Conecte-se conosco

Policial

Paraíba reduz crimes contra a vida no São João 2023 e não registra ocorrências graves em locais de festa

Publicados

em

O feriado junino de 2023, que foi do dia 23 ao dia 25 de junho, obteve redução de 61% de homicídios, em relação ao mesmo período do ano passado (5 e 13 casos, respectivamente). Também não foi registrado nenhum crime grave contra a vida em locais de festa em todo o território paraibano (foto acima ilustrativa). A informação da Secretaria da Segurança e da Defesa Social tem como base relatórios gerados a partir de dados dos órgãos operativos da pasta – Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, durante a Operação São João 2023. Também participam da ação o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Sistema Penal.

Este ano, as forças de segurança trabalharam em mais de 400 eventos até agora, em pelo menos 120 municípios do Estado. Para isso, todo o efetivo foi empregado em escalas e toda uma estrutura de tecnologia usada com a instalação de câmeras de monitoramento nos locais de maior público, como João Pessoa, Campina Grande, Bananeiras, Patos, entre outras cidades. As imagens captadas por mais de mil câmeras na Paraíba foram geradas para os Centros Integrados de Comando e Controle da Sesds e contribuíram para prevenção de crimes, prisões em flagrante e captura de foragidos da Justiça. Até o fim de junho e início de julho, policiais e bombeiros devem trabalhar ainda em 100 eventos.

Anúncio


Comandante-geral da PM, coronel Sérgio Fonseca, acompanhou pessoalmente o policiamento em diversos locais de festa no Estado. (Foto: EM/5)

O Grupamento Tático Aéreo (GTA) também esteve presente nos maiores festejos, dando apoio ao patrulhamento realizado pelas equipes em terra. Além disso, ainda realizou atendimentos aeromédicos durante o período, com traslados de pacientes principalmente da zona rural para hospitais da capital.

“Essa é a maior operação que as Forças de Segurança executam de maneira ininterrupta e estamos em grandes eventos com muita tranquilidade. Todo nosso efetivo está sendo empregado, estamos utilizando os nossos recursos tecnológicos, os Centros Integrados de Comando e Controle, helicópteros, mais de mil câmeras instaladas em todo o estado, garantindo uma resposta mais rápida das forças de segurança”, frisou o secretário de estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes.

CICC em Campina Grande (Foto: EM/5)

Maior São João do Mundo – Somente em Campina Grande, onde acontece o Maior São João do Mundo, foram instaladas câmeras de reconhecimento facial, câmeras fixas no Parque do Povo. Graças ao monitoramento, várias prisões foram realizadas durante o período, como as de pessoas responsáveis por furtos, roubos e tráfico, além daquelas com mandados de prisão em aberto. A média de público está sendo de 33 mil pessoas por noite, sendo que em três noites a lotação foi máxima (57 mil).

Policiamento também foi intensificado nas cidades de Bananeiras, Patos e outras. (Foto: EM/5)

Simulado com múltiplas vítimas – De forma preventiva, a Segurança Pública da Paraíba realizou, antes do início de junho, um simulado de incidente de múltiplas vítimas, em Campina Grande. O procedimento fez parte do Plano Operacional para o São João 2023 com resgate encenado no Parque do Povo, incluindo combate a incêndio, busca e salvamento, contenção de pânico, inclusive com atuação do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, que conduziu as ‘vítimas’ para o Hospital de Trauma de Campina Grande.

Texto: Secom; fotos: Comunicação Social da PMPB (EM/5)

Rate this post
Anúncio


Policial

Suspeitos de assalto a oficial da Marinha morrem após colisão entre carro e caminhão

Publicados

em

Foto: Guarda Civil do Conde / Reprodução

Dois suspeitos de roubar o carro de um oficial da Marinha, no início da tarde desta quinta-feira (18), morreram em uma colisão entre o veiculo roubado e um caminhão, cidade do Conde, na Grande João Pessoa. De acordo com a Guarda Civil do município, os envolvidos trocaram tiros com a vítima do assalto e, durante a fuga, bateram de frente com um caminhão.

De acordo com informações da TV Cabo Branco, quatro homens em duas motocicletas assaltaram o militar da reserva e trocaram tiros com ele. Dois suspeitos conseguiram fugir no carro roubado, em direção à Jacumã, e os outros dois fugiram nas motos.

Anúncio


Durante a fuga, os suspeitos bateram na traseira de outro carro e o capô do veículo roubado subiu, dificultando a visão deles. Os dois homens perderam o controle e bateram de frente com o caminhão. Os outros dois suspeitos, que estavam nas motos, conseguiram fugir.

O militar da reserva da Marinha é um homem de 52 anos, que deu entrada no Hospital de Trauma de João Pessoa, após sofrer um ferimento por arma de fogo no tórax. Ainda de acordo com a unidade hospitalar, está em observação da cirurgia geral, neurocirurgia e cirurgia torácia, sendo o quadro clínico estável.

O Corpo de Bombeiros confirmou a morte dos dois homens dentro do veículo roubado. Os corpos ficaram presos às ferragens do carro.

Os bombeiros também afirmaram que o motorista do caminhão estava bem e foi conduzido para a delegacia para prestar depoimento.

G1 PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Polícia prende pai, filhos e genro investigados por vários roubos na região de Areia

Publicados

em

Foto: Ascom/PMPB

Quatro integrantes de uma mesma família cometendo roubos na região de Areia. Essa é a linha de investigação da Polícia Civil que resultou no cumprimento de mandados de prisão e de busca domiciliar na residência dos alvos. A Operação Rapace foi deflagrada na quinta-feira, 11 de abril, por equipes do Grupo Tático Especial (GTE), da Delegacia Municipal de Areia e Delegacia Municipal de Esperança.

A organização criminosa reunida em um núcleo familiar é composta pelo pai, dois filhos e um genro. Eles são apontados como responsáveis por vários roubos e invasões de residências na região de Areia. Crimes de homicídio e tráfico de drogas também recaem sobre o grupo.

Anúncio


De acordo com os relatos apurados pela Polícia Civil, os criminosos costumam agir com muita violência contra as vítimas, enquanto elas estão em poder do grupo. Há indícios de que eles cometeram cinco ações violentas no período entre fevereiro e abril deste ano.

Durante as buscas, os policiais apreenderam uma espingarda calibre 12, munições, balanças de precisão e pinos utilizados no comércio de drogas. Todo o material será periciado no Instituto de Polícia Científica (IPC).

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Ladrão pratica roubo em loja, mas acaba preso pela polícia militar em Guarabira

Publicados

em

A polícia militar efetuou a prisão de um homem pelo crime de assalto no final da tarde desta segunda-feira (15), em um estabelecimento comercial, no município de Guarabira (PB).

De acordo com o comandante do 4º BPM, Tenente-coronel Sinval Silva, o preso identificado como Josenildo da Silva Santos, “vulgo Soró”, teria entrado na loja e roubado um aparelho celular e uma quantia em dinheiro da vítima.

Anúncio


O ladrão, que tem longa ficha criminal como assaltante e usuário de drogas, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil onde foi autuado pelo crime de assalto. Os objetos roubados foram devolvidos à vítima.

Do Fonte PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas