Conecte-se conosco

Sociedade

Corpo de Bombeiros promoverá curso de mergulho de resgate

Publicados

em

O Curso de Mergulho Autônomo, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), terá mais uma turma formada. A capacitação, que tem início previsto para o dia 9 de março, tem o objetivo de atualizar os militares nas técnicas mais modernas de atividades de buscas, resgate e recuperação de vítimas que estão submersas.  Além dos integrantes dos Bombeiros da Paraíba, haverá a participação de integrantes da Polícia Militar da Paraíba e do Corpo de Bombeiros de outros Estados.

Conforme o supervisor do curso e comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), tenente-coronel Erik Oliveira, a qualificação prevê uma carga horária total de 440 horas, incluindo disciplinas de Mergulho Livre, Mergulho Autônomo Básico, Avançado e de Resgate, Náutica, Salvamento Aquático, Teoria Geral do Mergulho , Primeiros-Socorros, Emergências Aquáticas e Sobrevivência no Mar.

As inscrições já foram encerradas e o processo encontra-se na fase de seleção, com a entrega dos exames essenciais.

Ampliação – Este é o segundo curso realizado pelos Bombeiros da Paraíba na área de mergulho e a expectativa é continuar as qualificações com o intuito de aumentar o efetivo do Departamento de Operações de Mergulho de Resgate (Domar).

O Domar foi criado este mês, através de portaria do comandante-geral da corporação, a fim de substituir a Assessoria de Mergulho Autônomo (Amaut). O novo departamento tem como chefe o tenente-coronel Erik Oliveira, especialista em Mergulho de Resgate.

Finalidade – O Domar tem como objetivo estabelecer mecanismos adequados para favorecer as ações de planejamento, direção, organização, controle e execução das atividades de Mergulho de Busca e Resgate no âmbito do CBMPB. Além disso, o departamento tem a função de incentivar e aprimorar a atividade de Mergulho, por parte das equipes de mergulhadores do Corpo de Bombeiros.

Ascom

Sociedade

Padres da Diocese de Guarabira participarão de retiro anual do clero

Publicados

em

Os padres da Diocese de Guarabira participarão a partir desta segunda-feira, 02 de julho, do retiro espiritual anual do clero, que será realizado no Convento Ipuarana/Lagoa Seca-PB. O pregador do retiro será o bispo Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap (Ordem dos Capuchinhos) – Bispo Diocesano de Jequié – BA.

Todos os padres do clero diocesano devem participar do retiro, além do bispo diocesano, Dom Aldemiro Sena dos Santos,  que também estará presente no encontro que se encerra no dia 06 de julho.

“Esse é um momento muito especial para o nosso clero. Todos os anos realizamos esse retiro, que é parte do processo formativo e de vivência pastoral dos nossos sacerdotes. Teremos a alegria de receber o Pregador do retiro Dom José Ruy Gonçalves Lopes”, destacou padre Kleber Rodrigues que é  cura da Catedral.

Pascom Catedral

Continue lendo

Educação

Colações de Grau das turmas concluintes 2017.2 da UEPB serão realizadas entre os dias 9 e 21 de julho

Publicados

em

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, entre os dias 9 e 21 de julho, as solenidades de Colação de Grau 2017.2 dos cursos de graduação de todos os câmpus da Instituição. A primeira cerimônia será a do Câmpus VI, em Monteiro, no dia 9 de julho, às 18h, no Centro Cultural Alexandre da Silva Brito, localizado na Avenida Parque das Águas, Centro, e terá como paraninfo o Sr. Roberto Brito de Oliveira.

No dia 10 de julho, às 18h, a solenidade será para os graduandos do Câmpus VII e acontecerá no Ginásio de Esportes da UEPB, em Patos, localizado na Rua Alfredo Lustosa Cabral, Bairro Salgadinho, tendo como paraninfa a professora doutora Sibele Thaíse Viana Guimarães Duarte. Já no dia 11 de julho, às 18h, será a vez dos formandos do Câmpus VIII, em Araruna, colarem grau em solenidade na Vila Requinte, localizada na Rua José Targino, 172, Centro. A cerimônia terá como paraninfo o professor doutor João Hugo Baracuy da Cunha Campos.

Em Catolé do Rocha, a solenidade será realizada no próprio Auditório do Câmpus IV, instalado no Sítio Cajueiro, e ocorrerá no dia 12 de julho, às 17h, tendo como paraninfa a professora doutora Mauriene Freitas Silva. Os graduandos do Câmpus V, em João Pessoa, participarão da cerimônia no dia 13 de julho, às 17h, no Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, localizado na Rua Rita Xavier de Oliveira, em Mangabeira, tendo como paraninfa a professora doutora Suerde Miranda de Oliveira Brito.

No Câmpus III, em Guarabira, a celebração ocorrerá no dia 18 de julho, às 18h, no Salão de Festas Maison D’ Mel, tendo como paraninfa a professora doutora Wanilda Lima Vidal de Lacerda. Encerrando o período de colações de grau, os concluintes dos câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca estarão reunidos no dia 21 de julho, às 17h30, no Spazzio, homenageando como paraninfo o professor doutor da UEPB Edvaldo de Oliveira Alves, mais conhecido como professor Mará (In Memoriam).

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3315-3350 (PROGRAD) / (83) 3315-3411 (Cerimonial).

Por: Giuliana Rodrigues/UEPB

 

Continue lendo

Guarabira

Comandante do 4º BPM parabeniza policial recém-promovido

Publicados

em

O comandante do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente-coronel Gilberto, parabenizou o subtenente Emiliano de Melo, que foi promovido a 2º tenente. A promoção foi divulgada no Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (21) e assinada pelo governador Ricardo Coutinho, tendo em vista proposta do comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller.

As luvas de ombro do recém-promovido foram colocadas pelo tenente-coronel Gilberto que, junto com o subcomandante do 4º BPM, tenente-coronel Brandão, desejou ao agora 2º tenente Melo, muitas bênçãos e prosperidade nos passos futuros da sua carreira militar.

Ascom/4ºBPM

 

Continue lendo

Mais Lidas