Conecte-se conosco

Policial

Quatro ocorrências e três prisões são registradas pela polícia na Operação Enem

Publicados

em

A coordenadoria de planejamento da Polícia Militar divulgou, no início da noite de domingo (27), o resultado final da operação Enem 2013. O término da operação se deu com a escolta dos gabaritos, que foram levados para as agências dos Correios de cada um dos 45 municípios que realizaram as provas. Foram quatro ocorrências registradas nas ações e três pessoas presas acusadas de furtar carros de candidatos.

A prisão aconteceu na tarde de domingo (27), no Bairro da Prata, em Campina Grande, próximo à Universidade Federal, quando os policiais da Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas (Rotam) do 2º Batalhão prenderam Denílson Felix da Silva, 21; João Roberto Oliveira Alves Agra, 20; e Ederson Barbosa da Silva, 19.

O trio estava em um carro locado e é apontado como responsável pelo furto de vários veículos de candidatos que fizeram provas no sábado e domingo, nos colégios que ficam nos bairros da Prata e Bodocongó. Com eles, foram apreendidos um aparelho de DVD automotivo, celulares, máquinas fotográficas e ferramentas utilizadas para abrir os veículos enquanto os estudantes estavam nas salas de prova. Todos os suspeitos tinham passagem pela polícia e foram levados para a Central da Polícia Civil, no bairro do Catolé.

As outras três ocorrências atendidas durante a Operação foram de perturbação do sossego, sendo duas no sábado (26); no Colégio Jaime Caetano, em Bayeux, onde os alunos estavam sendo incomodados pelo som de um carro e na Escola Municipal João Gadelha, em Mangabeira (João Pessoa), por causa do barulho de um encontro de bandas marciais em um ginásio próximo.

O outro atendimento foi neste domingo (27), no Centro de Ensino Luzia Maia, na cidade de Catolé do Rocha, por causa de uma partida de futebol em um campo nas imediações que estava atrapalhando a concentração dos candidatos. Em todas as situações descritas, a PM foi rápido até o local e conseguiu resolver o problema.

Escoltas – Desde a sexta-feira (25), quando começou a operação, a Polícia Militar percorreu mais de 10 mil quilômetros em 134 rotas para realizar a escolta dos carros dos correios que transportaram os malotes de provas e gabaritos dos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio 2013, na Paraíba.

Durante os três dias, foram registradas apenas duas alterações nos processos de distribuição. Uma na cidade de Sousa, no Sertão, na sexta-feira (25), que recebeu o malote de provas de Catolé do Rocha, mas que logo foi levado para a cidade de destino e outra em Monteiro, na manhã do sábado (26), quando os policiais tiveram que esperar a escola abrir. Em todas as unidades de ensino, a segurança foi reforçada.

Policiamento – Nos locais de prova, os policiais atuaram em viaturas e motos nas imediações das escolas e instituições que realizaram o exame. No sábado (26) o policiamento se estendeu até as 23h30 em virtude da realização das provas por parte dos sabadistas (religiosos que guardam o sábado), que fizeram o exame à noite.

Os gabaritos das provas do segundo dia de prova foram escoltados pela PM até as agências dos Correios, encerrando a participação da Polícia Militar na segurança do Enem 2013. O coordenador de planejamento da instituição, tenente coronel Onivan Elias, classificou como positivo resultado da operação.

“Cumprimos nossa missão com êxito ao promover para os candidatos a segurança, tranquilidade e acessibilidade aos locais de prova, atingindo as metas planejadas pela nossa instituição em conjunto com os demais órgãos envolvidos. Este ano, implantamos de forma pioneira um Centro de Comando e Controle que monitorou e acompanhou todas as atividades dos policiais militares nos 417 locais de aplicação de provas e nas rotas que escoltamos as provas, o que garantiu esse resultado”, avaliou.

Dados – A Polícia Militar aumentou este ano o número de policiais envolvidos na operação do Enem por causa do crescimento do número de candidatos inscritos no exame e cidades que realizaram as provas. Foram utilizados 1.200 policiais (200 a mais do que no ano passado) para a segurança das 45 cidades que realizaram provas, sete a mais do que em 2012 – quando existiam 38 cidades sediando o exame. Segundo a Cesgranrio, responsável pela execução da prova, 188.004 candidatos se inscreveram no Enem deste ano. No ano passado, este número foi de 141.183 inscritos.

 

Do Portal Correio

Avalie esta postagem
Apoio
Comentários

Policial

Policiais prendem homem que tentava arremessar celulares e droga para dentro de presídio em Guarabira

Publicados

em

Um homem foi preso por policiais do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) na noite dessa quarta-feira (11), em atitude suspeita, nas proximidades do Presídio João Bosco Carneiro, às margens da PB-057, em Guarabira. Com ele foram encontrados 27 aparelhos de telefone celular, 22 carregadores de celular, 15 baterias de celular, dois fones de ouvido, um chip, uma quantia de substâncias semelhantes à maconha e cocaína, 20 cartelas de comprimidos Artane e dois rolos de corda de náilon que provavelmente seriam utilizado pára arremessar o material para o interior do presídio.

O Copom recebeu a informação dos policiais que estavam trabalhando de sentinela no presídio, de que um homem portando uma bolsa estava em atitude suspeita nas proximidades da unidade prisional. De imediato, a guarnição foi deslocada para averiguar a situação e quando chegou ao local, o suspeito já havia sido capturado pelos policiais militares da guarda, que o imobilizaram, impedindo que ele arremessasse o material ilícito para o interior do presídio. Diante da situação, o suspeito, juntamente com o material apreendido, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil.

OUTRA PRISÃO – Em Belém, a guarnição efetuava patrulhamento no centro da cidade quando, ao passar pela praça João Pessoa, deparou-se com um veículo Saveiro com o som do veículo em alto volume. Ao parar e abordar o veículo, foram encontradas durante a revista, garrafas de bebidas alcoólicas no interior do veículo, algumas delas vazias. Como o condutor estava apresentando sintomas de embriaguez, após questionado, ele confessou que tinha feito uso de bebida alcoólica e foi solicitado para acompanhar a guarnição para ser submetido ao teste do etilômetro. Com o resultado de 0,50mg/l, a CNH dele foi recolhida e o veiculo foi apreendido pela CPTran. Ele foi conduzido à delegacia.

Assessoria/4º BPM

Avalie esta postagem
Continue lendo

Policial

4º BPM realiza operações policiais em diversas cidades da região

Publicados

em

O 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) realizou, nesta terça-feira (11), operações em diversas cidades da região. Sob as supervisões do major Silva Ferreira e do capitão Arimatea, as operações visam promover a segurança da população, prevenindo crimes contra a pessoa e contra o patrimônio.

Participaram das operações policiais guarnições da CPE (Companhia de Policiamento Especializado), através da Força Tática, além de Bope e CPTran, que realizaram rondas e abordagens a pedestres e condutores de carros e motos.

Assessoria/4º BPM

Avalie esta postagem
Continue lendo

Policial

Policiais prendem suspeito de furto e apreendem adolescentes com droga

Publicados

em

Na noite dessa segunda-feira (10), em Guarabira, policiais do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) receberam, através do Copom, uma denúncia informando que dois indivíduos transitavam a pé pelo Bairro São José e foram vistos adentrando em uma residência através da janela que estava aberta e furtando um aparelho de telefone celular. A guarnição da Rotam, comandada pelo sargento F. Henrique, após diligências, conseguiu localizar um dos suspeitos, que foi reconhecido pela vítima, mas não portava nenhum celular no momento. Mesmo assim, ele que já tem outras passagens pelo crime de furto, foi encaminhado à delegacia.

Em Alagoa Grande, a guarnição da 2ª Companhia realizava rondas quando se deparou com dois adolescentes, ambos de 15 anos de idade, em atitudes suspeitas. Ao proceder a abordagem, os policiais encontraram com um deles uma quantidade de substância similar à maconha e com os dois também foi encontrada uma quantidade em dinheiro. Os adolescentes foram apreendidos e encaminhados até a delegacia.

Assessoria

Avalie esta postagem
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas