Governo do Estado e Reitoria da UEPB se reúnem com docentes e fazem pré-acordo para o fim da greve – brejo.com
Conecte-se conosco

Cidades

Governo do Estado e Reitoria da UEPB se reúnem com docentes e fazem pré-acordo para o fim da greve

Publicados

em

Uma reunião do governador do Estado, Ricardo Coutinho, com o reitor da Universidade Estadual da Paraíba, professor Rangel Junior; representantes do comando de greve dos docentes; da Associação de Docentes da UEPB; do Sindicato dos Técnicos Administrativos; do Diretório Central dos Estudantes (DCE); procurador geral de Justiça, Bertrand Asfora; deputados estaduais Anísio Maia, Buba Germano, Estela Bezerra e Ricardo Barbosa; e o secretário de Educação do Estado, Alessio Trindade, nesta sexta-feira (13), em João Pessoa, resultou em um pré-acordo para o fim da greve dos professores da UEPB.

Durante a reunião, o Governo do Estado garantiu investimento específico na parte de infraestrutura, com o início da construção do Câmpus de Monteiro, dentro do orçamento de 2016; doação de terreno para construção definitiva do Câmpus de João Pessoa, no bairro do Cristo; além de melhorias em equipamentos para laboratórios e veículos de transporte para as escolas técnicas de Lagoa Seca e Catolé do Rocha. Nesse sentido, a Reitoria se comprometeu com toda a lista de ações voltadas para infraestrutura, conforme documento já apresentado anteriormente aos professores.

A Reitoria se comprometeu em reajustar o auxílio alimentação conforme o IPCA 2015, a partir de janeiro de 2016, e a implantar o auxílio saúde nos mesmos moldes da proposta dos técnicos administrativos, a partir de janeiro de 2016. Os custos deste auxílio serão divididos entre Reitoria, dentro do Quadro Demonstrativo de Despesas (QDD) previsto, e Governo do Estado, por meio de suplementação ao longo do ano.

Pelo acordo estabelecido, a Associação de Docentes (ADUEPB) deve realizar assembleia da categoria na próxima segunda-feira (16), encaminhando o retorno às atividades. Caso a assembleia não aconteça e os professores permaneçam em greve, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) deverá entrar com ação de ilegalidade com pedido de liminar.

Conforme o governador Ricardo Coutinho, a greve não tem mais nenhum sentido. “É inadmissível. Não se pode ter um órgão público, que presta serviços a população, com mais de 20 mil alunos, parado há quase cinco meses, com as pessoas recebendo. Aí não é mais greve, são férias indefinidas, infinitas. Nenhum trabalhador tem esse direito”, afirmou, acrescentando que desde a quinta-feira (12), o Ministério Público iria ajuizar uma ação de ilegalidade, mas a seu pedido o MPPB participou da reunião para acompanhar o pré-acordo e somente após as definições decidir a respeito. “Com certeza o bom senso vai prevalecer, o pré-acordo acertado vai prevalecer e essa greve será suspensa. É o mínimo que se espera nesse momento. Não há outro caminho para ninguém”, concluiu.

Na avaliação do reitor Rangel Junior, a reunião foi marcada por um debate aberto e franco, com o governador apresentando o que foi possível oferecer dentro das condições do Estado. “Acredito que a greve acabe nos próximos dias. Esta reunião mostrou o compromisso do Governo do Estado, que trouxe para uma mesa de discussões a Assembleia Legislativa, Ministério Público, professores e técnicos da UEPB para dialogar de forma democrática o fim da greve”, ressaltou.

Os técnicos administrativos da UEPB voltaram às atividades no último dia 3 de novembro. A greve dos professores, caso não seja encerrada conforme pré-acordo com o governo estadual, completa cinco meses de sua deflagração no dia 19 de novembro. Devido ao longo período sem atividades, o semestre letivo 2015.2 não tem condições de ser iniciado ainda este ano, uma vez que mesmo após encerrada a greve há a necessidade de 30 dias para concluir o período letivo 2015.1, lançar notas no sistema, organizar matrículas dos veteranos e iniciar as aulas, sendo inviável e inapropriado começar o período letivo 2015.2 faltando apenas uma semana para o recesso de Natal e final de ano. Após o fim da greve, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) será convocado para reunião na qual será deliberado sobre o novo calendário acadêmico.

Por Tatiana Brandão / UEPB

Cidades

Feirão de Empregos em Campina Grande tem inscrições abertas no Sine

Publicados

em

Foto: Ilustração

O Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Campina Grande está com pré-inscrições abertas até o dia 18 de agosto para interessados em participar do Feirão de Empregos que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de agosto, na sede do Sine municipal.

Os interessados devem comparecer ao prédio localizado nas dependências do Museu Vivo, na rua Afonso Campos, 143, das 8h às 12h. Os candidatos devem levar RG, CPF, currículo e comprovante de residência.

De acordo com o coordenador do Sine de Campina Grande, Hércules Lafite, o feirão é uma parceria com o programa Mais Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3310-6277, 3341-1095 ou 3341-1113, e através do e-mail empregos@campinagrande.pb.gov.br.

Fonte: G1 PB

Continue lendo

Cidades

SP Variedades trás novidades para o Dia dos Pais. Confira!

Publicados

em

Fotos: brejo.com

A loja da SP Variedades de Guarabira trás uma infinidade de produtos para presentear seu papai no Dia dos Pais. Visite a loja localizada na Avenida D. Pedro II no Centro de Guarabira e confira. São uma infinidade de opções de presentes como: bicicletas, porta-retratos, toalhas, rádios, xícaras, perfumes, copos, cuecas, bolsas e cestas de presentes.

Confira outros endereços da SP Variedades:

Guarabira-PB: Av. Dom Pedro, II, 351, Centro – Fones: (83) 3271-1212 / 99111-4549;
Sapé-PB: Av. Comendador Renato Ribeiro Coutinho, 1285, Centro – Fone: (83) 3283-3952;
Esperança-PB: Rua Manoel Rodrigues de Oliveira, 98, Centro, fone: (83) 99628-3010
Alagoa Grande – PB:Centro. (83) 3273-1715.

Do brejo.com

Continue lendo

Cidades

Em Guarabira é inaugurada área de lazer no bairro João Cassimiro

Publicados

em

Foto: Divulgação

Foi inaugurado no sábado (28/07), a partir das 20h00, uma praça, uma academia de saúde ao ar livre e um parque infantil, no bairro João Cassimiro.

Esta nova área de lazer configura a concretização de um desejo antigo da população, agora atendido pela gestão municipal. A praça recebeu o nome de Antônio Camilo, ex-secretário de Infraestrutura de Guarabira nos anos de 2001 e 2002.

Com uma estrutura moderna, a praça também conta com uma galeria permanente de obras de arte Naif, pintadas pelos artistas Elias dos Santos, Adriano Dias, José Guilherme e José Wellington.

Fonte: Prefeitura de Guarabira

Continue lendo

Mais Lidas