Conecte-se conosco

Cidades

Em Dona Inês: Seminário aproxima pequenos negócios do setor público

Publicados

em

Cidade de Dona Inês, no Curimataú paraibano, irá sediar quinta etapa do Seminário Regional de Compras Governamentais e conhecer o Movimento Compre do Pequeno Negócio

Proprietários de micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais e agricultores familiares da cidade de Dona Inês e região terão a oportunidade de participar do Seminário Regional de Compras Governamentais nesta terça-feira (29). O evento irá capacitar e orientar os empresários, mas também os gestores públicos para que as Prefeituras adquiram mais produtos e serviços dos pequenos negócios. Dona Inês está localizada no Curimataú paraibano, a 160 km de João Pessoa.

Na abertura do Seminário, a gerente da agência do Sebrae em Araruna, Heloísa Mirelli, irá apresentar o Movimento “Compre do Pequeno Negócio”, lançado nacionalmente pelo Sebrae e que visa estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. “Esta campanha já está nas ruas e temos tido adesão de empresários de diversos municípios paraibanos. Queremos mostrar isso também para os empresários e gestores públicos de Dona Inês”, disse a gerente.

O Seminário será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, no Jardim Primavera, a partir das 8h. O evento é gratuito, mas as inscrições devem ser feitas no Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800 ou no local. “Queremos aproximar os pequenos negócios do setor público, com orientações e capacitações. Por isso, estamos realizando estes eventos em todas as regiões do Estado”, disse o gestor de Políticas Públicas do Sebrae Paraíba, Luciano Holanda. Este ano, o seminário já foi realizado em Sumé, Sousa, Itaporanga e Princesa Isabel. Até o final do ano, acontecerá em Pombal e Guarabira.

De acordo com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o poder público deve realizar licitações exclusivas para as micro e pequenas empresas (aquelas que faturam até R$3,6 milhões por ano), com valores até R$80 mil. As MPE ainda têm prioridade em caso de empate nos pregões presenciais. “Em torno de 99% das empresas da Paraíba são micro e pequenas. Temos que incentivá-las a participarem dessas licitações e mostrar esses benefícios aos gestores públicos. Adquirindo produtos e serviços dos pequenos negócios locais, o poder público faz com que os recursos girem no próprio município”, afirmou Luciano.

Dados de 2012 do Tribunal de Contas do Estado (TCE) mostram que os pequenos negócios são responsáveis por 48% das compras do Estado. Em Dona Inês, este percentual é maior: as micro e pequenas empresas são responsáveis por 65% das compras do município. “Estamos fazendo grandes discussões em torno deste tema, para aumentarmos a participação dos pequenos negócios nas compras públicas”, completou Luciano.

O Seminário é realizado durante todo o dia, em duas partes. Na primeira etapa há palestras sobre compras governamentais como oportunidade de negócios e instrumento de promoção do desenvolvimento local. Posteriormente, as atividades são divididas de acordo com o perfil do participante (empresários, agricultores familiares e gestores públicos).

Serviço

Seminário Regional de Compras Governamentais em Princesa Isabel

Data: 29 de setembro de 2015

Hora: 8h às 15h30

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena (Rua Anésio Ferreira de Lima, nº 250 – Bairro: Jardim Primavera / Dona Inês – PB)

Programação

8h – Credenciamento e café de boas vindas.

8h30 – Abertura institucional

9h – Palestra “Compras Governamentais como oportunidades de negócios e instrumento de promoção do desenvolvimento local”

Palestrante: Francisco Nunes de Almeida – Consultor Sebrae

10h20 – Boas Práticas na implementação da Lei Geral em Salgadinho – PB

Palestrante: Débora Cristiane – Prefeita de Salgadinho

Sala 1: PARA EMPRESÁRIOS

11h – Palestra “Como sua empresa deve se preparar para vender ao poder público”

Palestrante: Eduardo Bezerra – Consultor Sebrae

12h00 – Almoço

13h30 – Palestra “Como vender para o Governo do Estado da Paraíba”

Palestrante: Técnico do Governo do Estado

14h30 – Palestra “Como interpretar editais e se preparar para participar das licitações”

Palestrante: Nielson Correia – Consultor Sebrae

Sala 2: PARA GESTORES PÚBLICOS

11h – Palestra “Elaboração de editais com benefícios para MPE”

Palestrante: Elton Santos – Consultor Sebrae

12h – Almoço

13h30 – Palestra “Incluindo a micro e pequena empresa nas compras públicas”

Palestrante: Felipe Rangel – Consultor Sebrae

14h30 -Palestra “Prêmio Prefeito Empreendedor”

Palestrante: Marta Batista – Consultora Sebrae

Sala 3: PARA AGRICULTURA FAMILIAR

11h – Palestra “Como aproveitar as políticas de compras a partir do PNAE/PAA”

Palestrante: Marta Batista – Consultora Sebrae

12h às 13h30 – Almoço

13h30 – Palestra “Elaboração de proposta para participar da chamada pública”

Palestrante: Danylo Aguiar – Consultor Sebrae

14h30 – Palestra “Normas de segurança para fornecimento de alimentos”

Palestrante: Técnico da Agevisa

ASCOM SEBRAE PB

Cidades

Governo realiza audiência pública sobre criação de Aterro Sanitário em Guarabira

Publicados

em

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), realiza na próxima quarta-feira (19), às 9h, no Teatro Geraldo Alverga, em Guarabira, uma Audiência Pública que apresenta o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) sobre a Licença de Instalação para o Centro de Tratamento e Disposição de Resíduos (Aterro Sanitário de Guarabira) de um consórcio que agrega 25 municípios no Agreste paraibano.

A atividade obedece a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e tem como principal objetivo permitir o avanço no enfrentamento de problemas ambientais, sociais e econômicos em relação ao manejo inadequado do lixo. Para tanto, a Sudema disponibiliza em seu portal www.sudema.pb.gov.br, na aba EIA/RIMA, o Relatório de Impacto Ambiental do futuro Aterro.

O superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, espera que a população participe da audiência. “Para poder esclarecer eventuais dúvidas. Os benefícios são notórios ao ser humano, tanto é que é obrigatório municípios com mais de 50 mil habitantes disponibilizarem aterros sanitários em seus territórios. Além de Guarabira, outros 24 municípios serão beneficiados”, esclarece João Vicente.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), 58,4% dos resíduos são destinados aos aterros sanitários, que possibilita controle de poluição ambiental e proteção da saúde pública. Na cidade de Guarabira, o processo para criação da unidade está na etapa de implantação e tem como finalidade criar um espaço destinado à disposição final do lixo gerado pela população da região.

Fonte: Portal Midia

Continue lendo

Cidades

Está aberto para visitação o Navio-Patrulha da Marinha no porto de Cabedelo

Publicados

em

Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

O Navio-Patrulha (NPa) “Guaíba P-41”, da Marinha do Brasil, está aberto para visitação do público desta quinta-feira (13) até o domingo (16), no Porto de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. O navio atracou na segunda-feira (10) e as visitações acontecem sempre das 14h às 17h30 (horário local).

Com comprimento de 46,5 metros, o “Guaíba” teve seu projeto concebido com o propósito de dotar a Marinha de meios apropriados para a patrulha costeira nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, substituindo gradualmente às Corvetas da classe “Imperial Marinheiro” e os Navios-Patrulha Costeiros da classe “Piratini”.

O “Guaíba P-41” é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem a um rio homônimo que deságua na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul. Foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) e atua desde 1994.

A embarcação tem um raio de ação de 2.200 milhas náuticas a 12 nós (10 dias). É equipado com um canhão Bofors L/70 de 40 mm, duas metralhadoras Oerlikon Mk-10 de 20mm em dois reparos singelos. Além disso, o navio tem também uma lancha de casco semirrígido (RHIB), com capacidade para 10 pessoas, e um bote inflável para seis pessoas, usados para salvamentos e abordagens. Ainda há um guindaste eletro-hidráulico com capacidade para 620 kg.

O “P-41” é subordinado ao 3º Distrito Naval, integrando o Grupamento Naval do Nordeste (GrupNNE), tendo como área de atuação o litoral dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, operando a partir de Natal.

Devido às características e limitações do local e das peculiaridades do navio, como a existência de escadas para acesso aos compartimentos, a Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) e a Capitania dos Portos da Paraíba recomendam que sejam evitadas, na visitação, crianças menores de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.

Fonte: G1 PB

Continue lendo

Cidades

Alunos de projeto social do 4º BPM conquistam vitórias em evento esportivo

Publicados

em

Foto: Divulgação

Cinco alunos do projeto social ‘Lutando pela Paz’, que é desenvolvido em parceria entre o 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e a ONG Anajô, conquistaram excelentes resultados no 5º Open Guarabira de Jiu-Jítsu, que foi realizado no início deste mês e reuniu mais de 300 atletas de vários Estados da região Nordeste.

Marcos Adrian de Lima Silva conquistou o 1°lugar na Categoria Infantil, peso pena, faixa branca e os outros quatro chegaram às finais: Paulo José dos Santos Lopes foi o 2° colocado na Categoria Infantil, peso meio-pesado, faixa amarela; Paulo Sérgio Paulino da Conceição conquistou o 2° lugar na Categoria Infantil, peso leve, faixa branca; Jean Vitor da Silva Gomes terminou em 2° lugar na Categoria Mirim, peso pluma, faixa branca e Alefy Pereira dos Santos conquistou o 2° lugar na Categoria Infantil, peso pluma, faixa branca.

O ‘Lutando pela Paz’ tem como instrutores o sargento Elton e o soldado Weverton e é um dos projetos sociais do 4º BPM, cujo trabalho é realizado com crianças e adolescentes do Bairro do Nordeste, onde funciona uma UPS (Unidades de Polícia Solidária). Além desse, outros projetos desenvolvidos pela Coordenação de Polícia Solidária do 4º BPM são o ‘Nota Solidária’ e o ‘Bola Solidária’.

OPEN GUARABIRA DE JIU-JÍTSU – Na mesma competição, o soldado Diego, que atua na Ciclopatrulha do 4º BPM ficou em primeiro lugar na categoria Absoluto, que reúne atletas de todos os pesos.

Fonte: Portal Midia

Continue lendo
Apoio

Mais Lidas