Diálogo Público busca florescimento da participação cidadã, diz presidente do TCE em Guarabira – brejo.com
Conecte-se conosco

Guarabira

Diálogo Público busca florescimento da participação cidadã, diz presidente do TCE em Guarabira

Publicados

em

O conselheiro Fábio Nogueira, presidente do Tribunal de Contas saudou a população de Guarabira, estendendo cumprimentos aos demais municípios que compõem a 2ª região geoadministrativa, na abertura do ‘Diálogo Público Paraíba – o TCE e o controle social’, na manhã desta quinta-feira, 20. “Estamos aqui imbuídos do compromisso de semear a semente que fará florescer a participação cidadã na fiscalização da gestão pública em nosso estado”, ressaltou.

O sistema de controle externo, conforme ressaltou o conselheiro Fábio Nogueira, que disponibilizou um diagnóstico de cinco áreas essenciais – saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e recursos hídricos – para a presidência da República e para os governadores eleitos, deu uma nova demonstração do desejo de colaborar com a efetividade da gestão. O pacto pela boa governança, assumido pelo TCE-PB, segundo ele, se insere no propósito do Diálogo Público.

TCE_em_Guarabira_DSCN2322

Nesse aspecto, o presidente mencionou as atividades que o Tribunal de Contas mantém para a qualificação dos agentes e gestores públicos. É o que é feito pela Escola de Contas e pelo plantão técnico que a Corte mantém em sua política pedagógica

Um público especial, segundo lembrou o conselheiro Fábio Nogueira, vem compondo a platéia do Diálogo Público: os estudantes. Em Guarabira eles novamente estiveram presentes e receberam os cumprimentos do presidente: “os estudantes são essenciais à conscientização e à participação, que estamos a construir em nosso país”.

TCE_em_Guarabira_DSCN2331

O conselheiro Fábio Nogueira lembrou que o Tribunal de Contas da Paraíba, além do vultoso volume de recursos sob seu julgamento, mais 20 bilhões de reais em 2014, é o maior detentor de informações da gestão pública, que compartilha com os demais órgãos de controle para o combate à corrupção. Além disso, os resultados da atuação do TCE, conforme salientou, têm repercussão eleitoral, função reforçada pela Lei da Ficha Limpa, “uma lei de iniciativa popular, “que reafirma a importância da participação do cidadão nas decisões governamentais”.

O conselheiro Fernando Catão, corregedor do TCE-PB, proferiu palestra sobre o tema ‘Transparência, um instrumento a serviço da cidadania’. Ele iniciou sua fala dizendo que o Brasil tem o sistema democrático mais consolidado do mundo. “Mesmo em grandes situações de crise, como na fase do impeachment de Fernando Collor, e mais recentemente as denúncias de corrupção na Petrobras, as instituições se mantêm em funcionamento”.

Ele ressaltou que isso é decorrência da transparência, assegurada constitucionalmente e reforçada pela LC 131/2009 (lei da transparência) e da 12.527/2011 (lei de acesso à informação). O conselheiro Fernando Catão lembrou que o Tribunal de Contas se antecipou a essa legislação quando, dez anos atrás, desenvolveu o Sagres que “é o maior e mais confiável banco de dados das contas públicas, tecnologia cedida a oito outros Tribunais de Contas do país.

O procurador do Ministério Público junto ao TCE-PB, Marcílio Toscano Franca Filho abordou o tema ‘O Ministério Público de Contas e o Controle Social’. De maneira inusitada, ilustrou o conceito de controle social com uma música de Genival Santos, falecido esta semana que, segundo ele, é um ícone “da música popular romântica brasileira”.

Ele explicou que ao sistema de controle externo, ao contrário da música que citou “eu lhe peguei no fraga”, antes da explicação e da punição, prima pela atuação preventiva, que é a que mais produz resultados. “É por isto que o TCE busca a participação cidadã, estimulando o exercício do controle social, que contribui para que a fiscalização possa ocorrer de maneira mais constante e mais efetiva”, ressaltou.

Marcílio Toscano destacou que o controle só tem sentido quando é realizado em rede, com o ajuntamento de diversas fontes, ou seja, a reunião dos órgãos do sistema de controle externo e a colaboração da sociedade. “A atuação de auditores, não produz, isoladamente, a mesma eficiência e efetividade; o controle exercido desse modo, também, é menos custoso”, salientou.

