desenvolvimento Sustentável para Mobilidade (IQA-DS), uma área nova do instituto que auxilia a cadeia automotiva na adesão das práticas ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança).

O evento foi publicado nas redes sociais do IQA. Acesse pelo linkhttps://pt.linkedin.com/posts/iqa—instituto-da-qualidade-automotiva_qualidadeautomotiva-desenvolvimentosustentavel-activity-7090462181548265472-odBG

UNIP.br

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Avanços científicos em destaque: UNIP recebe com honra o 59º Encontro do GBMD

O congresso foi cuidadosamente planejado e organizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia da UNIP.

Publicados

em

Com a constante preocupação em promover a disseminação do conhecimento científico, o Grupo Brasileiro de Materiais Dentários (GBMD) realiza periodicamente o seu Encontro Científico, um evento que aborda de forma abrangente a evolução das pesquisas na área, bem como temas relacionados à utilização de materiais odontológicos no mundo e no Brasil.

Neste ano, o aguardado Encontro ocorreu entre os dias 19 e 22 de julho, no campus Paraíso/Vergueiro da UNIP, situado na Rua Vergueiro, 1.211, em São Paulo.

Anúncio


O congresso foi cuidadosamente planejado e organizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia da UNIP (PPGO-UNIP), visando contemplar os profissionais da área, desde estudantes iniciantes em suas jornadas de pesquisa até pesquisadores experientes, que já trilharam um longo caminho de sucesso.

O tema central do GBMD 2023 foi Interação Pesquisa-Clínica-Indústria, considerada a tríade principal do desenvolvimento, estudo e utilização de materiais odontológicos. A proposta foi abordar as principais questões em cada linha explorando o mesmo tema a partir de três perspectivas diferentes, não para estabelecer a autoridade entre elas, mas para evidenciar sua complementaridade.

Representando as áreas de pesquisa, clínica e indústria, especialistas se dedicaram a apresentar e discutiram três recursos relevantes: (1) polimerização, (2) odontologia adesiva restauradora e (3) cerâmicas odontológicas. Essa abordagem permitiu explorar as peculiaridades e os desafios de cada tema, bem como compreender o seu estado atual e suas perspectivas. Para enriquecer ainda mais os debates, foi reservado um espaço para perguntas e respostas, promovendo uma participação ativa de todos os presentes.

Na programação, houve também um dia voltado especialmente para a pesquisa em materiais dentários, com abordagem no delineamento dos estudos e suas perspectivas. Esse dia culminou com a contribuição dos editores de periódicos da área apresentando suas visões sobre os indicadores quantitativos e qualitativos atuais dos estudos e submissões em pesquisas relacionadas aos materiais odontológicos.

O GBMD 2023 se configura, assim, como um evento imperdível, destinado a todos que buscam aprimorar seus conhecimentos, compartilhar experiências e se manter atualizados no campo dos materiais dentários. A participação foi fundamental para enriquecer esse encontro científico, tornando-o uma jornada de aprendizado e networking!

UNIP.br

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Vereador apresenta projeto para maior segurança nas escolas em Guarabira

Publicados

em

Com a segurança escolar ameaçada em unidades de ensino de todo País devido aos vários ataques contra estudantes e professores, o vereador Renato Meireles (PSB) apresentou, em sessão ordinária nesta quinta-feira (13), um Projeto de Lei (PL) com medidas de segurança para as escolas e creches, públicas e privadas, no âmbito do município de Guarabira.

“Infelizmente, os atos de violência em escolas estão aumentando e mostram que não são casos isolados e que precisamos discutir políticas públicas que protejam as crianças e os profissionais da educação. É urgente que sejam criados mecanismos efetivos de prevenção e combate à violência nas escolas e creches”, justificou o parlamentar.

Anúncio


Entre as medidas estão as câmeras de videomonitoramento, detector de metais, segurança armada, índice de segurança com avaliações periódicas e instalação de botão do pânico para acionar diretamente a Polícia Militar, tornando um ambiente escolar mais seguro.

”Quem é pai ou mãe que acompanha o que vem acontecendo no Brasil, inclusive com um episódio falso de ataque em uma escola particular em Guarabira, fica com o coração apertado e com uma grande sensação de insegurança, afinal nossos filhos são nossas maiores heranças. Por isso, nosso mandato traz esse projeto que uma vez aprovado, possa virar lei e seja colocado em prática tanto pelo poder público, quanto pelas escolas privadas no município”, enfatizou Meireles.

Abaixo um resumo das medidas necessárias a serem adotadas pelo poder público nas escolas municipais e pelas escolas privadas através dos seus respectivos responsáveis, com a aprovação do Projeto de Lei – que agora será distribuído às Comissões da Câmara Municipal.

1 – CONTRATAÇÃO OU DISPONIBILIZAÇÃO DE SEGURANÇA ARMADA NAS ESCOLAS E CRECHES, PÚBLICAS E PRIVADAS;

2 – ACESSO DE AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA NAS ESCOLAS E CRECHES EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA;

3 – CADASTRAMENTO DO RESPONSÁVEL DO ALUNO PARA PERMISSÃO DE ENTRADA E SAÍDA DO ALUNO, SEM A PRESENÇA DO MESMO;

4 – CONFECÇÃO DE CARTEIRAS DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNO, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA UNIDADE ESCOLAR;

5 – INSPETORES E MONITORES DENTRO DO ESTABELECIMENTO EDUCACIONAL;

6 – INSTALAÇÃO DE ALARMES SONOROS E VISUAIS DE EMERGÊNCIA;

7 – INSTALAÇÃO DE DETECTOR DE METAIS FIXO;

8 – INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE MONITORAMENTO, COM ARMAZENAMENTO INTERNO PARA GRAVAÇÃO;

9 – INSTALAÇÃO DE BOTÃO DE PÂNICO, PARA ACIONAR DIRETAMENTE A POLÍCIA MILITAR;

10 – TREINAMENTO ANUAL PARA ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS, COM ATIVIDADES DE SIMULAÇÃO DE ATENTADOS, INCÊNDIOS, ENCHENTES, BRIGAS, ENTRE OUTROS;

11- CRIAÇÃO DO ÍNDICE DE SEGURANÇA DAS ESCOLAS DE GUARABIRA.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas