Conecte-se conosco

Cidades

Procon-PB inscreve para curso online sobre Direitos do Consumidor

Publicados

em

O Procon Estadual da Paraíba inscreve, nesta quinta (16) e sexta-feira (17), os interessados em participar do curso virtual sobre Direitos do Consumidor, oferecido pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor, instituição ligada ao Ministério da Justiça.

O curso, intitulado ‘Jovem Consumidor’, engloba temas ligados às relações consumeristas e aspectos como educação financeira, consumo sustentável e direitos básicos do consumidor. As aulas acontecem no período de 6 de março a 24 de abril, com acesso ao conteúdo apenas pela internet.

As inscrições são gratuitas e abertas a toda população. Os interessados deverão enviar para o e-mail espacodoconsumidor@gmail.comos dados pessoais completos (RG, CPF, nome completo sem abreviação, data de nascimento, endereço completo, grau de instrução, telefone para contato e o endereço de e-mail em que deseja receber as informações para acessar o curso).

As informações enviadas serão utilizadas unicamente para a inscrição junto à Escola Nacional de Defesa do Consumidor, que será responsável pelo oferecimento do curso e a validação das inscrições. A instituição vai entrar em contato com os interessados posteriormente. Caso algum destes dados não seja enviado, a inscrição não poderá ser concluída. As vagas são limitadas e apenas as 100 primeiras pessoas a enviarem os dados poderão ser inscritas.

A partir do próximo dia 20, os consumidores que realizaram o cadastro enviando o e-mail receberão informações sobre a efetivação da inscrição. Caso o número de interessados exceda o limite de vagas oferecidas, os dados poderão ficar armazenados para inscrição no próximo ciclo de aulas, que deve acontecer no segundo semestre deste ano.

O consumidor interessado deve dispor de computador com acesso à internet. Para a aprovação no curso, é necessário ler os conteúdos disponibilizados, fazer os exercícios propostos ao final de cada módulo, contribuir em pelo menos três fóruns de debate e realizar a avaliação final. Alunos que se inscreveram em ciclos de aulas anteriores e não concluíram o curso não poderão se inscrever novamente, bem como aqueles que já possuem inscrição em outras plataformas de cursos oferecidos pelo Ministério da Justiça.

Após o término do curso, os aprovados receberão certificado de participação, que será disponibilizado no ambiente virtual para impressão.

(Foto: Walter Rafael)

Do Governo da Paraíba

Avalie esta postagem
Apoio
Comentários

Cidades

Fogueiras e fogos de artifício podem prejudicar a visão

Publicados

em

Os cuidados devem ser redobrados ao assistir os fogos de artifício.

A temporada de festas juninas traz, além de música caipira, comidas e bebidas típicas, muita fogueira e fogos de artifício. Não há quem não goste de apreciar os espetáculos pirotécnicos ou de se esquentar na beira da fogueira. No entanto, brincar com fogo exige cuidados para evitar acidentes graves, não só com queimaduras no corpo, como também na região dos olhos. As informações são do Portal Correio.

“A irritação por causa da fumaça pode desenvolver uma conjuntivite ou, em casos mais graves, uma ceratite”, explica o oftalmologista Hilton Medeiros (FOTO), da Clínica de Olhos Dr. João Eugênio. Segundo o médico, não é recomendado ficar muito próximo das fogueiras nem olhar fixamente para o fogo por longo tempo.

Os cuidados devem ser redobrados ao assistir os fogos de artifício, pois os fragmentos liberados durante as explosões podem perfurar o globo ocular, causando transtornos oculares ou comprometimento da visão. “Quando o dano ocorre nas pálpebras, pode haver deformidades sérias, com retração, perda de tecido e ressecamento, comprometendo a superfície ocular”, explica o especialista.

Casos mais graves

Mesmo queimaduras leves podem atingir a córnea e causar a diminuição da sua transparência, comprometendo seriamente a visão. Casos mais graves, com opacidade total da córnea, podem resultar em cegueira e, em algumas situações, é necessário fazer o transplante da córnea para restabelecer a visão.

Se a pólvora entrar em contato com os olhos, a orientação é lavar abundantemente com água corrente ou soro fisiológico sem esfregar. Não utilize colírio ou pomada por conta própria, muito menos coloque gelo no local afetado. Óculos de sol ou de grau e lentes de contato não protegem os olhos dos fogos de artifício, ao contrário, costumam agravar a situação.

Todos os casos que envolvem queimadura ocular precisam ser analisados e tratados por um especialista, pois a área é muito sensível e requer cuidados imediatos.

Fonte: Pbvale

Avalie esta postagem
Continue lendo

Cidades

Ótica Visão: Confira os lançamentos de óculos em Junho!

Publicados

em

Fotos: brejo.com

Confira os lançamentoa em óculos e armações na Ótica Visão. A Ótica Visão está no Centro de Guarabira e na cidade de Pilões.

Avalie esta postagem
Continue lendo

Cidades

SP Variedades está em ritmo de São João. Confira!

Publicados

em

Fotos: brejo.com

A loja SP Variedades em Guarabira está repleta de artigos para você brincar neste São João.

Confira os endereços das lojas:
Guarabira-PB: Av. Dom Pedro, II, 351, Centro – Fones: (83) 3271-1212 / 99111-4549;
Sapé-PB: Av. Comendador Renato Ribeiro Coutinho, 1285, Centro – Fone: (83) 3283-3952;
Esperança-PB: Rua Manoel Rodrigues de Oliveira, 98, Centro, fone: (83) 99628-3010
e no centro de Alagoa Grande – PB: (83) 3273-1715.

Confira nas fotos abaixo as novidades.

Avalie esta postagem
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas