Conecte-se conosco

Variedades

O guardião do tesouro

Artigo de Alexandre Henriques mostra a simplicidade do criador da famosa cachaça Serra Limpa

Publicados

em

Como é seu nome?

– Antônio   Inácio da Silva, mas também me chamam de Antônio Virgolino.

Anúncio


Qual a sua profissão?

– Eu era comerciante, hoje fabrico cachaça.

Com estas perguntas e respostas típicas de uma entrevista, quem sabe de uma qualificação civil, já daria para se fazer inevitáveis associações.

Viria então mais um questionamento.

Qual a cachaça que o senhor fabrica?

– Serra Limpa! – Responderia o entrevistado com uma ponta de necessário orgulho e justificado entusiasmo.

Essas primeiras respostas já serviriam, de plano, para quebrar o formalismo do entrevistador, que iria buscar na memória palatável o sabor da cachaça. Em sendo paraibano, lhe acorreria o sentimento de pertença com relação ao lugar onde foi criada, sob a égide da simplicidade, a bebida que se tornou uma preferência nacional e hoje é consumida com muito gosto em vários países do mundo.

Há pouco tempo Antônio nos deixou, mas apenas fisicamente. Antônio que era um Virgolino na coragem e um Inácio da Silva no talento, ficará na lembrança de todos como um cidadão de conduta irrepreensível, além de um industrial modelo, que teve o olhar permanentemente voltado para o futuro. Antônio Inácio foi o autor de um feito que exigiu muito trabalho, ética, persistência e uma exagerada dose de paixão, tudo traduzido no grau de excelência que alcançou na fabricação do que pode ser considerado um verdadeiro néctar.

A cachaça assinada por esse Virgolino, que ao mesmo tempo também é um Inácio da Silva, representa o trabalho de décadas, que começou por conquistar os de perto, como se fosse um santo de casa a operar o milagre da preferência.  Em seguida, ultrapassou as fronteiras do Estado e depois as do País.

Para falar da Serra Limpa, podemos começar dizendo que a cachaça possuía e possui, respectivamente, dentre tantos outros, dois apreciadores de peso, sendo um o Bispo Diocesano da Paraíba, dom José Maria Pires (já falecido) e o outro, o ex-presidente Lula. O primeiro, mineiro, da terra das boas cachaças, o segundo, nordestino, do lugar onde se fabricam as melhores brancas, com o perdão do meu ufanismo.

Para dizer sobre a pluralidade do homem simples, impõe-se lembrar que tanto no Virgolino como no Inácio da Silva, o criador da Serra Limpa já carregava, coincidentemente, a marca forte de dois símbolos nordestinos.

Obstinado, Antônio deu curso ao seu projeto industrial de um pouco mais de três décadas, usando com sabedoria toda a experiência empírica acumulada ao longo dos anos pelo setor, mas sem esquecer a ciência, à qual se filiou desde o início, através da Escola de Agronomia de Areia-PB. Não só da UFPB de Areia, mas também de outros centros especializados no estudo e na pesquisa sobre a produção de cachaça.

Ao alcançar com a qualidade do seu produto o paladar e os corações dos consumidores, estacionou a bebida nesse patamar e, a partir desse ponto, nunca cedeu aos encantos do aumento da produção em detrimento da qualidade, mesmo com a imensa  procura  e a oferta muitas vezes limitada.

Na esteira da construção de uma das marcas de cachaça mais respeitadas do Brasil, Antônio Inácio lega aos produtores da bebida na Paraíba uma edificação sólida, dado à respeitabilidade adquirida pelo produto ao longo dos últimos anos, fruto, em grande parte, do seu devotado trabalho de fabricação e divulgação da marca cachaça como um produto de primeira grandeza, uma verdadeira joia do setor sucroalcooleiro da Paraíba.

Antes fartamente adulterada, tratada por comerciantes e bebedores de forma pejorativa como cabumba e incha pé, a cachaça não tinha a sua origem certificada pelos rótulos ou, às vezes, iam parar em garrafas bonitas de conteúdos duvidosos.

Barata e no mais das vezes de baixíssima qualidade, a bebida não tinha lugar nas cartas dos bons restaurantes, sempre fartas de whiskies nacionais e importados. Hoje a Serra Limpa e outras cachaças do brejo da Paraíba, a exemplo da D’Dil, Rainha e Volúpia aparecem nos cardápios com o preço equiparado ao da dose de um bom scotch.

Por quem foi, pelo que construiu, pela simplicidade com a qual transitou pela vida, edificando um exemplo e uma referência, Antônio Inácio protagonizou uma história de sucesso, digna do respeito de todos os paraibanos. Criou e foi guardião zeloso de uma marca que nos orgulha e confere respeito não só dos consumidores, mas a todo o setor produtivo.

Que a família, agora guardiã do tesouro, siga a trilha traçada pelo seu criador. Esta será a melhor maneira de homenageá-lo.

Autor: Alexandre Henriques é cronista, fotógrafo-multimídia

Publicado originalmente na coluna de Alexandre Henriques no Portal25horas. https://www.portal25horas.com.br/category/colunistas/alexandre-henriques/

Rate this post
Anúncio


Turismo

Turismo: Sebrae e prefeituras lançam Roteiros Turísticos para região de Guarabira

Publicados

em

A região de Guarabira e o brejo paraibano ganham um produto de roteiro para quem visita à região.

As rotas do “Pavão Misterioso” e o “Culturando entre serras” irão agregar destinos turísticos das cidades de Guarabira, Duas Estradas, Serra da Raiz, Alagoinha e Pirpirituba, ofertando as agências de turismo roteiros e dicas de hospedagem, gastronomia e de visitações nas cidades integradas.