O auditor de contas públicas do TCE-PB, Rodrigo Galvão Lourenço da Silva, apresentou as ‘Ferramentas de Controle Social’ que, segundo ele, são recursos da tecnologia da informação, sistemas e softwares, desenvolvidos pelo Tribunal de Contas da Paraíba para o aumento da produtividade e para oferta de um maior volume de informações aos cidadãos.

Apresentando desde os pioneiros Sagres, IDGPB, GeoPB, Tramita, até os mais recentes Mural de Licitações, Despesa Legal e o Controle Social TCE-PB, os dois últimos aplicativos para dispositivos móveis, Rodrigo Galvão, salientou a importância que cada uma das ferramentas possui individualmente. “Elas contribuem para que as engrenagens do Tribunal funcionem satisfatoriamente e para que a sociedade acompanhe, passo a passo, as despesas públicas; além disso, permitem a interação do cidadão com a Corte, possibilitando a formalização de denúncias, a apresentação de questionamentos, etc.”, completou.

A Auditoria Operacional como instrumento do controle social foi o tema da palestra do auditor de contas públicas, professor e pesquisador da UFPB, Josedilton Alves Diniz. Ele explicou que a AOP tem uma concepção diferenciada da convencional. Enquanto uma enxerga a conformidade dos gastos públicos, a outra vai mais além: “examina o desempenho, com foco nos resultados da gestão pública, ou seja, a qualidade das políticas públicas.

A Auditoria Operacional, no contexto do Diálogo Público, segundo Josedilton Diniz, é parceira da sociedade, a partir do momento em que disponibiliza a sua capacidade técnica para a identificação de demandas, recomendação e orientação aos agentes públicos para boas práticas de gestão. “Como resultado, buscamos políticas públicas que atendam plenamente aos interesses da cidadania”, realçou.

Ascom TCE-PB / Ridismar Moraes

Em 20 de novembro de 2014.

Cinema

O Protetor 2 está em cartaz no Cinemaxxi. Confira os filmes de 16 à 22 de agosto!

Publicados

em

Foto: Divulgação

Confira os filmes em cartaz no CineMaxxi Cidade Luz em Guarabira-PB, de 16  à  22 de agosto de 2018. A novidade desta semana é o filme O Protetor 2.  Os filmes: Mamma Mia! 2, Mega TubarãoHotel Transilvânia 3 continuam em cartaz. Confira a seguir os trailers e horários de exibição.

 

O Protetor 2


Sinopse: Massachusetts, Estados Unidos. Robert McCall (Denzel Washington) agora trabalha como motorista, ajudando pessoas que enfrentam dificuldades decorrentes de injustiças. Quando sua amiga Susan Plummer (Melissa Leo) é morta durante a investigação de um assassinato na Bélgica, ele decide sair do anonimato e encontrar seu antigo parceiro, Dave (Pedro Pascal), no intuito de encontrar pistas sobre o autor do crime.

Classificação: 16 anos (Não recomendado para menores de 16 anos)

Gênero: Ação – Duração: 2 horas

Horários no CineMaxxi Cidade Luz

Quinta, Segunda, Terça, Quarta:
18h15 – 2D Dublado – sala
20h45 – 2D Dublado – sala

Sexta:
18h15 – 2D Dublado – sala
20h45 – 2D Legendado – sala

Sábado, Domingo e Feriados:
15h45 – 2D Dublado – sala
18h15 – 2D Dublado – sala
20h45 – 2D Dublado – sala

 

Mamma Mia! 2


Sinopse: Um ano após a morte de Donna (Meryl Streep), sua filha Sophie (Amanda Seyfried) está prestes a reinaugurar o hotel da mãe, agora totalmente reformado. Para tanto convida seus três “pais”, Harry (Colin Firth), Sam (Pierce Brosnan) e Bill (Stellan Skarsgard) e as eternas amigas da mãe, Rosie (Julie Walters) e Tanya (Christine Baranski), ao mesmo tempo em que precisa lidar com a distância do marido Sky (Dominic Cooper), que está fazendo um curso de hotelaria em Nova York. O reencontro serve para desenterrar memórias sobre a juventude de Donna (Lily James), no final dos anos 70, quando ela resolve se estabelecer na Grécia.

Classificação: 10 anos (Não recomendado para menores de 10 anos)

Gênero: Comédia Musical – Duração: 1 hora e 54 minutos

Horários no CineMaxxi Cidade Luz

Quinta, Sexta, Segunda, Terça, Quarta:
21h00 – 2D Dublado – sala

Sábado, Domingo e Feriados:
21h00 – 2D Dublado – sala

 

Mega Tubarão


Sinopse: Na fossa mais profunda do Oceano Pacífico, a tripulação de um submarino fica presa dentro do local após ser atacada por uma criatura pré-histórica que se achava estar extinta, um tubarão de mais de 20 metros de comprimento, o Megalodon. Para salvá-los, oceanógrafo chinês (Winston Chao) contrata Jonas Taylor (Jason Statham), um mergulhador especializado em resgates em água profundas que já encontrou com a criatura anteriormente.

Classificação: 14 anos (Não recomendado para menores de 14 anos)

Gênero: Suspense, Ação – Duração: 1 hora e 54 minutos

Horários no CineMaxxi Cidade Luz

Quinta, Sexta, Segunda, Terça, Quarta:
18h00 – 3D Dublado – sala
20h30 – 3D Dublado – sala

Sábado, Domingo, Feriados:
15h30 – 3D Dublado – sala
18h00 – 3D Dublado – sala
20h30 – 3D Dublado – sala

 

Hotel Transilvânia 3


Sinopse: Solitário e infeliz, buscando um novo amor na internet, Drácula é surpreendido com um presente da querida filha: férias em um cruzeiro. Inicialmente resistente à ideia, ele acaba engajado no passeio ao se encantar pela comandante, que, no entanto, esconde um segredo nada amigável.

Classificação: Livre (Livre para Todos os Públicos)

Gênero: Animação, Comédia – Duração: 1 hora e 38 minutos

Horários no CineMaxxi Cidade Luz

Quinta, Sexta, Segunda, Terça, Quarta:
16h45 – 3D Dublado – sala
18h50 – 3D Dublado – sala

Sábado, Domingo e Feriados:
16h45 – 3D Dublado – sala
18h50 – 3D Dublado – sala


Para os filmes em 3D, o ingresso custa apenas R$ 24,00. E R$ 20,00 para filmes em 2D. Mas todo mundo paga meia de segunda a quinta-feira, exceto feriados. Aproveite a promoção!

Meia entrada para todos de segunda à quinta no CineMaxxi.

Não é a toa que o CineMaxxi Cidade Luz é o máximo em cinema! Olha que legal! Todo mundo paga meia-entrada de segunda a quinta-feira, exceto feriados! É ou não é uma boa notícia? Reúna toda a família e vá ao CineMaxxi!

Toda semana, de segunda a quinta-feira, todo mundo paga meia!!! E não precisa apresentar nada, nem carteirinha e nem cupom de promoção! Agora no #CineMaxxi a meia-entrada é garantida pra todo mundo!

 


cinemaxxi_cidade_luz_LOGOFique sempre informado:

Siga o CineMaxxi Cidade Luz nas redes sociais:

facebook.com/cinemaxxicidadeluz

instagram.com/cinemaxxicidadeluz

Ou ligue para o CineMaxxi: (83) 3271-1324

Continue lendo

Cidades

Provedor em Guarabira aumenta velocidades nos planos de internet

Publicados

em

Foto: Ilustração

Desde o dia 11 de agosto o provedor de internet Voax em Guarabira, disponibilizou os novos planos de velocidade para seus clientes com fibra ótica na cidade. Conforme informado em sua página no Facebook, os planos começam com 25 megas e vão até 100 megas de velocidade. Segundo informações os clientes dos antigos planos já foram migrados para as novas velocidades. Mais informações no https://www.facebook.com/voaxprovedor ou se preferir ligue: (83) 3271-3636 ou ainda pode acessar o site www.voax.com.br.

No mesmo dia também a Voax lançou o inicio das atividades na cidade de Alagoinha-PB, levando os novos planos de velocidade. Mais informações em Alagoinha ligue: (83) 3278-1305.

Do brejo.com

Continue lendo

Cidades

Guarabira, Araçagi e Pilõezinhos tem fornecimento de água interrompido durante o dia de hoje

Publicados

em

Foto: Ilustração

Comunicado de falta de água

A Cagepa, Gerência Regional do Brejo, comunica aos usuários das cidades de Guarabira, Araçagi e Pilõezinhos, que o abastecimento de água está interrompido nesta quarta-feira (15), em razão de rompimento da adutora de ferro, de 400 milímetros, que abastece os municípios. Equipe de manutenção já está trabalhando para solucionar o problema e a retomada gradativa do abastecimento está prevista para às 18h de hoje.

Guarabira, 15 de agosto de 2018.

Gerência Regional do Brejo

Fonte: Porta Mídia

Continue lendo

Mais Lidas