Anúncio


A proposta foi desenvolvida pela Agência do SEBRAE no Brejo e apresentada ao público nesta quinta-feira (21) no Eco Parque Vale Varde, em Guarabira.

“Com o lançamento desta Rota ganha a cidade, o turismo e a região como um todo que terá mais oportunidade de se conhecer e gerar recursos”, frisou a gerente do Sebrae em Guarabira, Jacy Viana.

O lançamento contou com a presença do prefeito Marcus Diôgo, da Prefeita Joice Renally (Duas Estradas), do Prefeito em Exercício de Alagoinha Alírio Filho e dos representantes das cidades de Serra da Raiz e Pirpirituba, além da Gerente de Economia Criativa do Sebrae Paraíba Regina Amorim; Jacy Viana, da agência Guarabira e Alessandra Lontra, co-responsável pelo estudo e implementação das rotas.

O prefeito Marcus destacou a importância deste momento, sinalizando que a gestão pública municipal colabora de todas as formas possíveis para alavancar o turismo guarabirense, a geração da economia criativa, mas que todo esse empenho é um trabalho que deve ser abraçado pela sociedade, pelos empresários da cidade e por toda a comunidade. 

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Aprovado PL relatado por Raniery que amplia carro-pipa no semiárido brasileiro

A Operação Carro-Pipa é uma medida de emergência do governo federal para fornecer água potável a comunidades.

Publicados

em

Aprovado na Câmara dos Deputados, por unanimidade, o Projeto de Lei 5330/2023 que tem como relator o deputado federal Raniery Paulino Republicanos/PB, que trata da ampliação operação Carro-Pipa para as áreas urbanas do semiárido. Atualmente o programa atende somente as áreas rurais. O texto será encaminhado ao Senado para análise.

A proposta prevê a ampliação do Programa Emergencial de Distribuição de Água (“Operação Carro-Pipa”) para as zonas urbanas do Semiárido, que também sofrendo com o colapso hídrico devido à estiagem. O autor do projeto é o deputado Murilo Galdino Republicanos /PB.

Anúncio


O relator deputado Raniery Paulino destacou que o relatório foi desenvolvido para diminuir os impactos da estiagem e ampliar o programa para atender prontamente as comunidades que necessitam nas áreas urbanas. “Eu vivi de perto esse complexo, cidades da região do brejo paraibano colapsaram. Foi necessário serem atendidas com urgência por carro-pipa. Trabalhei neste relatório para que fosse aprovado o mais breve possível e com isso, minimizar os prejuízos causados na região do semiárido por causa da estiagem. O que prejudica muito, até municípios inteiros do semiárido”. 

O texto estabelece ainda a instalação de sistemas de captação e uso da água da chuva em cisternas, de barragens superficiais e subterrâneas e de poços artesianos onde houver viabilidade ambiental, entre outras tecnologias adequadas para o abastecimento doméstico e a promoção da pequena produção familiar e comunitária nas áreas rurais, bem como a extensão do Programa Emergencial de Distribuição de Água (“Operação Carro-Pipa”) também para as áreas urbanas do Semiárido, visando à segurança hídrica e alimentar. 

O relator ressaltou que está proposta é uma forma de assegurar milhares de famílias a segurança hídrica e alimentar, da região do semiárido brasileiro. “Ampliando este programa vamos conseguir garantir o uso em programas Emergenciais. E com isso, garantir

Emendas 

O relator concordou em incluir alterações propostas pelo deputado Pedro Campos para assegurar o fornecimento de água nas escolas públicas do semiárido. Campos afirmou que mais de 3 mil escolas no nordeste não têm acesso a água potável e serão beneficiadas pela Operação Carro-Pipa. Além disso, ele aceitou a emenda proposta pelo deputado Domingos Neto para disponibilizar linhas de crédito para ajudar pequenas produções rurais afetadas pela desertificação e seca.

“O projeto visa corrigir uma falha que impedia o abastecimento de água em áreas urbanas onde as famílias necessitavam”, declarou o Líder do Republicanos deputado Hugo Motta.

Semiárido 

Atualmente, o semiárido está presente em 1.477 municípios, abrangendo todos os estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo, conforme a atualização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.

A Operação Carro-Pipa é uma medida de emergência do governo federal para fornecer água potável a comunidades, principalmente rurais, do Semiárido afetadas pela seca ou estiagem, utilizando caminhões-pipa para o transporte.

Da Assessoria via Fatoafato

Em 27 de março de 2024

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Avanço: Policiais militares da Paraíba são capacitados para realizar licitações internacionais

Publicados

em

Mais um avanço administrativo deve acontecer na Polícia Militar da Paraíba, que agora tem integrantes capacitados para realizar licitações internacionais e consórcios. Durante os últimos dois dias (26 e 27 de março), os policiais passaram por uma capacitação com o professor e advogado Jonas Lima, que além de formação no exterior, é atualmente uma das maiores referências do tema no Brasil.

O momento de capacitação faz parte do incentivo do comandante-geral da PM, coronel Sérgio Fonseca, na qualificação do efetivo da agência de contratações da corporação para que possa fazer aquisições do que há de melhor no mercado nacional e internacional para o trabalho policial militar, resultando numa melhor prestação de serviço à população.

Além dos policiais da agência de contratações e demais unidades da Polícia Militar da Paraíba, foram oportunizadas vagas para capacitar também integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Secretaria de Administração Penitenciária, Secretária de Estado da Administração, Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, Casa Militar do Governador, Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) e da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PBSaúde).

Ascom

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas